Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITURA REALIZA PLENÁRIA TEMÁTICA LGBT
00:00 Quarta-feira, 12 de Agosto de 2009

Descontração e afirmação de democracia participativa marcaram a primeira Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo, promovida pela Prefeitura do Recife e realizada na noite desta terça-feira (11), no Terminal Marítimo de Passageiros, no Marco Zero (Bairro do Recife). A plenária tem o objetivo de promover a votação de políticas públicas para o segmento LGBT com amplitude para toda a cidade do Recife. Na abertura do evento, as apresentações da Quadrilha Sempre-Kitas e das trans Lorrany Flay e Kira Saymon animaram os participantes que, pela primeira vez em Recife, puderam presenciar a realização de uma plenária desse segmento e escolher as propostas de promoção das políticas da livre orientação sexual.

Compondo a mesa do evento, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Amparo Araújo, ressaltou a satisfação pela realização da plenária. “É com muita alegria que vejo aqui pessoas queridas, de longos anos de caminhada, em busca da igualdade de direitos e respeito pela liberdade sexual, conquistando este momento e comprovando a maturidade do segmento LGBT de Pernambuco. A Prefeitura do Recife está de parabéns por assumir esse compromisso de respeito com as diferenças”, afirmou Amparo.

Segundo a gerente de Livre Orientação Sexual da SDHSC, Rivânia Rodrigues, a plenária teve um tom bastante politizado. “Nós conseguimos juntar pessoas de todas as Regiões Político- Administrativas (RPA’s) do Recife que representam o segmento. Foi um momento de grande expressividade para todos e todas que ainda são vítimas da homofobia”, constatou a gerente. Para Rivânia, os temas votados como prioridade na plenária (ver abaixo) são um marco importante no que se refere à gestão de políticas para os LGBT.

A travesti Patrícia Gomes, representante da Articulação de Movimentos para Travestis e Transexuais de Pernambuco, revelou o caráter fundamental da criação de políticas específicas de educação para o segmento, ao relatar sua própria experiência de vida. “Eu consegui concluir o ensino médio mas isso porque eu ainda não me travestia. Acho que uma travesti não conseguiria. Por isso é importante criar políticas de aceitação e respeito nas escolas”, confessou.

Um total de 604 participantes de diversas organizações sociais do movimento LGBT e 51 candidatos a delegados estavam presentes nesse marco histórico de inclusão social e participação popular. Para Augusto Miranda, coordenador do Orçamento Participativo, a Plenária LGBT é um progresso do movimento. “Não é à toa que Recife tem o maior Orçamento Participativo do País e é a capital nacional da participação. Este acontecimento é prova disso e também um avanço na conquista de espaço do segmento”, disse Augusto.

Estavam presentes também as assessoras especiais da Secretaria Nacional de Segurança pública, Vânia Dias e Cristina Marques além do ouvidor da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, Thomas Edison, que falou do papel da ouvidoria. “O movimento LGBT ainda é vulnerável à atividade policial e em virtude desta discriminação a ouvidoria da SDS tem a função de erradicar qualquer ato atentatório discriminatório contra o movimento por parte da polícia”, relatou Thomas.



Confira abaixo os temas e as ações mais votadas:

1º Educação e Diversidade Sexual:

(Realizar capacitação semestral com professores/as da rede municipal com enfoque ao combate da homofobia)

2º Desenvolvimento Econômico e Diversidade Sexual:

(Desenvolver programas de qualificação profissional para LGBT’s nas diversas áreas do mundo do trabalho)

3º Por uma Cultura Inclusiva Dentro de um Recife Sem Homofobia:

(Fortalecer e garantir a realização mensal do projeto Quintas da Diversidade Descentralizado)

Matérias Relacionadas
- Coordenador do OP se encontra com arcebispo de Olinda e Recife
- Fórum Temático de Mulheres do OP discute planejamento
- Posse festiva do OP agita Clube Internacional
- Delegados e delegadas do OP participam de posse festiva nesta quinta-feira
- Mulher: Fórum Temático do OP realiza última reunião do mês
- João da Costa apresenta resultados do OP 2009
- Conselho do Orçamento Participativo realiza primeira reunião
- Novos conselheiros do COP fazem primeira reunião oficial de 2009
- Termina hoje a votação pela internet do OP 2009
- Solenidade empossa 446 delegados do Ciclo OP 2009
- Prefeito lança votação do OP 2009 pela internet
- João da Costa empossa delegados temáticos do OP 2009
- Delegados temáticos do OP 2009 tomam posse nesta terça
- Prefeito participa da abertura da Plenária Temática de Mulheres do OP
- Ciclo do OP Criança 2009 é lançado com muita festa
- PCR realiza Plenária Temática de Negros e Negras do OP
- OP realiza plenária temática de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
- Revitalização de Mercados é destaque em plenária temática
- Prefeito anuncia pacote de obras para delegados do OP
- OP realiza plenária temática de negros e negras


Enviar    Imprimir