Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

HIP HOP PERNAMBUCANO COMEMORA BODAS DE PRATA NA TERÇA NEGRA
14:10 Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009

Nascido nos subúrbios habitados por negros e latinos de Nova Iorque, em meados dos Anos 70, o Movimento Hip Hop está completando 25 anos que aportou com toda a força de sua musicalidade e ritmo em Pernambuco. A data será comemorada na próxima terça (21), no Pátio de São Pedro, durante uma edição especial do projeto Terça Negra.

A programação comemorativa às Bodas de Prata começa às 19h e terá a participação do Grupo de Dança Recife City Break, Banda Víruz, Zé Braw e Tiger, ex- Faces do Subúrbio, além de Spider Incógnita Rap. O MC e dançarino Nélson Triunfo, atualmente radicado em São Paulo, será o mestre de cerimônias. A Terça Negra é realizada semanalmente no Pátio de São Pedro, numa parceria firmada em 2001 entre a Secretaria de Cultura do Recife e o Movimento Negro Unificado (MNU).

Para o Secretário de Cultura da Associação Metropolitana de Hip Hop, Pablo Romero, é visível o crescimento do movimento em Pernambuco. “Para se ter uma idéia, só na Região Metropolitana do Recife estão cadastrados 140 bandas, sem contar com os grupos do interior. Na verdade o movimento musical já tem seguidores do Cais de Recife a Petrolina”, atesta Pablo, que irá coordenar, excepcionalmente, o evento de terça-feira.

O músico garante que o público se surpreenderá com uma nova cultura propagada pelo movimento em Pernambuco, durante os shows da próxima semana. “Os MC’s passaram a colocar mais alegria às rimas musicadas ao falar das questões sociais”, frisou. Ele lembra que o hip hop começou como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas dos Estados Unidos, principalmente em Nova Iorque e na Califórnia, e depois ganhou o mundo.

Início – o Hip Hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana americana. “È uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação do espaço e voz das periferias, através das letras questionadoras e agressivas no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas nos muros das cidades”, lembrou Pablo Romero.

Como Movimento Cultural, o hip hop é composto por quatro manifestações artísticas: o MC, que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, a dança breakdance e a pintura do grafite. Também tem a moda inspirada nos afro-americanos e caribenhos.

Matérias Relacionadas
- Emoção dá o tom do primeiro dia de festa no Sítio Trindade
- Programação do Natal da Paz agita mercados
- Cortejo de pastoris anima centro da cidade
- Natal da Paz agita noite com shows na Praça do Arsenal
- Pastoris profanos divertem o público no Pátio de São Pedro
- Balé, peças e música erudita nos teatros municipais
- Alunos da Escola de Frevo recebem brinquedos do Operação Natal
- PCR antecipa lançamento de edital do SIC 2010, que vem com novidades
- Programação do Ciclo Natalino da PCR agita fim de semana
- Cortejo de pastoris homenageia Dom Helder
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças
- Porto das Letras lança livros premiados
- Terça Negra com afoxé, coco de roda e mangue beat
- Cinema e encontros poéticos nas bibliotecas da PCR
- Prefeitura promove exposição em homenagem a Dom Helder
- Filmes premiados continuam em cartaz nos cinemas municipais
- PCR inicia homenagens aos 50 anos do MCP
- PCR lança Catálogo de Agremiações Carnavalescas


Enviar    Imprimir