Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MÚSICA E TEATRO ANIMAM SÍTIO DA TRINDADE
12:06 Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2010

O palco foi espaço para estreantes e artistas já conhecidos do público

Por Mauro Rossiter

A Prefeitura do Recife promoveu, neste domingo (26), mais uma série de espetáculos com acesso gratuito para o público da cidade, no Polo Sítio da Trindade, Bairro de Casa Amarela. A programação eclética e diversificada agradou a crianças, jovens e adultos. Os shows fazem parte do Ciclo Natalino, que teve início no último dia 12 e vai até 06 de janeiro.

Com o objetivo de dar mais segurança ao evento, a Guarda Municipal destacou um efetivo de 15 guardas para o local. “Três deles fazem parte da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e irão ajudar no tráfego local”, afirmou o subinspetor Sebastião Serafim, responsável pelo efetivo fixo do Sítio da Trindade.

As atrações do dia começaram com a apresentação da peça infantil “História de Pingos e Chuva” da Companhia Ânima de Teatro. Estreando na programação natalina da Prefeitura, os atores encantaram as crianças com a história de um pingo.

Em seguida, foi apresentado o resultado da oficina de teatro que aconteceu no Sítio da Trindade de 26 de setembro a 3 de dezembro e abordou o tema Movimento de Cultura Popular (MCP). A oficina formou 25 jovens que apresentaram ao público a peça “MCP, o sonho não acabou”, fazendo uma trajetória do Movimento desde a época da ditadura.

O Coro Oficial da 1ª Igreja Batista da Vila do Ipsep, composto por 50 coristas e também estreando no Ciclo Natalino, foi a terceira atração do dia e apresentou a cantata “O Verbo”. A regente, Suzany França, afirmou que, apesar de o Coro ter mais de 50 anos de existência, essa foi uma experiência diferente para eles. “Para nós é uma experiência maravilhosa por sermos um coro de leigos participando de um evento como esse e podendo enviar uma mensagem positiva para o povo”, completa.

O tradicional Pastoril Campinas Alegres, da UR-02, Ibura, com 40 anos de estrada, se apresentou com 25 pessoas compondo os cordões vermelho e azul, além das personagens de mestra, contra-mestra e Diana. Três músicos completam o pastoril, executando as populares melodias e canções conhecidas pelo grande público. A dona de casa Severina Maria, que estava no evento, disse ter preferência pelo pastoril. “Estou aqui desde a primeira apresentação, mas vim mesmo por causa do pastoril”, completa.

A penúltima atração deste domingo ficou por conta do Maracatu Várzea do Capibaribe. Fundado em 1999, o grupo realiza oficinas gratuitas na Praça da Várzea, sempre aos sábados, e busca resgatar a história do bairro, a começar pela divulgação do nome real do local (Várzea do Capibaribe). Dezesseis integrantes do maracatu subiram ao palco e apresentaram músicas conhecidas como “Vermelho”, que ficou famosa na voz de Fafá de Belém, e “Marim dos Caetés”, de Alceu Valença, além de composições próprias, a exemplo de “Batuque na Várzea”, e encerrou o show com “Abissal sou eu”.

Fechando a programação, Gerlane Lops subiu ao palco acompanhada por cinco músicos para apresentar um repertório repleto de sambas. Com 14 anos de estrada, ela mostrou que já tem intimidade com o público local e falou também sobre a experiência de participar do evento. “Já faço há 9 anos o Natal no Recife. Assim como o Carnaval, o Ciclo Natalino dá oportunidade de o artista mostrar o trabalho. Durantes todos esses anos nos quais me apresentei, a maioria dos meus shows foi aqui no Sítio da Trindade. Por isso, tenho um carinho especial por esse lugar”, explicou.

O show começou com a música “Anunciação”, de Alceu Valença. Em seguida, ela tocou o samba “Mesma Rosa Amarela”, composto por Capiba, e continuou agradando aos fãs com sua música de qualidade, como o músico Cris Galvão, que disse já ter, inclusive, dividido o palco com Gerlane Lops. “A apresentação dela está ótima. É muito bom ter samba de raiz na programação, que já é bem eclética”, afirmou.

/

Matérias Relacionadas
- PCR traz grandes atrações para Reveillon do Recife
- Orquestra Contemporânea de Olinda encerra programação natalina da Rua da Moeda
- Última Terça Negra de 2010 tem coco de roda e afoxé
- Rua da Moeda é palco de som universal e sem preconceitos
- Ecletismo foi a marca registrada dos shows natalinos na Rua da Moeda
- Segunda noite no Polo da Moeda reúne público numa noite de estilos
- Mais uma noite natalina de diversidade no Nascedouro de Peixinhos
- Muita música e dança no Polo Comunitário do Barro
- Natal: momento de solidariedade real
- Animação e cultura nordestina no bairro do Torreão
- Conde fez público cantar e dançar no Nascedouro de Peixinhos em noite natalina
- Sítio Trindade oferece uma fusão de ritmos nordestinos
- Shows animam a Rua da Moeda em véspera de Natal 
- Segundo dia do Baile do Menino Deus lota Marco Zero
- Polo Torre reúne famílias para celebrar o nascimento do filho de Deus
- Noite natalina animada ao som de muito hip hop no Pátio de São Pedro
- Arte e poesia encantam noite de Natal no Nascedouro de Peixinhos
- Mistura de ritmos e estilos marcam o Natal da Solidariedade no Nascedouro de Peixinhos
- Pastoril e bandinha natalina abrem Natal no Nascedouro de Peixinhos
- Marco Zero vira palco para o Baile do Menino Deus


Enviar    Imprimir