Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ACHADOS ARQUEOLÓGICOS SÃO OBJETOS DE EXPOSIÇÃO NO SÍTIO TRINDADE
00:00 Sexta-feira, 14 de Maio de 2010

Artefatos de cerâmica, projéteis de arma de fogo, cachimbos. Essas são algumas das peças que podem ser vistas na exposição “Apresentando o Arraial Velho do Bom Jesus”, que está em cartaz no Sítio Trindade, em Casa Amarela. A mostra, Promovida pela Secretaria de Cultura, é uma parceria entre a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural –DPPC em parceria com o Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco.

A ideia é sensibilizar a população apresentando um resgate histórico do patrimônio desse sítio arqueológico, hoje conhecido como Sítio Trindade”, afirma Lorena Veloso, diretora de Preservação do Patrimônio Cultural. A proposta buscou destacar a existência do “Forte Arraial Velho do Bom Jesus” apresentando à comunidade a história da fortificação e proporcionando aos alunos, professores e visitantes um conhecimento ativo das pesquisas arqueológicas e atividades de Educação Patrimonial. Aliou-se à proposta, uma abordagem da história do lugar com vistas a contribuir para a formação do cidadão, levando-o a se apropriar afetivamente da memória local e a usufruir do espaço Sítio Trindade, com o compromisso de valorizá-lo e preservá-lo.

No final da década de 1960, foram feitas duas escavações arqueológicas. A primeira tinha como objetivo encontrar o forte do qual aparentemente não restavam vestígios; nesse período, os arqueólogos encontraram uma parte do fosso. A segunda deteve-se na ampliação das áreas escavadas para destacar as formas do fosso descoberto, dando maior visibilidade ao monumento. Foram encontrados no local armas brancas, projéteis de arma de fogo, equipamentos de defesa pessoal, entre outros objetos.

Os arqueólogos retornaram ao local, na década de 1980, com o objetivo de avaliar o desgaste do sítio, oriundo das ações naturais e humanas. Essa etapa permitiu elaborar definições para preservar o monumento, adotando medidas para conter tal desgaste. As medidas sugeridas representaram a importância de se manter um monumento que simboliza a memória viva da história, momentos e dificuldades enfrentados e superados pelo nosso povo.

Em 2009, foi reiniciado o trabalho de escavações e outra parte do fosso foi descoberta, novos achados foram encontrados, entre eles, mariscos e ostras, demonstrando, possivelmente, o tipo de alimentação consumida no forte. Alguns objetos indígenas, como urna funerária, cachimbo e uma vasilha comprovam a presença nativa no local.

O Forte - A construção da fortificação em 1630, também conhecida como “Forte Real do Bom Jesus”, foi projetada para proteger as terras produtivas de cana-de-açúcar da capitania de Pernambuco contra a investida holandesa. O estilo arquitetônico do forte era misto, pois que apresentava uma estrutura de duas táticas de guerra do período: a guerra de cerco e a prática de guerrilha, que consistia em cercar o inimigo, interromper suas linhas de comunicação e destruir seus suprimentos.

O nome a ele atribuído – “Forte Real do Bom Jesus” – foi inspirado, possivelmente, em uma capela construída no local em devoção ao Bom Jesus. No entanto, não foi encontrado nenhum vestígio arqueológico dessa capela. O Forte Real do Bom Jesus, que antes abrigou um cenário de lutas, passou a ser residência da família Trindade Peretti que construiu o chalé. O Dr. Manuel da Trindade Peretti, membro da família e morador do local, foi a referência pela qual o lugar ficou e é conhecido até hoje: Sítio Trindade.

Serviço:
Exposição Apresentando o Arraial Velho do Bom Jesus
Sítio Trindade
Estrada do Arraial nº. 3.259 - Casa Amarela - Recife - PE
Fone: 81. 3355.3410 / 3411

Matérias Relacionadas
- Fundação de Cultura realiza sorteio do Concurso de Quadrilhas Juninas 2010
- O Circo do Seu Bolacha anima o domingo no Sítio Trindade
- Como Treinar seu Dragão estreia no Cinema do Parque
- PCR tem programação especial para Semana Nacional de Museus
- Mamam lança Clube de Colecionadores de Fotografia
- Sobre os autores:
- Sobre os curadores:
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público prorroga prazo para envio de textos
- Mamam lança Clube de Colecionadores de Fotografia
- Crítica teatral em debate no Teatro Hermilo Borba Filho
- Educação para o Teatro reúne contos de domínio público
- O mundo pelas lentes de Marc Riboud
- Tributo a Bob Marley e prévias juninas animam o Pátio de São Pedro
- Centenas de pessoas comparecem ao Mamam por obra de Flemming
- PCR inscreve grupos para concurso de quadrilhas juninas
- Bibliotecas de Afogados e Casa Amarela exibem Piaf e Tempos de Paz
- Seminário qualifica jurados de quadrilhas juninas
- Prefeito anuncia programação dos 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- Terça Negra rende Tributo a Bob Marley
- Mamam recebe o artista Alex Flemming nesta terça


Enviar    Imprimir