Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

II SEMINÁRIO REGIONAL O DIREITO DE APRENDER ACONTECE NO CENTRO PAULO FREIRE
00:00 Terça-feira, 9 de Novembro de 2010

Evento expõe trabalhos para a educação pública de qualidade no semiárido de AL, PB e PE

Por Marcos da Silva

Nesta terça-feira (9), e quarta-feira (10), das 8h30 às 16h30, profissionais e convidados discutem, no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, propostas e avanços para a educação no semiárido dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Os debates fazem parte do II Seminário Regional O Direito de Aprender, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (em inglês, United Nations Childrens Fund, popularmente conhecido por Unicef), que na ocasião apresenta os resultados alcançados nos três anos de atividades do programa Educação de Qualidade, voltado para três mil crianças que estudam em 115 escolas regionais. Um relatório do trabalho compõe o livro Educação de Qualidade: Experiências que contribuem para o direito de aprender em Pernambuco, Paraíba e Alagoas - lançado ao final da tarde desta terça-feira, durante o evento.

É muito importante que o Recife receba este seminário para discutir a implementação de políticas públicas para a educação, incluindo o direito de aprender com o apoio da família e da sociedade”, avaliou, na abertura do evento, o secretário de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Cláudio Duarte.

O tema O Direito de Aprender é uma prioridade para o Unicef. Este direito está garantido na Constituição Brasileira e em documentos internacionais. Direcionamos nossas atenções para o acesso à escola e a conclusão do aprendizado no tempo certo. Temos que conviver com muitos desafios. Entre eles, o local onde a criança mora; a sua idade; a cor da pele; a condição pessoal da criança, como ter deficiência ou não, e aliar a formação integral com a participação de todos”, acrescentou a representante do Unicef no Brasil, Marie Pierre Poirier.

Segundo dados do Unicef, 13 milhões de crianças e adolescentes vivem no semiárido brasileiro. A meta da instituição é identificar aspectos que contribuam para melhorar a qualidade da educação regional, garantindo o direito de aprender. A discussão pretende tornar visível a atuação da Unicef nas localidades mais pobres dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

É positivo. Muitos municípios estão aderindo ao programa do Unicef. No meu estado são 100 municípios. Através deste estudo foi criado, há quatro anos, um grupo de trabalho que coordena o comitê permanente de educação no semiárido. Neste período, o transporte escolar; a cultura, voltada para ações na comunidade; a estrutura das escolas; a reciclagem dos professores; a merenda e o material escolar tiveram melhorias significativas. As denúncias de trabalho infantil, inclusive doméstico - onde o Piauí é campeão -, e o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes também cresceram”, descreve a conselheira estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Piauí, Maria da Cruz Oliveira Sousa.

Ações – Na abertura do II Seminário Regional O Direito de Aprender, nesta terça (9), os temas debatidos foram: o Direito de Aprender; a Situação da Implementação da Política da Educação Básica no Semiárido e Como Mobilizar as Escolas. Também foi aberta a exposição Educação de Qualidade para a Convivência com o Seminário. Nesta quarta (10) serão abordados: as Experiências Educativas no Semiárido; a Educação de Qualidade na Paraíba e Alagoas; a Educação de Qualidade em Pernambuco; os Sucessos e Desafios para uma Educação de Qualidade no Semiárido Brasileiro.

Serviço:
II Seminário Regional O Direito de Aprender
Quarta (10), das 8h30 às 16h30
Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire
Rua Real da Torre, 299
Madalena – Recife – PE
Telefone: (81) 3355-5831

Matérias Relacionadas
- Mães do Bolsa Escola Municipal prestigiam peça teatral
- Centro Paulo Freire apresenta novos eventos
- Bolsa Escola leva pais e mães de alunos para o Santa Isabel
- Alunos da Escola Municipal Renato Accioly participam do Dia da Criança Cidadã
- Encontro de professores trabalha as relações étnico-raciais e o mundo do trabalho
- Aluna da rede municipal do Recife é semifinalista na 2ª Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa
- Secretaria de Educação realiza Encontro para professores do ensino profissionalizante
- Educativo Mamam realiza oficina sobre Livro-objeto
- Pais beneficiários do Programa Bolsa Escola recebem certificado do Escola para Pais
- Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários
- Programa Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Última semana de atualização de cadastro junto ao Bolsa Família
- Educadores do ProJovem recebem certificado de especialização
- Educadores do Projovem Urbano do Recife recebem certificados de especialização
- Professores apresentam experiências na área de ensino à distância no RS
- Famílias de Beneficiários do Bolsa Escola participam de aula-passeio no Capibaribe
- Invenção de Poesia e homenagem ao Dia do Professor
- Escola Octávio de Meira Lins leva o tri da Gincana de Coleta Seletiva
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor


Enviar    Imprimir