Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

CAMPANHA SENSIBILIZA TURISTAS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS

Sensibilizar e conscientizar os turistas para que realizem uma Doação Cidadã e responsável, não estimulando a mendicância nas ruas do centro do Recife. Esse é o objetivo direcionado da Campanha Doação Cidadã durante esses meses de verão e de alta temporada de cruzeiros marítimos que aportam no porto da cidade. Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Assistência Social e Instituto de Assistência Social e Cidadania - Iasc, a ação atua junto aos visitantes desenvolvendo essa orientação e assim evitar a exploração do trabalho infantil, os abusos contra crianças, adolescentes e idosos.

Nos horários previstos para a chegada dos navios, os profissionais do Iasc aguardam o desembarque dos passageiros para promoverem a campanha no Marco Zero, no bairro do Recife Antigo. “Geralmente o primeiro contato é com o guia turístico que já inicia uma conversa com os turistas e em seguida realizamos a abordagem com cada um, incluindo a distribuição do panfleto informativo”, informou a educadora social do Iasc, Kátia Marinho. Há seis anos trabalhando como guia de turismo, Clarice Cintra aprovou a ação. “Achei muito boa essa iniciativa, pois acredito que a doação entregue as pessoas nas ruas só faz fortalecer ainda mais esse comportamento. Faço as minhas doações, mas não nas ruas e sempre em instituições que conheço”, informou a guia.

Na manhã desta quarta-feira (14), atracou no Porto do Recife o navio Ocean Pacific, vindo de Fernando de Noronha. Além dos passageiros do cruzeiro, a equipe do Iasc também sensibilizou outros turistas que passeavam pelo Marco Zero e Recife Antigo. À tarde, outra embarcação ancora na cidade. O MSC Musica, vindo de Maceió, chegará com mais de 2.100 pessoas, além da tribulação. Para a turista carioca, Renata Lima, a campanha é uma ótima atividade para desestimular esse hábito das pessoas em situação de vulnerabilidade pedir esmolas nas ruas. “Se existem entidades e instituições que ajudam e acolhem essas pessoas, não há a necessidade de ficar nas ruas correndo riscos e passar por situações de humilhação”, afirmou.

A previsão da Secretaria Municipal de Turismo é que até o final da alta temporada, no inicio de abril, cerca de 60 cruzeiros marítimos aportem no Recife, o que corresponde a 17 navios diferentes de seis empresas que promovem os passeios. No dia quatro de abril deverá chegar o Splendour of the Seas, de bandeira italiana e com capacidade para 3.500 passageiros e 2.000 tripulantes. A campanha Doação Cidadã continuará com as ações nos dias programados para o desembarque dos navios. Além da abordagem do Iasc, os visitantes que chegam ao Recife são recebidos por uma orquestra de frevo, passistas e lanceiros de um maracatu. No Terminal Marítimo de Passageiros há ainda um box de informações turísticas e a comercialização de produtos da feirinha do Prodart.

0800 – Para realizar as doações com consciência, não estimulando a mendicância, o público deve entrar em contato com o atendimento do Iasc, através do número 0800 281 0248 e assim tirar dúvidas e conhecer os pontos de arrecadação. Por meio da ligação, o interessado também pode receber informações dos locais atendidos pelo programa, e se assim desejar, realizar a doação pessoalmente no estabelecimento cadastrado pelo município.

O Projeto Doação Cidadã foi instalado em novembro de 2006 e trata-se de uma campanha permanente de conscientização evitando a entrega de donativos nas ruas e sinais de trânsito para não comprometer os trabalhos de resgate das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que vivem em situação de vulnerabilidade e risco. Para realizar a atividade, o Iasc conta com a parceira de órgãos governamentais, não-governamentais, empresariado local, fóruns e conselhos.

Matérias Relacionadas
- Doação Cidadã promove ação junto a turistas de cruzeiros marítimos
- Iasc promove passeios e recreação
- Iasc promove colônia de férias para usuários no mês de janeiro
- Prefeito anunciou assessor executivo de Assistência Social
- Karla Menezes assume a Secretaria de Assistência Social
- Sistema Recriar reforça combate à violência infanto-juvenil
- Campanha Doação Cidadã continua nas ruas até a véspera de Natal
- Sistema unificará dados de denúncias contra crianças e adolescentes
- Iasc realiza confraternização da Casa de Acolhida Recomeço
- Concluintes do Agente Cidadania recebem certificados
- Prefeitura lança versão em cordel do Estatuto dos Idosos
- PCR entrega certificados a participantes do Programa Agente Jovem
- Idosos do Ieda Lucena participam de festa de Natal
- Iasc promove Seminário Temático sobre a família
- Seminário Temático coloca a família em foco
- Pesquisa divulga perfil do idoso da cidade do Recife
- Encerradas oficinas do Projeto Circo Metropolitano
- Iasc promove mais uma ação do Doação Cidadã
- PCR divulga resultado de pesquisa sobre pessoa idosa
- Projeto Circo Metropolitano encerra oficinas


Enviar    Imprimir