Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PREFEITURA DO RECIFE AMPLIA PROGRAMA DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
00:00 Terça-feira, 1 de Novembro de 2011

Três novas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) serão anunciadas nesta terça (01) e irão atuar nos bairros da Zona Norte da Cidade

Por Tádzio Estevam

Com o objetivo de melhorar cada vez mais o atendimento de saúde pública para a população, a Prefeitura do Recife amplia as ações que compreendem o programa de Atenção Básica no Município. A partir desta terça-feira (01), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) recebe o acréscimo de três novas equipes.

As novas equipes atuarão no Distrito II, que compreende os bairros do Arruda, Campina do Barreto, Campo Grande, Encruzilhada, Hipódromo, Peixinhos, Ponto de Parada, Rosarinho, Torreão, Água Fria, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Cajueiro, Fundão, Porto da Madeira, Beberibe, Dois unidos e Linha do Tiro. Esses profissionais trabalharão em conjunto com a equipe de Saúde da Família, reforçando o cuidado com os usuários da rede municipal e fazendo os encaminhamentos para os serviços especializados.

As ações previstas são atendimentos compartilhados, discussões de casos, construção de projetos terapêuticos e visitas domiciliares. O trabalho do grupo também será identificar naquela área as necessidades dos pacientes, auxiliando com a assistência integral à saúde, por meio de um atendimento humanizado.

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) são compostos por equipes de multiprofissionais, como Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Terapeuta Ocupacional. Entre os objetivos do NASF estão: diminuir o encaminhamento dos pacientes para outros serviços e as filas de espera; aumentar a eficiência do PSF; colaborar na qualificação da equipe de Saúde da Família, por meio da educação permanente; prevenir agravos; promover a saúde e ampliar os recursos terapêuticos na Atenção Básica.

Com o aumento do número de equipes do programa Saúde da Família de 27 (2000) para 251 (2011), a necessidade da qualificação do PSF torna-se imprescindível. Por isso, a PCR reafirma o propósito de aumentar ainda mais a eficiência da Atenção Básica na rede municipal. O programa foi criado no primeiro semestre de 2010 com duas equipes implantadas no Distrito Sanitário I. Em seguida, foram inseridas mais quatro equipes no Distrito Sanitário III, cinco no Distrito VI, três no Distrito IV e agora mais três no Distrito II, totalizando 17 equipes. Até o final do ano serão implantadas mais três no Distrito V, uma vez que a meta da Secretaria é chegar a 20 equipes até o final do ano, cobrindo 100% das equipes de Saúde da Família do Município.

Matérias Relacionadas
- População da Zona Norte conta com mais um serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Recife
- Prefeitura forma 361 educadores em saúde
- USF João Rodrigues comemorou o Dia das Crianças
- Prefeitura realiza formatura de educadores em saúde do Distrito Sanitário III
- Distrito Sanitário VI comemora mês das crianças na USF do Pina
- PCR comemora Dia da Saúde da Mulher no Curado
- USF de San Martin realiza evento em comemoração à semana da saúde bucal
- Dia Nacional do Cirurgião-Dentista é comemorado no Parque Treze de Maio
- PCR comemora o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista com mobilização no Parque 13 de Maio
- USF Djair Brindeiro recebe Ação Cívico-Social do Hospital da Aeronáutica
- Secretaria de Saúde e Hospital da Aeronáutica oferecem atendimento especial aos moradores da Zona Sul
- Fórum discute saúde mental no Recife nesta quarta-feira (19)
- Armadilhas contra a dengue são instaladas pela Prefeitura do Recife no campus da UFPE
- Prefeitura instala 900 armadilhas contra a dengue no campus da UFPE
- Redutores de Danos estarão presentes durante a Virada Multicultural do Recife
- Dia Mundial da Alimentação é comemorado no Mercado da Encruzilhada
- Prefeitura comemora o Dia Mundial da Alimentação
- Recife terá sua rede de saúde informatizada
- Recife informatiza a rede municipal de saúde
- Saúde engajada no combate à hanseníase no Dia das Crianças


Enviar    Imprimir