Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

GALERIA JANETE COSTA LANÇA CATÁLOGO DE ABELARDO DA HORA
00:00 Quarta-feira, 8 de Junho de 2011

O artista estará presente e autografará os exemplares

A Galeria Janete Costa, equipamento cultural da Prefeitura do Recife localizado no Parque Dona Lindu, realiza nesta quinta-feira (09), às 19h, o lançamento do catálogo da exposição “Amor e Solidariedade – 60 anos de arte de Abelardo da Hora”. O artista estará presente e autografará os exemplares, que terão distribuição gratuita durante o evento.

A exposição Amor e Solidariedade reúne 160 obras, entre esculturas, gravuras e desenhos produzidos por Abelardo da Hora, rememorando a trajetória do artista que marcou a história da arte moderna no Brasil. Com curadoria do crítico de arte e diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Renato Magalhães Gouvêa, a mostra apresenta diversas fases do artista, com obras que exploram temas sociais, as curvas do corpo feminino, as brincadeiras de rua de crianças e manifestações da cultura popular.

Antes de chegar ao Recife, a mostra passou por Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa, sendo um grande sucesso de público e de crítica. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de junho na Galeria Janete Costa, com entrada gratuita. A Galeria funciona de terça a sexta, das 14h às 20h (para público em geral) e das 10h às 20h (para escolas, com agendamento prévio). Nos sábados e domingos, a visitação acontece das 10h às 20h, para público em geral.

Com dois meses de aberta, a Galeria Janete Costa já recebeu mais de 20 mil visitantes. Somente no mês de maio, o novo espaço recebeu a visita de grupos de 15 escolas, entre públicas e privadas. Muitos turistas do interior pernambucano, de outros estados e países também visitam a exposição cotidianamente.

SERVIÇO
Lançamento do catálogo da exposição “Amor e Solidariedade – 60 anos de arte de Abelardo da Hora”
Quinta (09 de junho), a partir das 19h
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lind
Acesso pela Av. Boa Viagem, Av. Visconde de Jequitinhonha e Rua Setúbal.
Telefone: 3355-9823

OUTRAS INFORMAÇÕES - Galeria Janete Costa

ESTRUTURA – A Galeria Janete Costa tem uma área total 1.491,50m², dividida em dois espaços – sala principal no térreo (952,10 m²) e mezanino (529,40 m²) com um elevador. O pavilhão de exposições tem estrutura monumental com escala de pé direito duplo, que possibilita a realização de duas exposições simultâneas. O espaço, todo branco, tem uma escada em formato elicoidal que funciona como uma escultura, característica dos projetos de Oscar Niemeyer.

Janete Costa (1932-2008) - Foi arquiteta, designer e pesquisadora de arte popular, conhecendo profundamente História da Arte. Suas raízes nordestinas criaram nela um senso do prático, do social, do utilitário, levando-a uma consciência perfeita de ordem crítica em relação aos materiais e objetos que pesquisava e empregava nos projetos de sua autoria. Janete foi curadora de vários trabalhos, tendo executado atividades nos Estados Unidos, como a “Expo Amazon”- World Trade Center, Nova York em 1996; e “No Porto de Pernambuco, a Porta para Nova York”, na Geleria do Yeshiva University Museum – Centro de História Judaíca, no ano de 2004.

Também foi curadora de duas exposições na França “Arte Brasileira”, junho de 2005 e a Exposição “Arte Popular Brasileira – 7 Estados”, julho de 2005, no Espaço Brasil – Carreau Du Temple. Em Portugal, no ano de 1999, na cidade do Porto, foi curadora da Exposição do Joaquim Tenreiro. No Brasil, entre tantos trabalhos, destaca-se a exposição “Que Chita Bacana” realizada pelo SESC/SP em 2005 e SESC/Campinas em 2006; e também a exposição “Artesanato como Caminho” realização FIESP/SP.

Matérias Relacionadas
- Parque Dona Lindu sedia o evento “Candle Light Memorial”
- Silvério Pessoa empolga plateia no lançamento do CD "No Grau"
- Palco do Dona Lindu com funcionalidade para shows ao ar livre estreia com sucesso
- Parque Dona Lindu terá programação esportiva
- Presidente Lula e João Paulo entregam parque Dona Lindu ao Recife
- Obra do Parque Dona Lindu será retomada neste sábado
- PARQUE DONA LINDU
- O Parque de Dona Lindu e a cultura de ser pequeno
- Presidente do STJ libera obras do Parque Dona Lindu
- Prefeitura reinicia obras do Parque Dona Lindu
- João Paulo anuncia início das obras do Parque Dona Lindu
- Recife pode perder parque Dona Lindu
- Justiça libera obras do Parque Dona Lindu
- Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir