Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO PARTICIPA DA ABERTURA DA PLENÁRIA TEMÁTICA DE MULHERES DO OP
16:56 Sábado, 15 de Agosto de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na tarde deste sábado (15), da abertura da 8ª Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo (OP). Mais de 500 pessoas estiveram no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife, para participar do evento, que é organizado pelas coordenadorias da Mulher e de Orçamento Participativo e Participação Popular da Prefeitura do Recife.  A mesa foi composta, ainda, por Agricélia, do Fórum Temático das Mulheres, Margarida Jerônimo, do Conselho Municipal da Mulher, Wanda França, da Coordenadoria da Mulher e Maurílio Muniz, coordenador do OP.

“Sou testemunha de quanto o exemplo das mulheres vem estimulando a luta pelos direitos de outras categorias; foi assim que surgiram as temáticas de negros e negras e de Direitos Humanos, com deficientes. O sucesso deste ano me estimulou a criar, em 2010, plenárias específicas para idosos e para os deficientes, e isso me deixa muito feliz ”, disse o prefeito. Na ocasião, o chefe do executivo municipal lembrou a criação da nova Secretaria Especial da Mulher, ligada ao gabinete do prefeito. “Assim estamos disponibilizando o mesmo espaço de outras políticas publicas e, de forma definitiva, uma nova estrutura, através da qual daremos um novo passo a essa antiga e árdua luta das mulheres”, finalizou João da Costa.

Antes da votação, porém, a Coordenadoria da Mulher realizou uma prestação de contas das prioridades eleitas no ano de 2008 para o segmento, por ocasião da 4ª Conferência Municipal da Mulher. “Esse espaço de discussão das ações e realizações dos trabalhos vem crescendo a cada ano. Só para ter uma idéia, já neste primeiro momento, batemos o recorde de participações com relação ao ano passado”, analisou a titular em exercício da Coordenadoria da Mulher, Wanda França. O Coordenador do OP, Maurílio Muniz, falou sobre os resultados já conquistados em 2009.  “Mais de 103 obras do OP foram autorizadas. Com elas vamos melhorar a cidade e afirmar o compromisso de transformar o Recife em uma cidade com cada vez maior qualidade de vida para o nosso povo”.

 
As mulheres vão escolher as três temáticas prioritárias dentre as seis linhas de ação da Coordenadoria da Mulher contidas nas cédulas: educação não sexista, anti-racista, não homofóbica, não lesbofóbica e laica; equidade de gênero na saúde; política de igualdade racial; gênero, trabalho e renda; participação e controle social e violência contra a mulher. Cabe às participantes, ainda, eleger as delegadas, que ficarão no cargo por um ano, e as representarão integrando o Fórum Temático da Mulher do OP. “Esse é um espaço importantíssimo, especialmente para quem não tem coragem de falar, como as vítimas de violência. Agora elas são apoiadas e têm segurança para buscarem os seus direitos”, opinou Maria Eunice Iraci da Silva, do Jordão, que já foi delegada nos quatro anos anteriores e pretende se reeleger pela quinta vez.

Para assumir o posto, a candidata deve receber 10 votos. Já para participar da votação, a mulher precisa morar no Recife, ter idade a partir dos 16 anos, e apresentar o documento de identidade para efetuar o cadastro durante a plenária.
 
Cédula de votação – Para elaborá-la, a Coordenadoria da Mulher, realizou, no dia 10 de junho, um seminário onde estiveram, além de representantes de 75 lideranças das seis RPAs, integrantes do Conselho Municipal da Mulher e do Fórum Temático do OP. Durante o evento foram analisadas as propostas da 4ª Conferência Municipal de 2008 com intuito de confeccionar a cédula da plenária.

O modelo de cédula de votação das prioridades de cada eixo-temático e das novas delegadas já foi apresentado durante o ciclo de reuniões preparatórias à plenária, iniciado no dia 14 de julho. Tais encontros preliminares foram realizados em todas as seis RPAs, como também das reuniões agendadas, nas quais equipes das Coordenadorias da Mulher discutiram sobre o evento deste sábado nas próprias sedes das instituições e de grupos organizados..

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza Plenária Temática LGBT
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras
- João da Costa abre primeira Plenária Temática de Turismo
- Prefeito prestigia Plenária Temática de Cultura
- População e trade discutirão ações para o turismo em plenária
- Secretaria de Assistência Social faz balanço de ações
- Plenária de Assistência Social do OP prioriza atendimento às famílias
- Orçamento Participativo realiza Plenária Temática de Cultura
- Assistência Social abre ciclo de plenárias temáticas do OP
- Visitas agendadas mobilizam mulheres para a plenária do OP
- Microrregião 4.2 concentra ações do OP em comunidades carentes
- Microrregião 4.1 encerra ciclo de plenárias regionais do OP
- Áreas de morro do Ibura são priorizadas na reunião do OP
- Mulheres realizam última preparatória para a plenária do OP
- PLENÁRIAS TEMÁTICAS 2009


Enviar    Imprimir