Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MÃES DO BOLSA ESCOLA MUNICIPAL PRESTIGIAM PEÇA TEATRAL
00:00 Terça-feira, 9 de Novembro de 2010

Por Danielle Spinelli

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, realizou, na tarde desta terça-feira (9), no Teatro de Santa Isabel, mais um evento cultural destinado a mães ou reponsáveis por alunos beneficiários do Programa Bolsa Escola.

Cerca de 400 beneficiários das 14 escolas convidadas conferiram o espetáculo A Quase Morte de Zé Malandro, que conta a história do preguiçoso Zé Malandro. O dinheiro que ele arrumava era jogando baralho. Certo dia, a sorte bateu em sua porta em forma de uma velha senhora viajante que tinha poderes mágicos. Zé Malandro a acolheu e deu-lhe comida. A senhora, num gesto de gratidão, revelou que tinha poderes mágicos e que Zé Malandro poderia pedir o que ele quisesse, mas ele só pediu coisas inúteis.

Antes do começo do espetáculo, Tereza Sato, diretora da DASE, lembrou às mães a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos. Ela questionou sobre o comportamento em sala de aula, se eles realizam as tarefas escolares e se frequentam as aulas. “Uma mãe que participa da vida escolar dos filhos, torna o rendimento deles muito maior”, ressaltou Tereza.

“Quando eu passava de ônibus pela frente do Teatro de Santa Isabel, nem sabia que era um teatro. Sempre pensava comigo: “Que casarão bonito, deve ser lindo por dentro. Nunca assisti a uma peça de teatro em toda minha vida. Estou doida pra que abram essa cortina logo. Só vi essas coisas pela televisão”, conta Antônia da Silva, dona de casa, mãe de Edvânia da Silva, de 13 anos; Gilvânia da Silva, de 14 anos; e Gilvan da Silva, de 11 anos; todos os três beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal e estudantes da escola Antônio de Brito, no Bairro da Mustardinha.

O objetivo do evento é a inclusão sociocultural das mães dos beneficiários, através da democratização dos espaços públicos, valorizando-os enquanto cidadãos. “Adoro esse evento porque a gente relaxa mesmo; é uma distração sem tamanho. Adoro as peças, sempre venho”, ressalta Elizabete Maria, dona de casa, mãe de Weslleyn Rubens, de 11 anos; e de Welliton Rubens, de 7 anos, também beneficiários do Programa, estudantes da escola Balbina Menelau, do Bairro de Jardim São Paulo.

SAIBA MAIS – O Bolsa Escola Municipal é um programa de inclusão social e transferência de renda, direcionando às famílias recifenses com renda per capita de até 1/3 de salário mínimo. Seu objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida como forma de garantir a permanência em sala de aula de estudantes, entre seis e 15 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.

A proporção é de meio salário mínimo de referência para um filho vinculado à rede municipal, e um salário mínimo integral para quem tem duas ou mais crianças matriculadas. O beneficio é repassado por 12 meses, podendo ser renovado se os critérios de aprovação forem mantidos.

Matérias Relacionadas
- II Seminário Regional O Direito de Aprender acontece no Centro Paulo Freire
- Centro Paulo Freire apresenta novos eventos
- Bolsa Escola leva pais e mães de alunos para o Santa Isabel
- Alunos da Escola Municipal Renato Accioly participam do Dia da Criança Cidadã
- Encontro de professores trabalha as relações étnico-raciais e o mundo do trabalho
- Aluna da rede municipal do Recife é semifinalista na 2ª Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa
- Secretaria de Educação realiza Encontro para professores do ensino profissionalizante
- Educativo Mamam realiza oficina sobre Livro-objeto
- Pais beneficiários do Programa Bolsa Escola recebem certificado do Escola para Pais
- Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários
- Programa Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Última semana de atualização de cadastro junto ao Bolsa Família
- Educadores do ProJovem recebem certificado de especialização
- Educadores do Projovem Urbano do Recife recebem certificados de especialização
- Professores apresentam experiências na área de ensino à distância no RS
- Famílias de Beneficiários do Bolsa Escola participam de aula-passeio no Capibaribe
- Invenção de Poesia e homenagem ao Dia do Professor
- Escola Octávio de Meira Lins leva o tri da Gincana de Coleta Seletiva
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor


Enviar    Imprimir