Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR PARTICIPA DE VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE PROJETO “UM POR TODOS E TODOS POR UM”
20:24 Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Vinte e cinco educadores da Escola Municipal Renato Accioly, de Nova Descoberta, participaram, na tarde desta quinta-feira (13), no auditório do Serpro, no Parnamirim, da videoconferência de abertura do projeto “Um por todos e todos por um”, que será desenvolvido pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Instituto Cultural Maurício de Sousa em 60 escolas públicas e privadas de todo o País.

Lançada em dezembro de 2008, em Brasília (DF), durante as comemorações do Dia Mundial Contra a Corrupção, a iniciativa visa a despertar nas crianças e jovens do ensino fundamental e médio e, paralelamente, em suas famílias e comunidade, o senso de cidadania e ética visando à construção de um futuro mais justo.

Além da Escola Municipal Renato Accioly, Pernambuco será representado pela escola privada Silva Oliveira, de Casa Amarela, e a Municipal Antônio Costa Leitão, da cidade de Arcoverde. “Esta conferência de hoje contou com a participação de representantes de 17 escolas do Nordeste, sendo três de Pernambuco, duas do Rio Grande do Norte, duas de Sergipe, três da Bahia, três do Ceará, duas do Maranhão e duas do Piauí”, explicou o auditor da CGU, Abelardo Lopes, lembrando que o projeto vai estar presente em todos os estados e o Distrito Federal.

Ao lado da também auditora Fernanda Calado, ele colocou os educadores dos sete estados para conversarem, via satélite, sobre a melhor forma de aplicar nas escolas o conteúdo programático do projeto, que terá material pedagógico produzido e baseado no universo lúdico dos personagens infantis produzidos por Maurício de Sousa, como Mônica, Cebolinha e Cascão. “As atividades vão começar assim que todo o material for enviado às escolas participantes, o que deverá ocorrer nos próximos dias”, complementou Abelardo.

Um pequeno exemplo desse conteúdo já podia ser visto nas mãos dos educadores e dirigentes das três escolas pernambucanas que vão desenvolver o projeto: O caderno do aluno e o Manual do professor. Neles, são tratados temas como auto-estima, respeito às diferenças, valorização da coisa pública e cidadania.

“Tivemos a maior delegação neste evento, porque fiz questão de convidar, além dos professores, todos os profissionais envolvidos com o dia a dia de nossos alunos, a exemplo dos monitores do Programa Mais Educação e Oficineiros do Projeto Escola Aberta”, contou a diretora da Escola Renato Accioly, Luiza Allbuquerque.

Na sua opinião, o “Um por todos e todos por um” tem tudo para mudar a face do Brasil, despertando sentimentos pouco valorizados nos dias de hoje, como ética e compromisso com o futuro. “Este é tipo da iniciativa que vai mexer com o comportamento coletivo, individual e institucional das pessoas, porque teremos que encarar de frente o questionamento das crianças e jovens sobre o comportamento dos adultos de hoje”, ressaltou Luiza, não vendo a hora de colocar em prática as atividades previstas pelo projeto.

Matérias Relacionadas
- Museu da Abolição recebe visita de alunos de Escola Municipal
- PCR encerra seleção para o Programa Lição de Vida
- Festival de Handebol reúne alunos da rede municipal no Geraldão
- Alunos de escola municipal visitam o Museu da Abolição
- Prefeitura promove formação continuada
- Futebol Participativo entrega uma tonelada de alimentos ao Fome Zero
- Alunos da rede municipal participam de projeto da CGU
- Dia do Estudante é marcado por assinatura de convênio
- Alunos comemoram Dia do Estudante no Barreto Júnior
- Dia do Estudante terá palestra e show no Santa Isabel
- Plenária Temática define rumos da educação no Recife
- Plenária Temática da Educação deve atrair mais de mil pessoas
- Alunos comemoram o Dia do Estudante na rede municipal
- PCR comemora Dia do Estudante com quatro dias de eventos
- Projeto Alfaletramento expõe trabalhos no CAP
- ProJovem Urbano promove seleção interna de professores
- Dirigentes de creches e escolas municipais recebem orientações sobre o vírus H1N1
- PCR promove mais uma edição do Escola para Pais
- Prefeitura envia orientações sobre o Vírus influenza para toda Rede de Ensino
- Secretaria de Educação discute prevenção ao vírus Influenza


Enviar    Imprimir