Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO E GOVERNADOR DISCUTEM AÇÕES QUE IRÃO MELHORAR AINDA MAIS O RECIFE
22:25 Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

41 itens estiveram na pauta das discussões e envolveram questões de saneamento, mobilidade urbana, saúde e qualificação profissional

O prefeito João da Costa e o governador Eduardo Campos reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (23), juntamente com o secretariado estadual e municipal, para discutir projetos e ações que estão sendo realizados em parceria. Ao todo, 41 itens estiveram na pauta das discussões e envolveram questões de saneamento, mobilidade urbana, saúde, entre outros assuntos. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).
 
“Discutimos uma série de temas que já estão em execução e outros que são projetos e estão sendo trabalhados. Um conjunto de pontos com incidência sobre a qualidade de vida na cidade, e que tem uma participação da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. Discutimos como avançar nisso e como estruturar melhor estas parcerias, para que tanto o Estado quanto a Prefeitura possam prestar bons serviço à população”, afirmou o prefeito João da Costa. 
 
Um dos assuntos prioritários foi o PAC da mobilidade Urbana, programa composto por 47 projetos que irão melhorar a infraestrutura aeroportuária, de transporte e de hotelaria nas 12 cidades que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, dentre elas, Recife. “O Governo Federal está lançando o PAC da Mobilidade Urbana, e o Estado, através do Consórcio Metropolitano, é quem coordena o processo de transporte coletivo. A Prefeitura tem algumas obras que acha importante para cidade e que vai auxiliar também no transporte. Então, a gente precisa discutir isso junto com o governo estadual, para compatibilizar os projetos e apresentarmos em Brasília”, explicou João da Costa.
 
A capital pernambucana está inserida no Grupo MOB 1 do PAC da mobilidade urbana, que é formado pelas capitais de Regiões Metropolitanas com mais de três milhões de habitantes (39% da população), por isso pode receber da União até R$ 2,4 bilhões para investimentos em obras de mobilidade.
 
Um grupo de trabalho envolvendo as duas partes também foi formado para poder avançar as questões que envolvem a requalificação do Centro da Cidade, com o foco principal no Bairro do Recife, que recebe as ações do Plano de Revitalização de áreas Portuárias (Revap). O objetivo é acompanhar o desenvolvimento das ações do plano Recife!Nosso Centro.
 
O Recife!Nosso Centro, que está sendo desenvolvido de forma associada com o Governo do Estado e a iniciativa privada, reúne uma série de obras de melhoria na infraestrutura no centro expandido - grande parte já em andamento. Também intensifica atividades de suporte, como a retirada de publicidade irregular, ordenamento do comércio informal, manutenção e limpeza de vias e de mercados públicos, requalificação de logradouros, arborização, sinalização de ruas, fiscalização ambiental e sanitária, além do controle da poluição sonora.
 
“O estado tem procurado sempre trabalhar articulado com os municípios, em particular com a nossa capital. Foram 41 itens, que nós visitamos um a um, e que dialogam na questão do saneamento, de abastecimento d´água, com a questão da mobilidade da cidade, dos terminais de integração - começamos um inclusive no dia de hoje. O próprio trabalho de resgate do Centro do Recife, das obras que estamos fazendo no Porto do Recife, muito importantes para a cidade”,
afirmou o governador Eduardo Campos.
 
Ainda na área de requalificação urbanística e inclusão social, os serviços que estão sendo realizados na comunidade do Pilar também foram assunto do encontro. A melhora da integração entra a Compesa e a Prefeitura do Recife na prestação dos serviços públicos para população foi uma das definições.

Matérias Relacionadas
- João da Costa e Renildo Calheiros assinam portaria que libera circulação de táxis
- Prefeito assina Memorando de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com a ONU
- Câmara presta homenagem aos 118 anos da Guarda Municipal
- PCR assegura acesso ao PSF a 60% da sua população
- Prefeitura do Recife capacita merendeiras das escolas municipais
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Guarda Municipal comemora 118 anos com homenagem na Câmara
- João da Costa assiste à Missa em Ação de Graças
- João da Costa assina Ordem de Serviço para construção de mais um polo da Academia da Cidade
- Prefeito entrega obras do OP no bairro de Campo Grande
- Prefeitura apresenta os resultados de programa de correção de fluxo escolar
- Prefeito entrega praça e fecha acordo de adoção com Colégio Apoio
- Bloco Nem Com Uma Flor será homenageado na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos de fundação
- PCR e Instituto Ayrton Senna apresentam os resultados do Programa de Correção de Fluxo Escolar 2010 e lançam metas
- Prefeito participa de missa em Ação de Graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife lança grife do Carnaval nesta terça (22)
- Prefeito participa da inauguração do espaço verde adotado pelo Colégio Apoio
- Codecir remove famílias de áreas de risco
- Defesa Civil e Dircon recebem reforço no seu quadro de funcionários


Enviar    Imprimir