Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras     Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

REVITALIZAÇÃO DE MERCADOS É DESTAQUE EM PLENÁRIA TEMÁTICA
00:00 Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009

Paulo Lopes
Mais de mil pessoas foram eleger as ações prioritárias

Foi ao som de muita MPB que os recifenses presentes no Terminal Marítimo de Passageiros (Marco Zero), na noite desta quarta-feira (5), organizaram-se para mais uma Plenária Temática do Orçamento Participativo (OP). A Plenária de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico reuniu mais de mil pessoas que foram eleger as ações prioritárias para o Recife, a serem realizadas pela Prefeitura. A opinião de 412 pessoas é que a ação prioritária para a Cidade é a de Revitalização dos Mercados Públicos e Feiras. A noite foi animada pelo cantor recifense Bino Batista.

Estiveram presentes ao evento a assessora executiva e o assessor técnico da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), respectivamente, Anita Dubeux e Isaac Cassimiro; o presidente da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), Alexandre Sena; e a diretora intersetorial do Orçamento Participativo, Rosana Soares, intermediando a mesa.

Este evento é um exemplo de democracia”, afirmou a assessora executiva da SCTDE, lembrando aos presentes que o Desenvolvimento Econômico é um dos principais eixos da administração do prefeito João da Costa.

Com 1413 pontos, o tema Revitalização dos mercados públicos e feiras, elaborado pela CSURB, foi eleito pelos presentes como a primeira ação para a capital pernambucana. O segundo programa mais votado foi Geração de Trabalho, Renda e Novos Negócios, apresentado pela SCTDE, e que teve uma pontuação de 1341 votos. O programa propõe a facilitação do acesso ao mercado de trabalho e fortalecimento das atividades econômicas em cada RPA, através de ofertas de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo, apoio à economia popular e solidária, também com segurança alimentar e nutricional.

A terceira ação eleita foi a de Gestão Democrática e Eficiente, com 1078 pontos, cuja proposta é a realização da Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Setenta e sete delegados foram eleitos para esta Plenária. Os delegados escolhidos assumem a responsabilidade de encontrar-se mensalmente para acompanharem as ações eleitas como prioritárias no Orçamento Participativo.

Balanço das Ações - O público presente à Plenária de Desenvolvimento Econômico, na noite desta quarta-feira (5), pôde conferir o balanço das ações realizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE) e Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), desde a última plenária realizada em 2008.

Foram realizadas obras em 101 equipamentos municipais, dentre eles 18 mercados e quatro anexos, além de seis centros comerciais”, informou o presidente da Csurb, Alexandre Sena. Segundo ele, a PCR promoveu reformas nos mercados de Santo Amaro, Boa Vista, além de ações de manutenção preventiva, com recursos de mais de R$ 3 milhões.

Já a SCTDE, dentro do tema Geração de Trabalho, Renda e Novos Negócios, fortaleceu a economia das RPA’S por meio de uma ação integrada de desenvolvimento local. O assessor técnico, Isaac Cassimiro, explicou que, por intermédio do Banco do Povo, foram liberados 11.618 créditos para empreendimentos recifenses, totalizando um valor de R$ 12.639.416,46. “Com o Programa de Estruturação do Comércio Popular, a Secretaria promoveu atividades econômicas associadas ao ordenamento urbano, bem como a integração do comércio popular da Cidade e a concretização do desenvolvimento integral do Recife”, relatou Isaac.

Ainda segundo o assessor técnico, no Programa de Desenvolvimento do Artesanato criou-se feiras fixas, como em Boa Viagem e Casa Forte, onde o valor comercializado chega a R$ 3.360.000,00, além da participação em feiras como a Feneart e Fenahall, onde as cifras chegam a R$ 108.425,00. “Nas ações de apoio à Economia Solidária consolidou-se um calendário permanente para as Feiras de Artesanato e orgânicos do Recife”, completou Asaac.

MAIS AÇÕES

- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional