Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL LANÇA PROJETO NESTA SEXTA-FEIRA
19:01 Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

Os usuários e usuárias dos programas sociais da Secretaria de Assistência Social do Recife terão, nesta sexta-feira, a oportunidade de ter mais contato com a cultura. Amanhã será lançado o projeto Cultura e Cidadania, que tem como objetivo proporcionar novas vivências às pessoas e grupos participantes dos serviços e programas assistenciais. O evento acontecerá no Teatro do Parque, a partir das 14h e já no lançamento será exibida a obra teatral de Martha Medeiros intitulada ‘Caetana’, com as atrizes Lívia Falcão e Fabiana Pirro. A solenidade contará com a presença da secretária Karla Menezes e outras autoridades.

De acordo com Karla Menezes, o projeto pretende contribuir com a ampliação do universo informacional das famílias e possibilitar o acesso à cultura, constituindo um espaço de convivência entre todas as idades e de formação para a participação e cidadania. “Queremos promover o acesso à cultura como forma de inclusão social. Essas pessoas terão a oportunidade de vivenciar eventos que na maioria das vezes tornam-se inacessíveis para a maioria delas”, disse. A expectativa é que um público de 800 pessoas compareça ao teatro.

As atividades do projeto acontecerão a cada dois meses com exibições de paças teatrais e realização de atividades culturais com temáticas referentes aos direitos socioassistenciais, bem como sobre as experiências de vida deste público e seu cotidiano. O público-alvo será os usuários e usuárias do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, as crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Programa Projovem Adolescente, usuários (as) das casas de acolhida temporária do Iasc, a população em situação de rua e as pessoas idosas das comunidades do Recife.

Caetana - Poética forma de denominar a morte, inspiração armorialista utilizada pelo dramaturgo Ariano Suassuna em suas obras e poemas. A encenação resgata elementos do teatro das tradições populares e os transforma em linguagens renovadas de contemporaneidade. Na peça, Benta, uma rezadeira que, depois de indicar o caminho do além para várias almas perdidas, se vê diante de seu próprio encontro com a Caetana, a morte. Chegando ao Reino do Invisível, Benta reencontra as almas anteriormente encomendadas por ela que aparecem em forma de bonecos.

Caetana é um espetáculo experimental que renova-se a cada encontro com o espectador, que fala nas imagens, nas palavras, nos sons e no imaginário, a linguagem poética do humano, o Nordeste renovado na cena. A cenografia propõe a autonomia de mobilidade, utilizando uma “máquina teatral” circense, escultura férrea desmontável e de fácil transporte. A trilha musical do espetáculo, composta pelo português Narciso Fernandes, é pontuada por uma partitura que reúne elementos de diferentes sonoridades da música ibérica e nordestina.

Matérias Relacionadas
- Técnicos da Assistência Social participam de seminário sobre OP 2010
- Aberta temporada de apresentações para mães e pais de alunos do Bolsa Escola
- Programa Lição de Vida forma primeiras turmas
- Roda de Diálogo debate sobre crianças em situação de rua
- Centros da Juventude da Iputinga e Alto Santa Terezinha promovem atividades de integração
- Servidoras do Iasc comemoram o Dia da Mulher com café da manhã
- Karla Menezes homenageia servidoras da Assistência Social com café da manhã
- Encontro discute propostas para a comunidade de Timbiras, na Imbiribeira
- Secretaria de Assistência Social realiza reunião descentralizada no Geraldão
- CSU em folia desfila pela primeira vez nas ruas do Recife
- Iasc lança CD para divulgar trabalhos sociais
- Representantes do Banco Mundial conhecem funcionamento do Bolsa Família no Recife
- Rei e Rainha do 9º Baile da Pessoa Idosa são escolhidos
- Prefeitura do Recife promove 9º Baile da Pessoa Idosa
- Oficinas de adereços carnavalescos movimentam comunidades
- João da Costa lança Carteira Interestadual do Idoso
- Crianças do Cica II gravam música com Maestro Forró
- Campanha realiza atividades com crianças na Orla de Boa Viagem
- Doação Cidadã é reforçada com outbus em 50 coletivos
- Campanha contra trabalho infantil oferece pólo de atendimento na Orla


Enviar    Imprimir