Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

FESTA DA VITÓRIA RÉGIA AGITA PRAÇA DE CASA FORTE
14:00 Sábado, 6 de Novembro de 2010

Exposição, gastronomia, parque de diversões e shows são as atrações do evento

A  primeira noite da 32ª edição da Festa da Vitória Régia, realizada com apoio da Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (05), na Praça de Casa Forte, na Zona Norte, reuniu milhares de pessoas em torno de uma variada programação. Até domingo (07), o evento, que reunirá exposição, gastronomia, parque de diversões e shows, contará com serviços oferecidos pela gestão municipal.
 
No palco, o público contou com apresentação da peça Baile do Menino Deus, com crianças da Creche Beneficente Menino Jesus, Pastoril com crianças da Paróquia, e shows Banda Sinfônica do CEMO, Gafieira Soul, Benil, Orquestra Metais Banda Show, Túnel do Tempo. A expectativa de público para este ano é de 60 mil pessoas, aproximadamente.
 
Maria Pompéia, moradora de Casa Forte,não escondeu o entusiasmo ao falar da festa. “Sou catequista da paróquia e todos os anos participo do evento. Adoro as atrações, principalmente o pastoril”, comentou. E o público não se resumiu aos pernambucanos. O funcionário público Marcelo Chaves, de João Pessoa é um freqüentador assíduo da Festa da Vitória Régia. “Nos últimos dez anos tenho vindo sempre. Acho muito bacana a programação”, disse.
 
Toda a renda arrecadada na Festa da Vitória Régia será revertida para a creche beneficente Menino Jesus e para a Casa da Criança Marcela Asfora, entidades mantidas pela paróquia de Casa Forte que atendem a 320 crianças de 0 a 14 anos. 
 
confira a programação, aqui 

SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PCR DURANTE O EVENTO:
 
Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) iniciou, nesta quarta-feira (03), as interdições na área da Praça de Casa Forte para a montagem da estrutura da Festa da Vitória Régia. Até o próximo domingo, as vias que dão acesso à área da Praça estarão fechadas para a circulação de veículos. Entre as ruas que irão receber o monitoramento dos agentes da Companhia estão a Visconde de Ouro Preto, Casa Forte, Edson Álvares, Jerônimo de Albuquerque, Jacó Velosino e Dona Enunciada de Morais.
 
Os carros dos moradores da área terão acesso mediante a apresentação de uma identificação disponibilizada pela organização da festa, que distribuirá cerca de 800 adesivos de livre trânsito. Cerca de 20 agentes de trânsito estarão atuando no monitoramento, fluidez do tráfego e segurança dos pedestres. O órgão orienta que os condutores evitem transitar a área, utilizando como rota alternativa a Estrada das Ubaias e Estrada do Encanamento.
 
Dircon - A Diretoria de Controle Urbano – Dircon atuará durante a realização da Festa da Vitória Régia, em Casa Forte, com uma equipe de 61 pessoas. Elas se revezarão em dois turnos: na sexta (05) e sábado (06), das 13h às 20h e das 20h até o término da festa; no domingo (07), das 9h às 16h e das 16h às 24h. Os fiscais da Dircon cuidarão do controle do comércio informal, fiscalizando a publicidade, e licenciando os equipamentos e o uso do solo.
 
Saúde - A Secretaria de Saúde do Recife também montou uma estratégia específica para a Festa da Vitória-Régia. Durante os três dias do evento, 12 inspetores da Vigilância Sanitária farão fiscalizações junto ao comércio formal e informal de comidas e bebidas. As abordagens se estenderão aos estabelecimentos que ficam no entorno da Praça de Casa Forte. Os técnicos também estarão disponíveis para receber denúncias por parte da população e orientar o público e vendedores sobre boas práticas alimentares.
 
O trabalho da Secretaria no local, no entanto, é anterior à realização do evento. Antes mesmo da montagem das estruturas, equipes do Programa de Saúde Ambiental estiveram na praça para orientar os responsáveis pelos imóveis sobre formas de prevenção à dengue e à proliferação de roedores e como fazer o acondicionamento correto de resíduos sólidos.
 
Limpeza Urbana – Para garantir maior conforto e infraestrutura ao evento, a Prefeitura do Recife promoverá um esquema especial de limpeza ao longo dos três dias de comemorações. Serão reforçadas coleta e varrição nas ruas e avenidas no entorno da festa. O trabalho receberá um investimento de R$ 24 mil e deve recolher cerca de 24 toneladas de lixo.
 
Para a operação, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) mobilizará 35 servidores, um caminhão-pipa e dois caminhões compactadores. A programação de serviços já foi iniciada desde a segunda quinzena de outubro com a realização de pintura de meio-fio e capinação de várias ruas e avenidas do bairro de Casa Forte, onde haverá maior concentração do público da Festa da Vitória Régia.
 
A partir da sexta-feira (05), haverá um reforço nos serviços de coleta e varrição em vias como as estradas das Ubaias e do Encanamento, a Avenida 17 de Agosto, Rua de Casa Forte, entre outras. O trabalho de limpeza acontecerá antes e durante o evento, e ao término das apresentações culturais, um grande mutirão será realizado para remover o lixo e lavar as ruas do entorno do palco da festa.

Matérias Relacionadas
- Milton Coelho anuncia datas de pagamento dos servidores para o final do ano
- 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência são abertos oficialmente
- Missão italiana do Projeto 100 Cidades discute o trabalho das mulheres
- Crianças da Comunidade do Pilar fazem abertura do Zeppelin
- Prefeitura do Recife apoia Passeio Ciclístico contra a fome
- Escola de Gestão divulga novas turmas de novembro
- Décima parcela do IPTU Recife vence dia 10
- Prefeitura realiza mais uma capacitação para equipe social da Codecir
- PROGRAMAÇÃO
- Prefeito em exercício visita Dom Fernando Saburido
- PCR apoia 4ª Caminhada dos Terreiros
- Teatro e missas marcam o Dia de Finados no Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Prefeito em exercício do Recife vota na Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recife
- Prefeito em exercício Milton Coelho vota no bairro da Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura do Recife intensifica limpeza nas zonas eleitorais
- Concerto para a Vida leva música aos cemitérios do Recife


Enviar    Imprimir