Atalhos de navegação:

    Carnaval Multicultural do Recife     Abertura do Carnaval do Recife arrasta milhares de foliões Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Carnaval Multicultural do Recife

ABERTURA DO CARNAVAL DO RECIFE ARRASTA MILHARES DE FOLIÕES

Lu Streithorst
Naná e seus 600 batuqueiros abrem o Carnaval
Naná e seus 600 batuqueiros abrem o Carnaval

Pontualmente às 18h, desta sexta-feira (20), o músico e percussionista Naná Vasconcelos iniciou a concentração dos 600 batuqueiros de 14 nações de maracatu nas ruas do Recife Antigo, preparando o cortejo para abertura do carnaval do Recife. Uma hora depois, o Desfile da Clarinada com oito clarins anunciava para os foliões que a festa iria começar, puxando o cortejo pela avenida Marquês de Olinda em direção à Praça do Marco Zero. Nem mesmo a chuva que caía no Pólo Multicultural atrapalhou a chegada triunfante do carro alegórico trazendo os donos da festa, o Rei e a Rainha do Carnaval 2009, seguidos pelos batuqueiros. 

“Vamos fazer um grande carnaval, com paz e muita alegria”. Com essas palavras o prefeito do Recife, João da Costa, abriu oficialmente o Carnaval Multicultural do Recife 2009. No palco, o Rei e a Rainha do Carnaval receberam das mãos do prefeito a chave da cidade para comandar o Recife nos próximos quatro dias de folia. Ao som dos batuqueiros e Naná Vasconcelos, juntos com o maestro Forró e a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, a explosão dos fogos de artifício encheu o céu da Praça do Marco Zero com luz e cores, anunciando o início oficial da festa recifense. O público, de aproximadamente 100 mil foliões, ficou extasiado com os dez minutos de queima de fogos e não parou um só minuto. 

Junto com o prefeito do Recife, estiveram presentes na cerimônia de abertura da festa o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o vice-prefeito do Recife, Milton Coelho, o ex-prefeito do Recife, João Paulo, e o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros. “A gente preparou com muito carinho e muito trabalho toda essa estrutura para continuar fazendo esse carnaval democrático e participativo”, revelou João da Costa, afirmando que o Carnaval Multicultural do Recife tem como compromisso maior o resgate da cultura pernambucana. “Vamos fazer desse carnaval o mais bonito e mais tranqüilo da nossa história”, declarou o governador.

No palco, junto com os batuqueiros, o maestro Forró fez uma grande mistura musical, com a releitura de diversas canções, como “Vassourinhas”. Para a foliã Claudete de Albuquerque, o espetáculo de abertura do carnaval foi maravilhoso. “A chuva não atrapalhou em nada esse lindo espetáculo. Sou olindense, mas não perco o carnaval do Recife por nada, é sempre muito bonito”, afirmou. Assim como ela, Lúcia Andrade aproveitou bem a festa. “Desde que me entendo por gente brinco o carnaval do Recife, que é único, imperdível”, declarou a foliã.

Matérias Relacionadas
- João da Costa abre oficialmente o Carnaval Multicultural do Recife 2009
- Ministros prestigiam o Carnaval do Recife
- Prefeitura estimula coleta seletiva durante o Carnaval
- PCR instrui jornalistas sobre Carnaval Multicultural 2009
- “Caras do Recife” no Carnaval Multicultural 2009
- Bloco Nem sempre Lily toca flauta reúne multidão no Pólo das Tradições
- Bloco O Limpezão arrasta multidão pelas ruas da cidade
- João da Costa vistoria detalhes finais do Carnaval Multicultural do Recife
- Galo da Madrugada torna-se Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco
- Rec-Beat confirma Gogol Bordello para o encerramento da primeira noite
- Primeira-dama prestigia bloco Imprensa Que Vai
- Carnaval leva alegria e emoção às ruas do Prado
- Caboclinhos colorem as ruas do Bairro do Recife
- Frevo e passistas recepcionam os turistas no TIP
- Quinta da Diversidade no Sábado de Carnaval
- Prevenção à aids em mulheres com mais de 50 anos ganha reforço no Carnaval
- Tocam os tambores para abertura do Carnaval Multicultural
- Prefeito desfila com mulheres do Nem Com Uma Flor
- PCR desratiza pólos do Carnaval Multicultural 2009
- Escola Municipal promove desfile pelas ruas do Prado


Enviar    Imprimir