Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAMU RECIFE ORIENTA FOLIÕES PARA CUIDADOS ANTES E DURANTE A MARATONA CARNAVALESCA
18:35 Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2012

Ingerir bastante líquido e se alimentar antes mesmo de sair de casa estão entre as dicas
 
Fantasias e adereços não devem ser as únicas preocupações de quem vai entrar na folia momesca. Para evitar contratempos que comprometam a brincadeira, os brincantes precisam estar atentos a alguns cuidados. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde, já de olho na proximidade da abertura do Carnaval Multicultural Recife 2012, nesta sexta-feira (17).

Segundo Leonardo Gomes, coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, os foliões não podem se descuidar em nenhum momento. Principalmente aqueles que vão aproveitar os eventos diurnos, como o cortejo do Galo da Madrugada, no dia 18, Sábado de Zé Pereira.

“Muitas vezes, a população vai se divertir e esquece de levar algum tipo de proteção. Fica exposta ao sol durante longos períodos e não ingere líquidos não-alcoólicos em quantidade suficiente para manter o corpo hidratado. Por isso, nas unidades avançadas que montamos especialmente para o dia do desfile da agremiação, são comuns as ocorrências de insolação, desidratação, queimaduras solares e picos e quedas de hipertensão arterial”, apontou Gomes.

De acordo com o coordenador, também são recorrentes os casos de alcoolemia e pequenos cortes. “Para minimizar a possibilidade de problemas é necessário, preferencialmente, optar por calçados confortáveis, que absorvam melhor o impacto, além de passar protetor solar, vestir roupas claras e leves e usar chapéus, bonés ou lenços. Outra dica importante é consumir bastante líquidos, como água, água de coco e sucos de frutas naturais ou polpa”, detalhou.

Para se prevenir a população também precisa ingerir comidas leves antes mesmo de sair de casa, a exemplo de frutas e barrinhas de cereais. Alimentos fritos, refrigerantes e bebidas alcoólicas ou industrializadas devem ser evitados. “Se possível, as pessoas têm de usar óculos escuros e protetor labial”, completou Gomes.

Suporte – Se mesmo com todas as orientações ainda houver algum contratempo, o público poderá recorrer a qualquer um dos cinco postos avançados do Samu Recife instalados no percurso do clube de máscaras. No dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde unidades avançadas na Praça Sérgio Loreto; no Pátio do Carmo (em frente à Basílica); na Rua 1o de Março, 70 (nas instalações da Policlínica Centro); no cruzamento das ruas Matias de Albuquerque e do Sol; e na Avenida Dantas Barreto, 1186 (em frente ao Edifício San Rafael). Elas funcionarão das 7h às 19h.

No dia do desfile da agremiação, todos os postos terão suporte de uma ambulância básica do Samu. Na Praça Sérgio Loreto, duas delas estarão de prontidão, sendo uma equipada com UTI móvel. O esquema contará com o suporte dos dois helicópteros da frota, para resgate aeromédico. Uma aeronave ficará na base da Estação Central do Metrô, em São José, e a outra, no Aeroclube, no bairro do Pina. A população também poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192. A frota do Samu Recife compreende 22 ambulâncias, sendo quatro com UTI móvel; uma viatura de Apoio Rápido; três motolâncias; e dois helicópteros com 300 quilômetros de autonomia de vôo.

Matérias Relacionadas
- Igrejas evangélicas aderem mais uma vez ao combate à dengue no Recife
- Técnicos do Recife discutem detalhes sobre a instalação de barreiras sanitárias com o Governo Federal
- Funcionários do Centro de Vigilância Ambiental do Recife vão entrar no ritmo do frevo
- Ação de saúde da mulher chega na comunidade do Pina
- Moradores da Várzea e comunidades vizinhas receberão feira preventiva de saúde nesta quinta-feira (16)
- Secretário de Saúde do Recife busca parceria com denominações religiosas para combater a dengue
- Combate à dengue no Recife deverá contar com apoio do Exército novamente
- Usuários do CAPS AD René Ribeiro tomarão as ruas de Afogados com bloco de carnaval
- Saúde do Recife alerta sobre a proibição do uso da espuma em spray no Carnaval
- Prefeitura do Recife divulga serviços da Saúde para o Carnaval Multicultural 2012
- Academia da Cidade bota o bloco na rua
- Secretaria de Saúde do Recife divulga ações para o Carnaval Multicultural 2012
- Academia da Cidade tem sua prévia de Carnaval
- Bloco Agente com Saúde na Folia Meio agita ruas da Zona Oeste
- Representantes de blocos carnavalescos da Zona Norte do Recife recebem sensibilização sobre DSTs e Aids
- Prefeitura do Recife abre concurso e seleção para 812 vagas na área de saúde
- Prévia carnavalesca agitará a USF Engenho do Meio
- Ação de saúde da mulher beneficiará moradoras da Zona Sul do Recife
- Moradores de Nova Descoberta são beneficiados com a criação do PAC Criança
- Academia da Cidade promove Carnaval descentralizado nos Distritos Sanitários do Recife


Enviar    Imprimir