Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

RECÉM-NASCIDOS DO RECIFE AGORA CONTAM COM MAIS UM SERVIÇO DE SAÚDE
00:00 Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011

A partir desta sexta (11), a Rede Municipal de Saúde oferecerá, gratuitamente, o teste da orelhinha

Por Tádzio Estevam

Prevenir perdas auditivas nas primeiras horas de vida para garantir o desenvolvimento da fala e da linguagem. Este é o principal objetivo do teste da orelhinha, mais novo serviço implantado nesta sexta-feira (11) pela Secretaria de Saúde do Recife para atender aos recém-nascidos das três maternidades do Município. A ação foi comemorada nesta manhã, na maternidade Professor Bandeira Filho, localizada no bairro de Afogados, e contou com representantes da secretaria, como o assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa, diretores e gerentes dos seis distritos sanitários da Cidade.

A partir desta sexta (11), todo e qualquer recém-nascido nas maternidades Bandeira Filho (Afogados), Arnaldo Marques (Ibura) e Barros Lima (Casa Amarela), fará, em até 48 horas após o nascimento, o exame chamado de Triagem Auditiva Neonatal (teste da orelhinha). Por meio dele será possível identificar nas primeiras horas de vida do bebê algum tipo de perda auditiva congênita e/ou adquirida no período neonatal. Segundo Tiago Feitosa, a iniciativa, pioneira no Município, qualifica ainda mais a rede de atenção à saúde da população. “A perda auditiva é um dos problemas sensoriais congênitos mais frequentes entre os recém-nascidos. Por isso, resolvemos implantar o serviço nas nossas maternidades que contabilizam uma média de mil bebês nascidos por mês. Continuamos oferecendo serviços que qualifiquem a rede e proporcionem mais qualidade de vida para a população”.

O teste da orelhinha é simples, rápido, indolor e dura cerca de dez minutos. A avaliação é feita por fonoaudiólogas contratadas para atuarem nas maternidades todos os dias da semana. O procedimento consiste num estímulo acústico na orelha do recém-nascido feito por um aparelho que parece uma máquina de cartão de crédito. “Com esse equipamento conseguimos, por meio da resposta ou não ao estímulo identificar se a audição do bebê é normal ou não”, informou Suenizia Malheiros, fonoaudióloga. Quando houver alguma alteração durante a avaliação, o bebê será encaminhado ao otorrino da Rede Municipal para ser submetido a novos exames. Nesses casos, as crianças serão monitoradas pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que serão responsáveis pela construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) de cada uma. Aquelas crianças com diagnóstico de perda auditiva serão encaminhadas para os serviços de referência estadual.

O novo serviço agradou, e muito, as mães. “Para nós é muito importante termos os nossos bebês em unidades como essas da Prefeitura, sermos bem assistidas e ainda sairmos daqui com a garantia que nossos filhos não têm problemas de saúde, seja por meio desse novo teste da orelhinha, assim como o teste do pezinho. Estou muito satisfeita, mais ainda sabendo que o meu filho não terá problemas auditivos”, informou Alice Pereira de Souza, mãe do pequeno Rafael.

O teste da orelhinha irá beneficiar uma média de 1000 crianças que nascem nas maternidades municipais por mês. Ele começou a ser feito no final do mês de junho nas três unidades e foi passando por ajustes técnicos e burocráticos. Uma média de quatro mil crianças já foi beneficiada pelo exame.

Matérias Relacionadas
- Teste da Orelhinha é implantado nas maternidades do Recife
- Secretaria de Saúde realiza capacitação para profissionais do CREAS
- Secretaria de Saúde promove evento em escola municipal da Linha do Tiro
- Academia da Cidade eleita uma das cinco melhores experiências de promoção à saúde do Brasil
- Saúde promove ação noturna para contemplar população masculina que trabalha em horário comercial
- Saúde do Recife receberá homenagem do Governo Federal
- Combate à dengue no Recife é destaque em evento nacional
- População da Zona Norte conta com mais um serviço oferecido pela Secretaria de Saúde do Recife
- Prefeitura do Recife amplia programa de Atenção Básica à Saúde
- Prefeitura forma 361 educadores em saúde
- USF João Rodrigues comemorou o Dia das Crianças
- Prefeitura realiza formatura de educadores em saúde do Distrito Sanitário III
- Distrito Sanitário VI comemora mês das crianças na USF do Pina
- PCR comemora Dia da Saúde da Mulher no Curado
- USF de San Martin realiza evento em comemoração à semana da saúde bucal
- Dia Nacional do Cirurgião-Dentista é comemorado no Parque Treze de Maio
- PCR comemora o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista com mobilização no Parque 13 de Maio
- USF Djair Brindeiro recebe Ação Cívico-Social do Hospital da Aeronáutica
- Secretaria de Saúde e Hospital da Aeronáutica oferecem atendimento especial aos moradores da Zona Sul
- Fórum discute saúde mental no Recife nesta quarta-feira (19)


Enviar    Imprimir