Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PREFEITO JOÃO PAULO INAUGURA CENTRO DE DESIGN DO RECIFE

O prefeito do Recife, João Paulo, inaugurou, na noite desta segunda-feira (15), o Centro de Design do Recife (CDR), mais um equipamento do Complexo Cultural Pátio de São Pedro, ligado à Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR). O CDR funciona desde 2006 oferecendo oficinas, realizando palestras, seminários e discussões com a categoria, porém, agora ganha um espaço físico totalmente voltado para a arte do design. A cerimônia contou com a presença, além do prefeito, do secretário de Cultura, João Roberto Peixe, do coordenador geral do Complexo Turístico-Cultural Recife/Olinda, César Barros, entre outros. Na ocasião foi aberta a exposição Tipos Latinos.

O CDR, sediado na casa nº10 do Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antonio, integra um projeto maior de reqüalificação urbana e cultural da cidade: o Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda. Ele está situado no Núcleo São José, Território Recife, que comporta o entorno do turístico Mercado de São José e tem no Pátio de São Pedro a sua maior concentração de equipamentos culturais. O CDR tem por objetivo o fomento, a capacitação e a difusão da cultura do design no município, tanto entre os profissionais e estudantes da área e de atividades correlatas, como entre a população de forma mais ampla. A prefeitura investiu no projeto do CDR R$550 mil, entre reforma física e equipagem do espaço.

O trabalho da Secretaria de Cultura nesses oito anos de gestão revolucionou a cultura no Recife”, declarou o prefeito. João Paulo visitou os três andares do CDR, satisfeito com o trabalho realizado pela equipe da PCR. Já Roberto Peixe explicou que o CDR reforça os atrativos do Pátio de São Pedro, que já conta com uma gastronomia típica, como o Centro de Formação em Artes Visuais, o Mamam no Pátio, o Museu de Arte Popular, Casa do Carnaval e o Memorial Luiz Gonzaga, além de um palco que recebe artistas semanalmente. “Este vai ser o lugar pensante e formulador de cultura do Recife”, ressaltou o secretário, que também é designer.

O novo espaço contará com uma loja-vitrine para comercialização de produtos locais, uma galeria que abrigará exposições que transitam por campos da cultura com os quais o design dialoga, com curadoria própria e em parceria com outras instituições e escritório. Um espaço virtual já existe no endereço www.centrodesignrecife.org. “O Centro de Design segue o objetivo do Complexo Turístico-Cultural, que tem três interferências: física, reestruturadora e articuladora”, defendeu César de Barros, explicando que esses três pilares do projeto do complexo traduzem exatamente o que é multiculturalidade.

Desde que foi criado, o Centro de Design tem funcionado como um espaço de trocas e discussões, visando a complementar outras instituições dedicadas ao Design existentes na cidade, tais como centros, fundações, associações profissionais, estudantes e instituições de ensino. Tem possibilitado, ainda, momentos de encontro entre profissionais e estudantes de Design e áreas correlatas, e o público em geral, por meio de seminários, cursos, palestras, exposições e publicações.

Matérias Relacionadas
- PCR lança o CD do Concurso de Música Carnavalesca 2008/2009
- João Paulo abre festejos natalinos do Recife
- PCR inaugura Centro de Design do Recife
- Terça Negra apresenta maracatu, roda de samba e afoxé
- Conselho Municipal de Política Cultural entrega prêmios e troféus em solenidade
- Mercado da Boa Vista recebe o Agora Vai
- PCR lança o CD de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009
- Prorrogadas inscrições do concurso de iluminação natalina
- Palestra divulga vida e obra de Luiz Gonzaga
- Árvore de Natal do Sítio Trindade fica pronta neste sábado
- Obra de Fernando Peres e Rodolfo Mesquita cara a cara no Murillo La Greca
- Memorial Luiz Gonzaga promove lançamento de livro sobre o Rei do Baião
- Anunciados os vencedores do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco
- Prefeitura abre oficialmente festejos natalinos na cidade
- Artistas e instituições recebem troféu por investirem em cultura
- Teatros municipais apresentam programação da semana
- Palhaciata percorre ruas do Recife
- Jornada Gonzagueana destaca perfil didático da obra do Rei do Baião
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais


Enviar    Imprimir