Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Fundação de Cultura

OFICINAS DO PROGRAMA MULTICULTURAL ENCERRAM ATIVIDADES EM 2010
19:53 Terça-feira, 28 de Dezembro de 2010

Dez Oficinas vão apresentar produtos às comunidades até o final da semana

Na última semana do ano, estão se encerrando atividades de dez Oficinas Básicas de Arte, Cultura e Comunicação promovidas pelo Programa Multicultural, da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife. Esta é a segunda rodada de Oficinas com temas ligados às linguagens da cultura escolhidos em Diálogos nas Comunidades em todas as microrregiões. As atividades planejadas para o orçamento de 2010 continuam até março de 2011.

Preparando-se para iniciar o planejamento do ano em que o Programa comemora seu décimo aniversário, a coordenadora do Multicultural, Luciana Veras, comemora: Com os encerramentos das oficinas, fechamos um ano muito produtivo para o Multicultural. Em consonância com as diretrizes de descentralização, democratização do acesso e convite à participação popular, o Programa esteve em toda a Cidade, propiciando oportunidades de formação, abrindo janelas para geração de emprego e renda. Todos nós que fazemos a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife estamos muito felizes com esses resultados.

Resultados: 

O encerramento da oficina de Grafite na microrregião 1.1 aconteceu ontem (27) à tarde em grande estilo, com a pintura do imenso muro do Centro de Juventude de Santo Amaro, na Avenida Norte. As imagens ali gravadas transmitem mensagens sobre a importância da leitura e do esporte, exaltando também a justiça, a paz e a liberdade. O educador Antonio Marcos do Nascimento, que assina seus grafites como Caju, orientou os alunos na escolha dos temas e nos projetos de pintura previamente desenhados.

Já na oficina de Serigrafia, camisetas e outras peças de vestuário e acessórios estão sendo preparadas para o encerramento que acontece amanhã (29) no COSMAP, em Areias (microrregião 5.2). Para a educadora Luciana de Lima Machado, que já participou de outras atividades no Programa, o aumento da carga horária da oficina de 42 para 60 horas/aulas foi bom. Eu estava bem adaptada aos 14 dias de aula, mas sentia falta de tempo para fazer alguns testes com os alunos. Dessa vez, eu pude fazer vários depois das aulas teóricas. Assim, os resultados são bem melhores, conta.

O aumento da quantidade de horas/aulas destinadas à formação nas Oficinas foi uma das mudanças implementadas pelo Multicultural em 2010. Segundo Sérgio Cruz, coordenador pedagógico do Programa, O Multicultural está passando por um processo de reformulação, tanto da qualidade do serviço oferecido à sociedade, como dos formatos das atividades. A ampliação da carga horária das Oficinas resultou da frequente escuta das comunidades e tem resultados visíveis na qualidade dos produtos. Com mais tempo para a prática, os alunos saem melhor preparados. Outro avanço alcançado neste ano foi a Chamada Pública para Educadores, que qualificou nosso banco de dados, considera.

Ao longo do ano, 28 comunidades receberam Oficinas Básicas de Arte, Cultura e Comunicação, com turmas para no mínimo 20 alunos. Outras oito Oficinas estão programadas para acontecer em janeiro de 2011.

Matérias Relacionadas
- PCR traz grandes atrações para Reveillon do Recife
- Orquestra Contemporânea de Olinda encerra programação natalina da Rua da Moeda
- Última Terça Negra de 2010 tem coco de roda e afoxé
- Rua da Moeda é palco de som universal e sem preconceitos
- Ecletismo foi a marca registrada dos shows natalinos na Rua da Moeda
- Música e teatro animam Sítio da Trindade
- Segunda noite no Polo da Moeda reúne público numa noite de estilos
- Mais uma noite natalina de diversidade no Nascedouro de Peixinhos
- Muita música e dança no Polo Comunitário do Barro
- Natal: momento de solidariedade real
- Animação e cultura nordestina no bairro do Torreão
- Conde fez público cantar e dançar no Nascedouro de Peixinhos em noite natalina
- Sítio Trindade oferece uma fusão de ritmos nordestinos
- Shows animam a Rua da Moeda em véspera de Natal 
- Segundo dia do Baile do Menino Deus lota Marco Zero
- Polo Torre reúne famílias para celebrar o nascimento do filho de Deus
- Noite natalina animada ao som de muito hip hop no Pátio de São Pedro
- Arte e poesia encantam noite de Natal no Nascedouro de Peixinhos
- Mistura de ritmos e estilos marcam o Natal da Solidariedade no Nascedouro de Peixinhos
- Pastoril e bandinha natalina abrem Natal no Nascedouro de Peixinhos


Enviar    Imprimir