Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA APRESENTA OS RESULTADOS DE PROGRAMA DE CORREÇÃO DE FLUXO ESCOLAR
19:47 Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011

O resultado alcançado pela capital pernambucana através dos projetos Se Liga e Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna foi um dos mais altos do Brasil

Por Vanessa Beltrão

A Prefeitura do Recife em parceria com o Instituto Ayrton Senna apresentaram, nesta terça-feira (22), os resultados do programa de correção de fluxo escolar, que engloba os projetos Se Liga e Acelera Brasil, e também divulgaram as metas para 2011 dos dois projetos. Participaram do evento no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, o prefeito do Recife, João da Costa, os secretários de Educação municipal, Cláudio Duarte, estadual, Anderson Gomes, e a presidente do Instituto, Viviane Senna.

Os projetos conseguiram atender a 1.229 estudantes do Recife que estavam com distorção idade/série no ano de 2010. Dos alunos que participaram do Projeto Se Liga, 93,7% foram alfabetizados. Já 97,9% dos participantes do Acelera Brasil conseguiram avançar nas séries e desenvolver as competências para a leitura e a produção de textos. “Hoje é um dia de muita alegria. É bom quando a gente apresenta o resultado que abre perspectiva na vida das pessoas. A educação de qualidade é fundamental para que as crianças tenham um futuro melhor”, afirmou o prefeito João da Costa.

Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Educação, Cláudio Duarte. “Fizemos um balanço do trabalho que nós fizemos ano passado. Concluímos 2010 com resultados tão bons, atendemos a 1.229 estudantes com distorção idade/série, envolvemos 40 escolas e 61 turmas”, completou.

O resultado alcançado pela capital pernambucana, por meio dos projetos Se Liga e Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna, foi um dos mais altos do Brasil. “Um super sucesso. Quase 100% dos estudantes tiveram a oportunidade de ler e escrever, recuperar 3, 4 anos em um ano. Nós atendemos a mais de 2 milhões de crianças no País e o índice no Recife foi um dos mais altos”, comenta a presidente do Instituto, Viviane Senna.

A parceria que deu certo foi renovada para 2011 e a iniciativa também será ampliada. Para este ano, as metas são ajudar 2.624 alunos em mais de 120 escolas da Rede Municipal de Ensino. Para isso, 84 turmas do projeto Se liga serão formadas e 51 do Acelera.

Essa realidade começou a ser mudada a partir da constatação do Censo de 2009 que apontou 11.549 estudantes do Ensino Fundamental, que corresponde aos anos iniciais, fora da faixa idade/séries na capital pernambucana. A partir disso, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife realizou, em novembro do mesmo ano, uma parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Ayrton Senna, que envolveu dois projetos da instituição: Se Liga, dirigido para alunos não alfabetizados, e Acelera Brasil, para os já alfabetizados, mas que ainda necessitam de reforço na aprendizagem.

Uma das muitas beneficiadas pela iniciativa foi a estudante Raquel Nascimento que participou do Projeto Acelera e conseguiu avançar dois anos em apenas um, ficando na série correspondente a sua idade. “Foi uma experiência que passei muito boa. Tive muitas atividades e passei a querer estudar e aprender”, diz.

Segundo o secretário de Educação do Estado, Anderson Gomes, a importância desse programa é otimizar os recursos e melhorar de forma integrada a educação nas escolas, pois muitos alunos que começam nas séries iniciais nas unidades de ensino municipais, já alcançam as estaduais mais preparados.

Durante o evento, estudantes da Escola Municipal Antônio Farias Filho que participaram do Acelera Brasil cantaram músicas e também houve apresentação de maracatu.

Programa – Para o Programa de Correção de Fluxo Escolar, turmas são formadas com um mínimo de 15 e um máximo de 25 estudantes em fevereiro de 2010. Os alunos recebem material didático específico, que inclui jogos pedagógicos e livros. Cada turma é acompanhada por um professor efetivo da rede municipal e um estagiário de apoio. A gestão geral do Programa de Correção de Fluxo Escolar é realizada por uma coordenadora municipal, supervisores, professores e estagiários de apoio. Avaliações periódicas também são realizadas com os participantes.

Acelera Brasil – O Acelera Brasil é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna para correção de fluxo do Ensino Fundamental. Ele combate a repetência que gera a distorção entre a idade e a série que o aluno frequenta e, também, o abandono escolar. Criado em 1997, o objetivo é fazer com que o estudante, em um ano, alcance o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que possa avançar em sua escolaridade. A iniciativa é adotada em 955 municípios do Brasil.

Se Liga – O Se Liga do Instituto Ayrton Senna ajuda a corrigir o fluxo escolar do Ensino Fundamental, combatendo o analfabetismo nas primeiras séries e contribuindo para a diminuição da evasão. Criado em 1999, alfabetiza crianças que repetem porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. O Se Liga está presente em 890 municípios do Brasil.

Matérias Relacionadas
- João da Costa assina Ordem de Serviço para construção de mais um polo da Academia da Cidade
- Prefeito entrega obras do OP no bairro de Campo Grande
- Prefeito entrega praça e fecha acordo de adoção com Colégio Apoio
- Bloco Nem Com Uma Flor será homenageado na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos de fundação
- PCR e Instituto Ayrton Senna apresentam os resultados do Programa de Correção de Fluxo Escolar 2010 e lançam metas
- Prefeito participa de missa em Ação de Graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife lança grife do Carnaval nesta terça (22)
- Prefeito participa da inauguração do espaço verde adotado pelo Colégio Apoio
- Codecir remove famílias de áreas de risco
- Defesa Civil e Dircon recebem reforço no seu quadro de funcionários
- Prefeito João da Costa prestigia Bal Masqué
- Prefeitura retira barracas do percurso do Galo da Madrugada
- Prefeito João da Costa participa do Baile dos Artistas
- Ao som do frevo são eleitos Rei e Rainha do 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Prefeito João da Costa recebe o ministro Aloizio Mercadante
- João da Costa preside mesa da comissão julgadora do 63º Bal Masqué
- Secretária visita Casa de Passagem ao lado de embaixadora norte-americana
- João da Costa prestigia aniversário de Cláudio Duarte
- João da Costa recebe Aloizio Mercadante
- PCR retira equipamentos no percurso do desfile do Galo da Madrugada


Enviar    Imprimir