Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 
RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Emlurb

PCR VAI RECUPERAR ESCULTURA DE CHICO SCIENCE DEPREDADA POR VÂNDALOS
20:06 Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

Na última terça-feira (18), a estátua do ícone do movimento Mangue Beat, Chico Science, foi alvo de vandalismo e sofreu sérios danos. Em virtude disso, a Prefeitura do Recife já removeu a peça da Rua da Moeda e a armazenou em um depósito da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). A escultura passará por uma avaliação técnica para que seja iniciada sua restauração. A obra de arte faz parte do projeto Circuito da Poesia que teve, em julho, outras peças danificadas por vândalos.

A estátua confeccionada à base de fibra de vidro foi derrubada do pedestal de sustentação e, devido à queda, sofreu uma rachadura de aproximadamente 0,5 m na região lombar da peça. “Foi muita sorte a estátua não ter se partido. Felizmente, será possível restaurá-la. Este tipo de ação anti-cidadã é condenável e agride a memória de uma personalidade como Chico Science”, lamenta o diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernando Melo.

Ainda de acordo com Fernando Melo, o responsável pelo restauro do monumento de Chico Science será o artista plástico Demetrio Albuquerque - idealizador do Circuito da Poesia. “Queremos garantir que a escultura fique com as mesmas características de quando foi produzida, por isso, contrataremos Demetrio para a restauração. Assim que ele fizer a avaliação técnica e o orçamento da obra, autorizaremos a recuperação da peça”, explica.

Esta é a quinta peça do Circuito da Poesia que sofre agressões somente nos últimos dois meses. Passaram também por restauro recentemente as estátuas dos poetas Joaquim Cardozo, Antonio Maria, Carlos Pena Filho e a do músico Capiba. A equipe de restauração da Emlurb executa reparos, em média, em 15 esculturas por mês. “Além de desrespeitar importantes expoentes de nossa cultura, esse tipo de vandalismo gera custos para a Prefeitura e, por conseqüência, para a própria população”, resume Melo.

O Circuito da Poesia é constituído ainda pelas estátuas de João Cabral de Melo Neto, na Rua da Aurora; Manoel Bandeira, também na Aurora; Clarice Lispector, Praça Maciel Pinheiro; Mauro Mota, na Praça do Sebo; Chico Science, no memorial do artista (Rua da Moeda); Solano Trindade, no Pátio de São Pedro; Ascenso Ferreira, no Cais da Alfândega; e Luiz Gonzaga, na Estação Central do Metrô. O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007 e tem por objetivo homenagear expoentes da cultura pernambucana e aproximar a história deles do público recifense. Para a elaboração do trabalho, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Banco do Brasil, investiu mais de R$ 270 mil.

Matérias Relacionadas
- Esculturas do Circuito da Poesia serão restauradas
- Comam realiza reunião ordinária nesta terça-feira
- Amir Schvartz recebe embaixador da República Tcheca
- Prefeitura do Recife intensifica Operação Tapa-Buracos
- 4ª Regional da Dircon entra em reforma
- Prefeitura intensifica ações em morros na Operação Inverno 2009
- Prefeitura investe 40 milhões na Operação Inverno 2009
- Prefeitura assina contrato e lança edital para obras na Comunidade do Pilar
- João da Costa visita obras na zona Sul do Recife
- Corredor Leste-Oeste completa um ano de implantação
- João da Costa inaugura ruas em Três Carneiros
- João da Costa confere obras na Arquiteto Luiz Nunes
- João da Costa inaugura obras na Zona Norte
- Prefeito João da Costa entrega obras eleitas no OP
- Prefeitura inicia obras na orla de Boa Viagem e Pina
- Obras do Viaduto Capitão Temudo entram em nova etapa
- Obras em Boa Viagem começam nesta quarta-feira
- Prefeito assina novos contratos fundiários em Afogados
- Secretário de Planejamento recebe Vereadores do Recife
- Jorge Carreiro toma posse como novo presidente da URB Recife


Enviar    Imprimir