Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESTUDANTES LEVAM QUADRILHA MATUTA PARA O SÍTIO DA TRINDADE

Os recifenses que admiram a quadrilha junina tradicional têm uma ótima oportunidade de “matar” saudades, neste domingo (29), a partir das 15h, no Sítio da Trindade (Casa Amarela), quando a programação Junina da Prefeitura do Recife vai abrir espaço para o quadrilhão Junino – 2008, da Rede de Ensino da Prefeitura do Recife. Formada por 400 estudantes de diversas escolas, na faixa etária dos 10 aos 18 anos, a quadrilha será acompanhada pela bandinha musical da Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino, sob a regência do maestro Fábio César.

O Quadrilhão Junino – 2008 da Rede Municipal de Ensino vai se apresentar na presença de professores, pais de alunos e dirigentes da Educação Municipal. Também vão participar quadrilheiros e animadores culturais da linguagem de dança da GAC, sob a coordenação geral do coreógrafo Genivaldo Francisco. Este ano o evento cultural terá como tema “De Geração à Modernização – Quadrilha é Sempre Tradição”. A programação também prevê casamento matuto e uma apresentação especial de uma quadrilha convidada.

Divididos em pares, as damas e os cavalheiros prometem muita animação e passos sincronizados inspirados nas danças européias dos séculos 18 e 19, como alavantur, anarriê, travessê, balance, entre outros. Organizada pelo 4ª ano consecutivo, o quadrilhão da rede de ensino tem o objetivo de promover o resgate da quadrilha tradicional, além de propiciar uma maior integração entre os estudantes e os animadores culturais da GAC que atuam, durante todo o ano letivo, nas escolas municipais.

Saiba mais – A quadrilha teve origem nas velhas danças populares das áreas rurais da Normandia (França) e Inglaterra e chegou ao Brasil entre os séculos 18 e 19, se transformando numa das danças de salão preferidas pela nobreza da época. Aos poucos, foi perdendo sua pose aristocrática, saindo dos salões e palácios e indo para as ruas e clubes populares, se espalhando pelo Brasil, principalmente no Nordeste.
Matérias Relacionadas
- Funcionários da Emlurb levantam a poeira no São João
- Final de semana com atrações juninas no Pátio de São Pedro
- Quadrilhão da Rede Municipal de Ensino será no domingo (29)
- Prefeitura realiza Arraial do Servidor
- Chuva não atrapalha festa no Sítio Trindade
- Sala de Reboco leva forró pé-de-serra ao Sítio
- Cidade cenográfica atrai grande público no Sítio
- Recife faz o melhor São João do país
- E o São João do Arsenal aplaudiu Tião dos 8 Baixos
- No Pé do Ouvido e Petrúcio Amorim vitoriosos
- Forró Sensação e Mestre Saúba foram espetáculos à parte
- Quadrilha Pé de Serra no Arsenal do Forró
- Trio Chic-Chic e Sevy Nascimento animam o Palco do Arsenal do Forró
- Ivan Ferraz anima público do Pátio de São Pedro
- Forró do Pátio anima público na terça-feira de São João
- Concurso de quadrilhas encerra etapas eliminatórias
- Noite de São João repleta de atrações em Brasília Teimosa
- Chuva não atrapalha festa no Sítio Trindade
- Sala de Reboco leva forró pé-de-serra ao Sítio
- Cidade cenográfica atrai grande público no Sítio


Enviar    Imprimir