Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITO ENTREGA CERTIFICADOS E LANÇA PROGRAMA “LIÇÃO DE VIDA”
13:00 Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

O prefeito João da Costa presidiu, na noite desta quinta-feira (09), a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Programa Brasil Alfabetizado para 2.461 recifenses, a partir dos 15 anos. O evento, que aconteceu no teatro do Centro de Convenções da UFPE, na Cidade Universitária, também foi marcado pelo lançamento do programa “Lição de vida”, que a partir de agora vai agregar as ações do Brasil Alfabetizado, realizado em parceria com o Governo Federal, ao ensino regular de Educação de Jovens e Adultos –EJA (1ª a 8ª série), oferecido pela Prefeitura em sua rede de ensino.

O principal objetivo é combater o analfabetismo e a evasão escolar, contribuindo para a elevação da escolaridade de todos os recifenses. Para os próximos quatro anos, uma das metas é diminuir o analfabetismo da Cidade em 50%, o que corresponde a 55 mil pessoas. Para isso, o programa prevê, já para as próximas turmas, com início previsto para 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, uma série de ações de incentivo. Os alunos terão direito, por exemplo, a fardamento e material didático completo, merenda específica, acesso a eventos culturais e professores qualificados e certificados. A principal novidade será a atuação de recreadores para cuidar dos filhos dos alunos durante as aulas.

Além do prefeito João da Costa, a solenidade desta quinta-feira reuniu, na mesa de abertura, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, o coordenador geral de Alfabetização do MEC, Mauro José da Silva e a representante da UFPE, Ana Cristina Batistela. Já os formandos e os alfabetizadores foram representados pelo aluno Joel Carneiro, de 49 anos, e pela professora, Marli Barbosa. A solenidade também foi prestigiada pela secretária de Assistência Social, Karla Menezes e o presidente do Centro Paulo Freire, Agostinho Rosas.

Na saudação aos presentes, o prefeito João da Costa elogiou a força de vontade dos 2.461 concluintes. “Abraço todos vocês pelo esforço, dedicação e, principalmente, a iniciativa de retomar seus estudos. Sei que muitos aqui tiveram que deixar as salas de aula para trabalhar e cuidar da família. Mas tenham certeza que esta conquista é para sempre”, garantiu.

João da Costa também elogiou os educadores, que sem dúvida contribuíram da melhor forma possível para que este momento se concretizasse. “Eu tenho um filho de sete anos que já está alfabetizado e eu tive a felicidade de acompanhar sua evolução e alegria pela descoberta da leitura. Eu sei que com vocês aconteceu o mesmo”, ressaltou. De acordo com o prefeito, o momento agora é de continuar os estudos para abrir novas perspectivas de vida.

Observando a forte presença feminina entre os formandos, João da Costa também fez uma homenagem especial às mulheres, ressaltando a garra da mulher pernambucana. Ao final o prefeito pediu o empenho de todos para convocar novos estudantes. “Contem a seus vizinhos e amigos como estudar é maravilhoso e nos ajudem a colocar um número cada vez maior de pessoas nas salas de aula”, ressaltou, lembrando que as inscrições para a formação de novas turmas já estão abertas na rede municipal e nas entidades parceiras – associações de moradores, entidades civis etc.

Para o secretário de Educação, Cláudio Duarte, aquele era dia muito especial. “O certificado que vocês recebem hoje é muito importante, pois é o coroamento de uma política séria desenvolvida pelo Governo Lula, em parceria com estados e municípios”, disse, recordando o empenho do MEC e o compromisso da gestão João da Costa com o desenvolvimento da educação básica. Cláudio Duarte frisou que o programa Lição de Vida se propõe a estruturar a política de escolarização de jovens e adultos da Cidade. “A integração do Brasil Alfabetizado com as turmas de EJA quer garantir ao aluno a possibilidade de prosseguir estudando até a conclusão do ensino fundamental”, argumentou.

Representando o Governo Federal, Mauro José da Silva, elogiou João da Costa pela continuidade de uma política educacional vitoriosa iniciada nas duas gestões anteriores. “O Brasil Alfabetizado é a porta de entrada da Educação de Jovens e Adultos. Fico contente quando vejo a PCR sintonizada com o MEC em busca dos mesmos objetivos”, disse, lembrando que a criação do Lição de Vida é um exemplo dessa sintonia.

Maria Jose Batista, de 68 anos, estava há 40 fora da escola. Agora, após concluir o Brasil Alfabetizado, ela já está freqüentando as turmas de EJA em uma das escolas da PCR, a exemplo de 1.400 dos 2.461 formandos. “A minha maior alegria é poder pegar meu ônibus sem ter que pedir favor a ninguém. Agradeço ao presidente Lula e ao meu prefeito João da Costa por tudo isso”, disse, emocionada.

Matérias Relacionadas
- João da Costa faz diplomação e lança Programa de Educação
- Alunos do ProJovem Urbano visitam o Clube Náutico
- Dirigentes do ProJovem Nacional visitam escola no Pina
- Dirigentes do ProJovem Nacional visitam PCR
- Educação para o Teatro apresenta Manual Prático de Felicidade
- Procura por cursos movimenta escolas profissionalizantes
- PCR abre 10 mil vagas para Cursos profissionalizantes
- Programação de férias leva alunos ao Museu da Abolição
- PCR promove atividades de férias para sete mil alunos
- Estudantes mostram legítima quadrilha matuta no Sítio
- Novos beneficiários do Bolsa Escola são recepcionados pela Prefeitura
- Bolsa Escola Municipal recebe novas famílias
- Aluna da rede municipal ganha prêmio nacional de desenho
- Prefeitura conclui exposições das escolas profissionalizantes
- Quadrilhão 2009 da rede de ensino reúne 400 estudantes
- Prefeitura e Hospital Naval encerram 4ª edição do curso “Cuidador de Idosos”
- Escola Municipal da Mangabeira presta homenagem ao cantor Santanna
- Obra de Garcia Lorca encerra “Porta Aberta” da Escola João Pernambuco
- “Salão nobre para o forró” reúne estudantes no Teatro de Santa Isabel
- Escola da Mangabeira presta Homenagem ao cantor Santana


Enviar    Imprimir