Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR ASSEGURA ACESSO AO PSF A 60% DA SUA POPULAÇÃO
20:11 Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2011

Marco será anunciado pelo prefeito João da Costa durante inauguração do mais novo PSF da capital pernambucana
 
Por Larissa Correia
 
A Prefeitura do Recife comemora uma marca histórica: o Município passa a contar com 250 equipes de Saúde da Família, oferecendo uma cobertura direta a 60% da população da capital pernambucana. O número será atingido nesta quinta-feira (24), às 9h, quando o prefeito João da Costa entregar aos cidadãos a USF Dr Luiz Wilson. O 118o posto da rede municipal de Saúde fica na Rua Chã de Alegria, s/n, Bomba do Hemetério, Zona Norte da Cidade. Em seguida, ele visita as obras da Policlínica da Água Fria, que ocupará o espaço onde funcionou a antiga feira livre do bairro.
 
“O total de equipes é muito representativo para o fortalecimento da estratégia na capital pernambucana. Mostra o empenho da atual gestão em cumprir os princípios do Sistema Único de Saúde, pautado na universalidade, na resolutividade e na equidade do atendimento, que deve ser humanizado e articulado entre diversas políticas”, afirmou Gustavo Couto, secretário municipal de Saúde. “O Saúde da Família tira o foco da medicina assistencialista, pautada somente na cura da doença, e investe em prevenção e promoção à saúde, oferecendo uma atenção integral a cada indivíduo”, acrescentou.
 
Em 2000, a população do Recife contava com apenas 27 equipes de PSF, beneficiando a somente 90 mil pessoas – aproximadamente 6% dos moradores da capital. Cada grupo vinculado ao programa é formado por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. “No entanto, nunca foi nossa intenção apenas ampliar o programa, de forma não-criteriosa. Era preciso crescer de forma estratégica, aumentando a resolutividade, contando com a participação popular e, principalmente, investindo em qualificação permanente para os profissionais e os próprios serviços”, ressaltou.
 
Dentro da proposta de melhoramento constante da atenção básica, a gestão empreendeu novidades que a tornaram referência nacional e internacional no desenvolvimento de experiências públicas exitosas, como os programas de Saúde Ambiental e Academia da Cidade. A Prefeitura também investiu na implementação de iniciativas como o Nasf – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que amplia as ações da atenção básica com a ampliação do atendimento multiprofissional; Napi – Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, também de atuação intersetorial, só que com ênfase nas práticas complementares e integrativas, a exemplo de yoga, massoterapia e Tai Chi Chuan; e SAD – Serviço de Atendimento Domiciliar, que disponibiliza cuidados às pessoas com doenças crônicas que não podem se deslocar até uma unidade de saúde.
 
Mudança – A antiga Unidade Tradicional foi transformada no PSF Dr Luiz Wilson. Aproximadamente 16 mil pessoas deverão ser contempladas com os serviços oferecidos no local. A requalificação exigiu um investimento aproximado de R$ 640 mil, entre recursos federais e municipais. Como parte das melhorias realizadas estão a recuperação das partes hidráulica e elétrica, pintura geral e reparo dos consultórios de odontologia, cobertura e revestimento.
 
Após as intervenções, a unidade passa a ser totalmente climatizada e informatizada, disponibilizando ainda de um auditório para a realização de capacitações e atividades afins. A nova estrutura inclui farmácia, copa, almoxarifado, escovódromo para atividades de saúde bucal, expurgo, nove consultórios e nove salas (curativos, nebulização, vacinas, reuniões, esterilização, acolhimento, tele-conferências, diretoria e secretaria).
 
No posto, atuarão quatro equipes do Programa Saúde da Família (cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde) e duas de Saúde Bucal (totalizando dois odontólogos e dois auxiliares de consultório dentário). A unidade ainda tem um ponto de apoio do Programa de Saúde Ambiental. O espaço foi planejado para receber também usuários com deficiência física, incluindo portas largas e barras de suporte no banheiro.
 
Novidade - A construção da Policlínica de Água Fria beneficiará a mais de 120 mil pessoas que moram na Zona Norte da capital pernambucana. Sua construção recebeu recursos superiores a R$ 1,76 milhão por parte da Prefeitura do Recife.
 
A unidade terá 1,5 mil metros quadrados de área e oferecerá assistência especializada em cardiologia, clínica geral, colposcopia, dermatologia, endocrinologia, farmácia, geriatria, ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria e psiquiatria. No local, a população também terá acesso a atendimento em nutrição, fitoterapia, fonoaudiologia e enfermagem, bem como espaço para acolhimento e educação em saúde, além de salas de nebulização, vacinação, coleta de sangue e citologia oncótica, copa e expurgo, entre outros.
 
Após a inauguração, a rede municipal passará a contar com 12 unidades do tipo, sendo quatro com pronto-atendimento 24 horas. Os demais centros médicos especializados da Secretaria Municipal de Saúde possuem exclusivamente assistência ambulatorial.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife capacita merendeiras das escolas municipais
- Vencedores do Pré-Amp serão conhecidos amanhã (24)
- PCR paga salário de fevereiro nesta sexta-feira
- Guarda Municipal comemora 118 anos com homenagem na Câmara
- João da Costa assiste à Missa em Ação de Graças
- João da Costa assina Ordem de Serviço para construção de mais um polo da Academia da Cidade
- Prefeito entrega obras do OP no bairro de Campo Grande
- Prefeitura apresenta os resultados de programa de correção de fluxo escolar
- Prefeito entrega praça e fecha acordo de adoção com Colégio Apoio
- Bloco Nem Com Uma Flor será homenageado na Câmara dos Vereadores pelos 10 anos de fundação
- PCR e Instituto Ayrton Senna apresentam os resultados do Programa de Correção de Fluxo Escolar 2010 e lançam metas
- Prefeito participa de missa em Ação de Graças por sua recuperação
- Prefeitura do Recife lança grife do Carnaval nesta terça (22)
- Prefeito participa da inauguração do espaço verde adotado pelo Colégio Apoio
- Codecir remove famílias de áreas de risco
- Defesa Civil e Dircon recebem reforço no seu quadro de funcionários
- Prefeito João da Costa prestigia Bal Masqué
- Prefeitura retira barracas do percurso do Galo da Madrugada
- Prefeito João da Costa participa do Baile dos Artistas
- Ao som do frevo são eleitos Rei e Rainha do 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa


Enviar    Imprimir