Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARTICIPAM DE SEMINÁRIO NA UNICAP
18:42 Segunda-feira, 12 de Abril de 2010

Cerca de 900 professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal que atuam na educação infantil (de zero a cinco anos) participaram, nesta segunda-feira (12), do seminário “Diretrizes curriculares nacionais: Orientações para o fazer pedagógico na educação e infantil”. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e ocupou, das 8h às 18h, as dependências do auditório G-II, da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

O objetivo foi proporcionar aos educadores uma oportunidade de reflexão sobre as diretrizes curriculares nacionais, articulando a teoria e a prática, na perspectiva de fortalecimento de uma educação com qualidade social. A programação pela manhã, que foi repetida à tarde, teve como formadores (palestrantes) a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, Tacyana Ramos; a coordenadora de Ação Educativa do Instituto Ricardo Brennand, Áurea Bezerra; e a pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil Esperança (San Martin), Fabiana Carneiro.

Segundo a gerente de Educação Infantil da rede de ensino, Heise Aires, o evento marcou o início da Formação Continuada – 2010, direcionada aos profissionais de educação infantil, com o diferencial de que foi a primeira vez que também participaram os coordenadores pedagógicos das escolas que atendem os alunos de quatro e cinco anos. “A ideia é dialogar com os professores e suas práticas, buscando estabelecer uma proposta pedagógica de rede para a educação infantil do Recife”, ressaltou.

Após acompanhar a formação durante toda manhã e início da tarde, Heise Aires analisou de forma positiva os resultados do evento. “Na minha opinião, os educadores se sentiram felizes em encontrar nas reflexões princípios que já orientam suas práticas e ao mesmo tempo preencher lacunas ainda existentes”, observou. De acordo com a gerente, a meta da gestão educacional do Recife é tomar como base as diretrizes curriculares nacionais para construir uma proposta local consistente, feita com muitas mãos.

Educadora da Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Tejipió, Márcia Gomes Calado, aprovou a metodologia da formação. “Está sendo muito inovadora, pois está acrescentando dados novos a nossa prática pedagógica atual”, ressaltou. Como exemplo ela cita a utilização e valorização do lúdico em sala de aula. “Eu sempre utilizei o desenho artístico em sala de aula como forma de enriquecimento do conteúdo pedagógico e estou vendo que é uma prática defendida e incentivada pelas diretrizes nacionais”, comemorou.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura promove seminário para professores de educação infantil
- Cursos Profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- PCR inicia formação continuada dos dirigentes e vice-dirigentes escolares
- Inscrições para o ProJovem Urbano do Recife serão até dia 12
- RELAÇÃO DAS 32 ESCOLAS-NÚCLEO E DOIS POLOS
- Teatro de Santa Isabel recebe mães do Bolsa Escola
- Olimpíada de Matemática vai contar com a participação de 21.258 alunos da rede
- Lição de Vida forma primeiras turmas de alfabetização
- Prefeitura oferece 3.381 vagas em cursos profissionalizantes
- Cursos:
- Seleção de professores para o ProJovem Urbano é prorrogada
- Novos beneficiários recebem orientações sobre o Programa Bolsa Escola Municipal
- PCR promove fórum de dirigentes escolares
- Beneficiários do Bolsa Escola participam de reunião de boas-vindas
- Aulas de dança e teatro para educadores dos Círculos Populares
- Educadores dos Círculos Populares participam de formação
- Alunos de cinco escolas municipais participam da Gincana Praia Limpa
- Morro da Conceição recebe reunião preparatória para Conferencia de Esporte
- Prefeitura e UFPE iniciam seleção de profissionais para o ProJovem Urbano
- ProJovem Urbano do Recife ainda tem 3 mil vagas para interessados em retomar os estudos


Enviar    Imprimir