Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PCR E EXÉRCITO SE UNEM PARA COMBATER A DENGUE NO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 2 de Junho de 2010

Até o mês de maio deste ano, o Ibura, no Distrito Sanitário VI, foi o bairro do Recife com maior quantidade do mosquito Aedes aegypti por domicílio. Por esse motivo, o local foi escolhido para a primeira grande mobilização de combate ao transmissor da dengue, realizada nesta quarta-feira (2). Promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, a ação conta com a participação de 140 homens do Exército Brasileiro e de 200 agentes do Programa de Saúde Ambiental, que se encontraram no Polo da Academia da Cidade, na Praça da Vitória, e visitaram moradores de cerca de três mil imóveis. A próxima atividade conjunta acontecerá neste sábado (5), em Dois Unidos, onde foram notificados 164 casos.

Esse tipo de orientação à população acontece o ano todo, mas, é intensificada em determinados meses. “Períodos de chuvas com variações de dias ensolarados são mais favoráveis para a proliferação do mosquito. Por isso essa parceria com o Exército é fundamental para evitar o crescimento do numero de casos da dengue”, disse o secretário de Saúde, Gustavo Couto, que esteve acompanhado pelo sargento do Exército Anderson Ubirajara, pelo secretário executivo da pasta, Tiago Feitosa, pela gerente do Distrito Sanitário VI, Daniele Rodrigues, e pelas diretoras Bernadete Peres (Atenção à Saúde), e Adeilza Ferraz (Vigilância à Saúde).

As visitas dos homens do Exército têm como intuito, principalmente, identificar e descartar os focos do mosquito, mas, o tratamento com larvicida caberá aos técnicos da Vigilância Sanitária. “É importante que as pessoas criem a cultura de cuidar da casa e evitar o acúmulo de água, pois, 70% dos focos estão dentro dos imóveis”, alertou Couto. Ainda de acordo com o titular da pasta “um único mosquito pode proliferar entre 400 e 450 ovos, que são capazes de infectar até 300 pessoas. Então obter esse controle é muito difícil, por isso é fundamental a participação de todos”, explicou.

A varredura do Exército acontecerá por 15 dias consecutivos, período no qual os homens estarão em todos os bairros do Recife. “Ficamos muito satisfeitos em poder ajudar a sociedade, especialmente quando a missão envolve crianças e idosos, as parcelas mais vulneráveis da população. Portanto, estamos do lado da Prefeitura, vamos agir com a mesma disciplina adotada nos nossos Batalhões”, falou o sargento do Exército Anderson Ubirajara.

Para os moradores essas ações são fundamentais para evitar a doença. “Na minha família ninguém nunca teve dengue, graças à presença dos representantes da Prefeitura que vêm sempre aqui nos orientar e colocar larvicida”, afirmou a moradora Ana Cristina dos Santos, que vive no bairro há mais de 30 anos. De acordo com a mãe dela, dona Marta Rosenda dos Santos, de 74 anos, as orientações são bem específicas para a realidade de cada família e, a cada visita, ela aprende mais. “Hoje me orientaram a trocar esse tonel sem tampa por um que possa ser fechado. Disseram, também, passar um pano por dentro do tonel quando formos trocar a água. Vou fazer tudo isso”, confirmou a moradora.

Na ocasião, o secretário orientou os moradores. “Assim que aparecerem os primeiro sintomas como moleza e febre, tome muita água e procure logo um médico”, ressaltou. Dúvidas sobre prevenção e como proceder em caso de dengue, podem ser tiradas através da Ouvidoria Municipal de Saúde que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h.

Os números da dengue no Recife - Neste primeiro semestre, até o final de maio, foram registrados 1.872 casos notificados, dos quais 206 foram confirmados. Desses, 11 foram do tipo hemorrágica e houve um óbito. Os bairros com maiores notificações são: Torreões, Dois Unidos, Jardim São Paulo e Água Fria.

No mesmo período 704.554 imóveis foram visitados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, dos quais: 537.567 foram trabalhados, sendo 50.842 focos eliminados e 72.172 focos tratados. Nos demais, 2.968 foram recusados e 164.019 estavam fechados.

Matérias Relacionadas
- Saúde promove capacitação sobre Programação e Orçamento
- Saúde combate a dengue em jogo na Ilha do Retiro
- Profissionais da Atenção Básica do Recife são capacitados para o combate à dengue
- Exército entra na briga contra a dengue no Recife
- Saúde capacita profissionais da Atenção Básica sobre a dengue
- PCR consegue apoio da Igreja Católica na campanha da de combate à Dengue
- Saúde capacita zeladores de condomínios para reforçar o combate à dengue
- Diretora de Vigilância à Saúde se reúne com Dom Fernando Saburido
- Saúde intensifica ações contra a dengue na Zona Norte do Recife
- Saúde promove atividades para marcar Dia Mundial sem Fumar
- Saúde capacita profissionais da Academia da Cidade para o São João
- Seminário marca celebração do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
- Saúde faz marcação cerrada contra a dengue em Náutico x América (RN)
- Prefeitura realiza mutirão contra a dengue na Zona Norte do Recife
- Profissionais da Saúde do Aníbal Bruno recebem capacitação sobre DST e Aids
- Exército recebe capacitação para atuar em combate à dengue
- Secretaria de Saúde promove palestra sobre dengue na Sinduscon
- Trabalhadores da Ceasa são contemplados com ação da Saúde
- Soldados recebem treinamento prático contra a dengue
- Saúde promove capacitação sobre DST/Aids no Presídio Aníbal Bruno


Enviar    Imprimir