Atalhos de navegação:

    Educação, Esporte e Lazer     Prefeito dá a partida para o 1º Festival de Leitura e Escrita Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PREFEITO DÁ A PARTIDA PARA O 1º FESTIVAL DE LEITURA E ESCRITA
14:45 Sexta-feira, 23 de Abril de 2010

Fernando Silva
Solenidade aconteceu na Escola Almirante Soares Dutra
Solenidade aconteceu na Escola Almirante Soares Dutra

GALERIAS DE FOTOS
Fotos

É importante desenvolver nas crianças o hábito da leitura, para possibilitar que elas descubram novas histórias a partir do universo tão rico dos livros. O festival é importante por trazer esse incentivo aos alunos”. A declaração foi dada pelo prefeito João da Costa, nesta sexta-feira (23), durante o lançamento do 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino. A solenidade aconteceu na Escola Almirante Soares Dutra, no Cabanga. A iniciativa faz parte de uma ação integrada do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores com as gerências de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série), 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com o tema “Socializar para Integrar”, o festival tem o objetivo de divulgar os projetos de leitura e produção de textos desenvolvidos no âmbito da rede municipal de ensino por professores, mediadores de leitura, coordenadores pedagógicos e dirigentes das escolas municipais. Para isso, serão abertas inscrições e começará a ser feita a divulgação nas escolas dos critérios e regulamentos, motivando a participação de todos os educadores. Também está prevista a realização de um concurso literário nas categorias, crônica, conto e poema. Poderão participar professores e estudantes de toda rede de ensino.

A iniciativa contará com dois momentos principais: um seminário para apresentação dos projetos e ações inscritas e um festival cultural. No segundo evento, estarão reunidas as produções resultantes de cada projeto, que serão apresentadas na forma de recitais, apresentações de teatro, exposições de livros e vídeos. Durante o festival cultural também está programada a culminância do concurso literário, com a divulgação dos resultados.

Entre as metas a serem atingidas, está o mapeamento das ações e projetos ligados à leitura e produção de texto na rede de ensino, estimulando o diálogo entre professores, coordenadores pedagógicos, dirigentes e gestores. Através do festival, a Secretaria de Educação também pretende estimular e divulgar a produção escrita dos alunos e professores, além de avaliar as ações e projetos participantes, visando a estruturar novas políticas de leitura e produção de texto para toda rede de ensino.

Buscamos aumentar os indicadores de leitura e produção de texto na rede de ensino. Contamos com o apoio dos pais e responsáveis nessa tarefa tão importante e com o empenho dos alunos para melhorar a qualidade da educação na nossa cidade”, disse o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte.

Durante o evento, aconteceu a inauguração da biblioteca da escola, que recebeu o nome de Clotilde de Oliveira, antiga moradora do Cabanga. “A homenagem é mais do que justa e faz alusão à história de luta em prol da comunidade que essa mulher possui. É uma maneira de imortalizar personagens importantes para os moradores desse local”, explicou João da Costa. Para Denize Farias, filha de dona Clotilde e delegada do Orçamento Participativo (OP), o dia era de festa. “Estou muito feliz por essa iniciativa da Prefeitura do Recife em homenagear a mulher guerreira que foi minha mãe e também por se preocupar com o futuro e a educação das crianças da nossa cidade”, disse. Além dos livros, a biblioteca oferece acesso aos multimeios (computadores, TV e vídeo).

João da Costa falou, ainda, sobre a educação na rede de ensino. “Não há futuro digno para nossas crianças se a educação não for de qualidade. Por isso, estamos trabalhando na recuperação da estrutura das escolas, melhorando o salário e a capacitação dos professores, reforçando o quadro, com a contratação de 500 novos professores em 2009. Além disso, entregamos os computadores que facilitam as pesquisas, estamos incentivando as políticas de especialização e no mês de maio iremos inaugurar o Centro de Formação Paulo Freire, na Madalena”, disse o prefeito.

Inscrição - Para participar do seminário, os educadores poderão se inscrever apresentando projetos nas categorias: comunicação oral ou pôster. No caso do festival cultural, mostrando as produções artísticas que resultaram dos projetos desenvolvidos nas escolas. A terceira modalidade de participação será no concurso literário que será lançado em toda rede, contemplando as categorias crônicas, conto e poema. Nas três modalidades, a premiação constará da publicação e divulgação dos principais projetos e trabalhos inscritos. A avaliação será feita por uma equipe técnica do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Cronograma das atividades

26/04 a 30/06 – Período de inscrições e divulgação nas escolas.
1º de julho a 23/07 – Período de avaliação e seleção dos projetos e textos literários inscritos;

28 e 29/07 – (manhã, tarde e noite) – Seminário de ações e projetos de leitura e produção de textos, no Centro Paulo Freire, na Madalena;

30/07 – (manhã e tarde) – Apresentação das produções resultantes dos projetos e premiação do concurso literário, no Terminal Marítimo, no Marco Zero.

Cobertura da Rádio Voz do Recife aqui.

Matérias Relacionadas
- Encontro homenageia cinqüentenário do Movimento de Cultura Popular
- PCR participa de Congresso Internacional de Cidadania Empresarial
- Artesãos expõem em bairros do Recife neste fim de semana
- Ação de Descarte e Limpeza no Mercado de Afogados
- João da Costa lança 1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura oferece serviços gratuitos no Mercado de Afogados
- Prefeitura do Recife lança Ciclo do Orçamento Participativo 2010
- Técnicos da Codecir orientam moradores do Jordão
- Mulheres escolhem ações no fórum de prioridades na RPA3
- Ações educativas chegam ao bairro do Jordão
- Parceria entre Prefeitura e Governo garante investimentos de R$ 60 milhões
- PCR divulga abre e fecha no feriado de Tiradentes
- Prefeitura presta assistência a moradores atingidos por incêndio
- Secretaria de Serviços Públicos dá continuidade a seminário de integração
- Programação pelo Dia Mundial da Voz vai envolver mais seis escolas da rede
- Csurb participa de Seminário de Integração
- João da Costa prestigia posse da nova diretoria da Ademi-PE
- João da Costa assina decreto que beneficia pequenos empreendedores
- ExpoAgro recebe artesãos do Prodarte até domingo
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de abril


Enviar    Imprimir