Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

AO SOM DO FREVO SÃO ELEITOS REI E RAINHA DO 10º BAILE MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
00:48 Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

O evento, que aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (18), na Praça do Arsenal, foi promovido pela Prefeitura do Recife

Por Kellen Lima

Frevo no pé, fervendo! Foi assim, mostrando uma das expressões mais ricas do carnaval pernambucano que 22 pessoas da melhor idade participaram do concurso que elegeu o Rei e Rainha do 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa. O evento, que aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (18), na Praça do Arsenal, foi promovido pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Assistência Social; Direitos Humanos e Segurança Cidadã; Saúde e Educação, Esporte e Lazer.

“Quando realizamos um concurso com este, tão maravilhoso, não estamos promovendo uma competição. Estamos fazendo pedagogia, proporcionando lazer, em um espaço voltado somente para a alegria dessas pessoas”, afirmou Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social do Recife. Na ocasião, a gestora lembrou que o concurso foi ideia do prefeito João da Costa. “O intuito foi de que eles (os idosos) se organizassem para participar dos eventos festivos, de momentos de lazer, afinal o nosso trabalho vai além da luta pelos direitos da pessoa idosa e suas violações”, enfatizou Queiroz.

Enquanto a Orquestra Lourdinha Nóbrega animava a platéia, homens e mulheres, entre 60 e 92 anos de idade, aqueciam-se nos bastidores.  Marcaram os passos, retocaram as maquiagens, colocaram os adereços, tudo em nome da folia de Momo, como o fez Eliete Vascelos Souza, 62 anos. “Vim aqui mostrar que tenho frevo no sangue e alegria de sobra para o carnaval inteiro”, disse, trajando uma rica fantasia de cigana.

Para a comissão julgadora, o clima carnavalesco também estava no ar. Entre eles estavam Ademir Araújo; Osman Godoy; Cecília Meira; Isaltino Caetano e uma das homenageadas do Carnaval Multicultural do Recife 2011, Tereza da Costa Rêgo. “Estou encantada. Vai ser difícil eleger o casal, mas vai ser também muito bacana, afinal eu também sou uma pessoa da terceira idade”, afirmou Tereza.

Na passarela - O desfile dos candidatos, entre eles 18 mulheres e 4 homens, levou ao palco da Praça do Arsenal muita irreverência e vitalidade. O frevo, entoado pela Orquestra Adelmo Apolônio, conduziu passistas, ciganos, espanhola, havaiano, belas mascaradas e colombinas. A torcida organizada também esteve presente e atuou fortemente com cartazes, banners e apitos. “Está tudo muito lindo. Eu só tenho 30 anos e não tenho a energia de nenhum deles. É fantástico”, disse a comerciária Janete Marques, que passava pelo local, a caminho de casa, quando parou para prestigiar o concurso.

E foi ao som do Bloco Eu Quero Mais que foram anunciados os nomes dos grandes vencedores. Maria Nedileuza dos Santos (Grupo de Idosos Amigos para Sempre), 68 anos e o José Portela de França Filho (Grupo Gami), 67 anos, foram os coroados do dia. “Agora sou o mandachuva do Carnaval. E quero que seja um reinado de muita alegria, paz e saúde”, disparou o Rei José. Já a Rainha Maria Nedileuza ao demonstrar seu contentamento, prometeu: “Vou mostrar muito frevo no pé, muita alegria, porque é isso que eu quero e gosto de fazer”.

Prêmio - Pela primeira vez, os vencedores do concurso receberão uma premiação no valor de R$ 3.000,00 cada, além de ter participação garantida no 47º Baile Municipal do Recife, que acontece no próximo dia 26. Uma das grandes atribuições do Rei e Rainha é a representação dos idosos no Carnaval Multicultural do Recife 2011.

A décima edição do Baile Municipal da Pessoa Idosa acontece no dia 01 de março, às 14h, no Chevrolet Hall.
Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa recebe o ministro Aloizio Mercadante
- João da Costa preside mesa da comissão julgadora do 63º Bal Masqué
- Secretária visita Casa de Passagem ao lado de embaixadora norte-americana
- João da Costa prestigia aniversário de Cláudio Duarte
- João da Costa recebe Aloizio Mercadante
- PCR retira equipamentos no percurso do desfile do Galo da Madrugada
- Prefeitura apresenta ao MPPE os serviços oferecidos no enfrentamento à violência contra a mulher
- Recife será uma das principais capitais contempladas com o PAC Mobilidade
- Motoristas da PCR doam mais uma cadeira de rodas
- Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana aos vereadores do Recife
- Prefeito e Governador vistoriam obras do OP em Nova Descoberta
- Vigilância Sanitária capacita empreendedores de alimentos e bebidas
- Artesãos cadastrados no Prodarte participam de oficina de artigos carnavalescos
- Secretaria da Mulher presta contas ao Ministério Público de Pernambuco
- Empreendedores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife vão participar de encontro
- João da Costa e Eduardo Campos visitam obras em Nova Descoberta
- Artesãos ligados ao Prodarte participam de oficina de produção de artigos carnavalescos
- Plenária discute a 5ª Conferência da Mulher
- João da Costa participa de reunião de enfrentamento à dengue
- Prefeitura e Estado discutem o atendimento às mulheres vítimas de violência


Enviar    Imprimir