Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROFISSIONAIS DO PROJETO CONSULTÓRIO DE RUA COMEMORAM UM ANO DE FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO
00:00 Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

Por Tádzio Estevam

Reduzir os danos causados pelas drogas e promover a cidadania. Estes são alguns dos objetivos do projeto Consultório de Rua, integrante do programa +Vida da Secretaria de Saúde do Recife. O projeto que tem como ação principal abordar os usuários de drogas nas ruas do Recife e encaminhá-los aos serviços municipais de saúde comemorou nesta segunda-feira (12) um ano de existência. Para marcar a data, foi organizado um evento no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no qual contou com a presença de toda a equipe e de um especialista em História das Drogas na Sociedade e também historiador da Universidade de São Paulo (USP), Henrique Carneiro. Na ocasião, o professor falou sobre a temática para um público que lotou o auditório do centro.

A mesa de abertura contou com a presença do assessor executivo da secretaria, Tiago Feitosa, da coordenadora do +Vida, Angélica Oliveira, da professora do Curso de Serviço Social da UFPE e membro do Conselho Nacional de Álcool e Drogas, Roberta Uchoa, além de uma representante da secretaria de saúde de Camaragibe. Na ocasião, os participantes apresentaram os resultados deste último ano de campanha, além de dar inicio à aula inaugural da Escola de Redutores de Danos que capacita os profissionais para a realização de ações de combate ao uso de drogas.

“Precisamos refletir sobre como a Cidade vive e como podemos intervir nas políticas públicas de saúde, a exemplo da que implantamos com relação à redução de danos. Sabemos que temos que fazer a nossa parte, o que faz do Recife uma cidade audaciosa na construção dessas políticas. Um dos exemplos disso é o Consultório de Rua, um dispositivo que dispara a rede municipal de saúde convidando os usuários a utilizar os nossos serviços para garantir uma boa qualidade de vida para a população”, disse Tiago Feitosa.

Consultório de Rua Idealizado para representar uma nova prática de saúde, o Consultório de Rua atua diretamente nos contextos de risco e vulnerabilidade dos usuários de entorpecentes na Cidade. O Projeto (CR) é um dispositivo clínico comunitário da rede do Programa + Vida, vinculado a Secretaria de Saúde e à Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas. As ações são realizadas desde março de 2010 quando o programa foi implantado com o auxílio do Ministério da Saúde e ampliou as campanhas voltadas para o uso de drogas e combate ao Crack no Município.

O atendimento acontece através de visitas multidisciplinares, além da ação de conscientização e distribuição de preservativos e folders com dicas para a redução de danos. A equipe realiza também um mapeamento das “Cenas de Uso do Crack” o que facilita na intervenção e também na atuação de agentes de saúde e assistência social nestas áreas. Atualmente o CR conta com seis equipes que atendem todos os seis Distritos Sanitários do Recife. O objetivo é proporcionar uma atividade diferenciada para os usuários de drogas através da abertura de campo com os redutores de danos e encaminhar os usuários para as redes do SUS e SUAS.

Matérias Relacionadas
- Filariose está quase extinta no Recife
- Recife registra redução de 99% em casos de filariose
- Estudantes serão formados em Programas de Estágio da Secretaria de Saúde
- SAMU Recife celebra 10 anos de existência com uma série de atividades durante uma semana
- Consultório de Rua completa um ano de atividades com ações de enfrentamento às drogas
- Profissionais da Vigilância à Saúde do Recife se reúnem para apresentar ações exitosas de 2011
- Quadro do programa Fantástico conta com apoio da Secretaria de Saúde do Recife
- Secretaria de Saúde do Recife participa do programa Brasil sem Cigarro da TV Globo
- Secretaria de Saúde do Recife realiza atividades em comemoração ao Dia de Luta Contra a AIDS
- Agentes de saúde do Distrito Sanitário VI expõem trabalhos
- Secretaria de Saúde realiza testes de HIV no Bom Pastor
- DS VI promove amostra de trabalhos realizados por agentes de saúde
- Agentes do Distrito Sanitário II apresentam trabalhos realizados no biênio 2010/2011
- Testagem rápida para HIV será realizada nas unidades prisionais do Recife durante esta semana
- Agentes de saúde da Zona Norte do Recife realizam a 4ª Mostra de Educação e Saúde
- Cães e gatos do Recife foram vacinadosem mais de 500 postos espalhados por toda Cidade
- Prefeitura do Recife participa da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
- Secretaria de Saúde realiza eleição para conselhos do distrito sanitário V
- Cães e gatos do Recife poderão ser vacinados neste sábado (26)
- Secretaria de Saúde do Recife participa da XVI Feira de Educação em Saúde para Adolescentes


Enviar    Imprimir