Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

SEIS ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DO LANÇAMENTO DO PROJETO EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
20:00 Terça-feira, 13 de Setembro de 2011

O kit que será trabalhado nas unidades de ensino conta com duas cartilhas para os alunos e uma para o professor, todas abordando o tema de forma lúdica

Nesta terça-feira (13), os gestores de seis escolas da rede de ensino do Recife participaram do lançamento do Projeto Educação Nutricional. A ação, que é um projeto piloto da SP Alimentação, em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer tem como objetivo incentivar a prática da alimentação saudável nas crianças, formando os professores para que apliquem, em sala de aula, com metodologia pedagógica, o conceito de alimentação saudável. O evento aconteceu no auditório do Empresarial Tomas Edson, na Ilha do Leite.
 
Na apresentação, a superintendente operacional da SP Alimentação, Vanesca Pereira mostrou os detalhes da metodologia que será utilizada. “O método prevê avaliação nutricional e do hábito alimentar dos estudantes. Também utilizaremos o vídeo a Turma da Merenda, onde os personagens falam sobre alimentação saudável”, explicou. Para abordar o tema na escola os professores também participaram de uma formação com as nutricionistas da SP Alimentação e da Secretaria de Educação, que acompanharão as atividades até a conclusão do projeto em dezembro deste ano. O kit que será trabalhado nas unidades de ensino conta com duas cartilhas para os alunos e uma para o professor, todas abordando o tema de forma lúdica.  O material direcionado aos docentes trás atividades e dinâmicas que poderão ser trabalhadas com os estudantes. Já a cartilha dos alunos tem jogos e brincadeiras que ensinam como manter hábitos saudáveis de alimentação.  A diretora de Alimentação da Secretaria de Educação, Terezinha Pimentel falou da responsabilidade com a merenda oferecida às crianças e aos adolescentes. “Como gestores, além de garantirmos uma refeição de qualidade para os jovens nas escolas, precisamos criar nos estudantes e nos pais uma cultura de hábitos saudáveis de alimentação. Este projeto vem para somar-se às práticas e ações já adotadas pela Secretaria”, elogiou.

A dirigente da Escola Rosemar de Macedo, Anady Carvalho aprova a metodologia apresentada. “Considero válida a iniciativa, tendo em vista que os alunos conseguem reproduzir o que aprendem na escola em casa. Acredito que conseguiremos sensibilizar também os pais e a comunidade para a importância de bons hábitos alimentares”, disse. O projeto será realizado nas escolas municipais Rosemar de Macedo, Cecília Meireles, Antônio Tiburcio, Deus é Amor, Serviço Social Belém e Antônio Luiz e na Creche Vila Imperial, com estudantes da  educação Infantil, do Ensino Fundamental, até turmas do Projovem e Educação de Jovens e Adultos e finalizado, em dezembro, com uma reavaliação nutricional e dos hábitos alimentares para avaliação do impacto das atividades das crianças.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife amplia bônus dos profissionais da Educação para Bienal
- Secretarias de Educação e Saúde realizam mais um mutirão oftalmológico
- Prefeitura do Recife oferece 3,5 mil vagas em cursos profissionalizantes
- Escolas Municipais participam do lançamento do Projeto Educação Nutricional
- Prefeitura do Recife amplia atividades de lazer e esportes para escolas
- Educação realiza mais dois módulos do “Qualiescola II”
- Prefeitura do Recife realiza oitavo Mutirão Oftalmológico do “Olhar Recife II”
- Oito escolas da Rede participam do Desfile Cívico- Militar do Recife
- Educação: tema encerra as Plenárias Temáticas do Ciclo 2011 do Orçamento Participativo do Recife
- Prefeitura dá sequência à entrega de modens a educadores da Rede
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Secretaria de Educação discute fortalecimento da aprendizagem
- Plenária da 8ª Comude decide continuar o debate
- Escolas municipais do Recife participam de Semana da Pessoa com Deficiência
- Ivone Caetano dá posse ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar
- Prefeitura encerra a 8ª Conferência Municipal de Educação
- Seel encerra programação da Rede dedicada à Semana da Pessoa com Deficiência
- Programa Bolsa Escola leva 250 alunos da Rede Municipal de Ensino ao Teatro de Santa Isabel
- Crianças aprendem bons hábitos alimentares na escola
- Alunos da Rede Municipal trocam experiências com pessoas com deficiência


Enviar    Imprimir