Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

JOÃO DA COSTA LANÇA 1º FESTIVAL DE LEITURA E ESCRITA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
18:21 Quinta-feira, 22 de Abril de 2010

O prefeito João da Costa lança, nesta sexta-feira (23), a partir das 10h, na Escola Almirante Soares Dutra, no bairro do Cabanga, o “1º Festival de Leitura e Escrita da Rede Municipal de Ensino – Socializar para Integrar”, dentro das ações da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. A solenidade vai acontecer durante a inauguração da biblioteca da escola e faz parte de uma ação integrada do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores com as gerências de 1º e 2º ciclos (1ª a 4ª série), 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série) e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Almirante Soares Dutra fica na Rua Camutanga, 180 – Cabanga.

A iniciativa tem o objetivo de socializar e divulgar os projetos de leitura e produção de textos desenvolvidos no âmbito da rede municipal de ensino, por professores, mediadores de leitura, coordenadores pedagógicos e dirigentes das escolas municipais. Para isso, serão abertas inscrições e começará a ser feita a divulgação nas escolas dos critérios e regulamentos, motivando a participação de todos os educadores. O festival também prevê a realização de um concurso literário nas categorias crônica, conto e poema. Poderão participar professores e estudantes de toda a rede de ensino.

O festival contará com dois momentos principais: um seminário para apresentação dos projetos e ações inscritas e um festival cultural. Neste segundo evento estarão reunidas as produções resultantes de cada projeto, que serão apresentadas na forma de recitais, apresentações de teatro, exposições de livros e vídeos. Durante o festival cultural também está programada a culminância de concurso literário, com a divulgação dos resultados.

Entre as metas a serem atingidas com a promoção do 1º Festival de Leitura e Escrita, está o mapeamento das ações e projetos ligados à leitura e produção de texto na rede de ensino, estimulando o diálogo entre professores, coordenadores pedagógicos, dirigentes e gestores. Através do festival, a Secretaria de Educação também pretende estimular e divulgar a produção escrita dos alunos e professores, além de avaliar as ações e projetos participantes visando a estruturar novas políticas de leitura e produção de texto para toda rede de ensino.

Inscrição - Para participar do seminário, os educadores poderão se inscrever apresentando projetos nas categorias comunicação oral ou pôster. No caso do festival cultural, mostrando as produções artísticas que resultaram dos projetos desenvolvidos nas escolas. A terceira modalidade de participação será no concurso literário que será lançado em toda rede, contemplando as categorias crônicas, conto e poema. Nas três modalidades, a premiação constará da publicação e divulgação dos principais projetos e trabalhos inscritos. A avaliação será feita por uma equipe técnica do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores.

Cronograma das atividades
 
23/04 – (manhã) Lançamento na Escola Almirante Soares Dutra (Cabanga)
26/04 a 30/06 – Período de inscrições e divulgação nas escolas
1º de julho a 23/07 – Período de avaliação e seleção dos projetos e textos literários inscritos
28 e 29/07 – (manhã, tarde e noite) – Seminnário de ações e projetos de leitura e produção de textos – no Centro Paulo Freire (Madalena)
30/07 – (manhã e tarde) – Apresentação das produções resultantes dos projetos e premiação do concurso literário – no Terminal Marítmo (Marco Zero)
 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura oferece serviços gratuitos no Mercado de Afogados
- Prefeitura do Recife lança Ciclo do Orçamento Participativo 2010
- Técnicos da Codecir orientam moradores do Jordão
- Mulheres escolhem ações no fórum de prioridades na RPA3
- Ações educativas chegam ao bairro do Jordão
- Parceria entre Prefeitura e Governo garante investimentos de R$ 60 milhões
- PCR divulga abre e fecha no feriado de Tiradentes
- Prefeitura presta assistência a moradores atingidos por incêndio
- Secretaria de Serviços Públicos dá continuidade a seminário de integração
- Programação pelo Dia Mundial da Voz vai envolver mais seis escolas da rede
- Csurb participa de Seminário de Integração
- João da Costa prestigia posse da nova diretoria da Ademi-PE
- João da Costa assina decreto que beneficia pequenos empreendedores
- ExpoAgro recebe artesãos do Prodarte até domingo
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de abril
- PCR comemora o Dia Mundial da voz
- João da Costa entrega obras de contenção no Alto Santa Terezinha
- Prefeito visita obras de requalificação no prédio da PCR
- Procon inscreve alunos para oficina de Metareciclagem
- PCR reforça sinalização no pavimento de importantes avenidas


Enviar    Imprimir