Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO DE SANTA ISABEL É HOMENAGEADO NA CASA JOSÉ MARIANO
00:00 Terça-feira, 18 de Maio de 2010

Dentro da programação da Semana Comemorativa aos 160 anos do Teatro de Santa Isabel, foi realizada sessão solene na Câmara dos Vereadores, na tarde desta terça-feira (18). O tributo, proposto pelo presidente da casa, Múcio Magalhães, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, num reconhecimento da importância do equipamento cultural da Prefeitura do Recife para a sociedade recifense e para todo o Brasil. Estavam presentes ao ato, que foi presidido pelo vereador Gilberto Alves, o secretário de Cultura Renato L; a diretora do Teatro de Santa Isabel, Simone Figueiredo; e ainda políticos e personalidades como o músico Fred Zeroquatro e Joaquim de Castro, que foi diretor do teatro-monumento, entre outras autoridades.

Magalhães deu as boas vindas aos presentes e discursou sobre a representatividade do Teatro de Santa Isabel. O presidente da Câmara lembrou o histórico da casa, ressaltando o fato de que ela foi sede e testemunha do movimento abolicionista, servindo de cenário para os encontros de vultos revolucionários como Joaquim Nabuco e Castro Alves. “Com esta homenagem, queremos celebrar não só o monumento, mas também todos os que fizeram a história da nossa cultura, trabalhando naquela edificação que é orgulho para todos os recifenses e pernambucanos”, disse.

Sobre os dias atuais, o vereador ressaltou que o Teatro de Santa Isabel é um espaço aberto à população, reflexo do direcionamento democrático tomado nos últimos anos: “Houve um tempo em que o pobre não podia entrar no Teatro de Santa Isabel. Atualmente, existem programas como o que leva as mães e representantes de alunos da rede municipal de ensino cadastrados no Bolsa Escola para assistirem a espetáculos locais e para conhecer um dos prédios mais bonitos da Cidade”, lembrou.

Logo depois, foi o momento da entrega da placa comemorativa à diretora Simone Figueiredo. Emocionada, em sua fala Simone destacou o orgulho que sente em receber a homenagem à casa que gere, lembrando que esta se estende a todos que fazem e fizeram os 160 anos de história do Teatro. A diretora leu um texto poético que aludia ao modo de ser do recifense e ao carinho com que Manuel Bandeira se referia à capital pernambucana. “O Santa Isabel reflete o caráter da nossa gente, o dinamismo, a generosidade”, colocou.

Já o secretário de Cultura, Renato L, ressaltou que as comemoração em torno dos 160 anos do Santa Isabel são um reconhecimento à importância histórica, social e política do monumento. “O Santa Isabel recebe o que há de melhor nas artes cênicas do Recife e do Brasil, e, além de ser uma das obras arquitetônicas mais significativas para a Cidade, é uma fonte inesgotável de prazer estético, não só para quem entra, mas até mesmo para quem passa por perto”, frisou, lembrando, ainda, que, apesar da sofisticação de sua arquitetura e programação, a casa está sempre aberta ao povo, uma vez que é feito para a população do Recife.

A Semana Comemorativa aos 160 anos do Teatro de Santa Isabel segue até o próximo domingo (23), no entanto, até o dia 30 de maio, serão realizados espetáculos, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades protagonizadas por artistas nacionais e locais.

Matérias Relacionadas
- Teatros municipais estão recheados de atrações nesta semana
- Nathalia Timberg e Rosamaria Murtinho concedem coletiva à imprensa no Santa Isabel
- Ana Lisboa lança livro no Mamam
- Bibi Ferreira promete surpreender público no Santa Isabel
- Teatro de Santa Isabel lança selo e carimbo comemorativos
- Lucila Nogueira lança Cordão Encarnado no Porto das Letras
- Poesia e cinema nas bibliotecas municipais
- Terça Negra tem reggae e rap no Tributo a Bob Marley
- Prefeito anuncia homenageados do Ciclo Junino 2010
- PCR comemora 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- PROGRAMAÇÃO
- Achados arqueológicos são objetos de exposição no Sítio Trindade
- Fundação de Cultura realiza sorteio do Concurso de Quadrilhas Juninas 2010
- O Circo do Seu Bolacha anima o domingo no Sítio Trindade
- Como Treinar seu Dragão estreia no Cinema do Parque
- PCR tem programação especial para Semana Nacional de Museus
- Mamam lança Clube de Colecionadores de Fotografia
- Sobre os autores:
- Sobre os curadores:
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público prorroga prazo para envio de textos


Enviar    Imprimir