Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

CAMPANHA 100 ANOS DE DIAGNÓSTICO DA DOENÇA FALCIFORME É LANÇADA NO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 30 de Junho de 2010

Participantes do encontro discutiram assistência à saúde, avanços dos tratamentos e a situação da enfermidade no Brasil e no Recife

Por Cris Sobral

Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, participou, nas policlínicas Clementino Fraga, em Casa Amarela e Albert Sabin, na Tamarineira, do lançamento da campanha 100 anos de Diagnóstico da Doença Falciforme, uma iniciativa do Ministério da Saúde.

O encontro contou com as presenças da diretoria da unidade e de profissionais de saúde dos seis distritos sanitários do Recife e teve como propósito sensibilizar os profissionais sobre a enfermidade e conscientizar os portadores da doença sobre o tratamento e o atendimento laboratorial de qualidade oferecido pelo município.

A campanha faz parte de uma promoção do Ministério da Saúde em parceria com a Federação Nacional de Pessoas com Doença Falciforme (Fenatal), e tem o propósito é realizar ações desenvolvidas em todo o país voltadas, principalmente, para a população afrodescendente.

As informações do Ministério da Saúde foram repassadas por meio de uma videoconferência, seguida de um debate entre os presentes. De acordo com a diretora em exercício da Diretoria Geral de Atenção à Saúde do Recife (DGAS), Ana Cristina Reis, “o propósito é abrir espaço para que os profissionais e as pessoas envolvidas na Política Municipal de Atenção à Saúde da População Negra saibam mais sobre o assunto. É necessário o envolvimento de mais pessoas para que elas saibam o que tem sido feito no último século no mundo e os esforços para reduzir a incidência de casos no Brasil”, afirma.

Para a gerente da Policlínica Clementino Fraga, Georgina Campelo, “a anemia falciforme merece uma atenção maior da população e dos órgãos competentes. A campanha pretende levar mais informações aos agentes de saúde sobre a enfermidade, sintomas, o que se fazer em caso de suspeitas e mostrar os números da doença no país, fazendo com que estes se tornem multiplicadores”, afirmou.

Política – Instituído em 2006, o Programa de Atenção à Saúde da População Negra do Recife tem trabalhado para realizar o diagnóstico precoce da enfermidade e acompanhar os casos que chegam à rede de saúde municipal. O teste do pezinho, que identifica a doença, é oferecido nas três maternidades do Recife: Barros Lima (Avenida Norte, 6465, Casa Amarela); Professor Bandeira Filho (Rua Londrina, s/n, Afogados) e Arnaldo Marques (Avenida Dois Rios, s/n, Ibura de Baixo). Já o Laboratório Municipal de Saúde Pública realiza o exame de eletroforese da hemoglobina, capaz de identificar a hemácia falciforme.

Saiba mais – Anemia Falciforme é uma doença que passa dos pais para os filhos e altera os glóbulos vermelhos do sangue. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente causando anemia hemolítica – a pessoa apresenta-se pálida e com icterícia (o ‘branco do olho’ apresenta coloração amarelada).

A doença pode se manifestar de forma diferente em cada indivíduo. Uns têm apenas alguns sintomas leves, outros apresentam um ou mais sinais ou sintomas, entre eles, crise de dor, que é o sintoma mais freqüente da enfermidade; icterícia (cor amarela nos olhos); síndrome mão-pé nas crianças pequenas, quando as crises de dor podem ocorrer nos pequenos vasos sanguíneos das mãos e pés causando inchaço, dor e vermelhidão no local; e infecções. As pessoas com doença falciforme têm maior propensão a infecções e, principalmente as crianças, podem ter pneumonias e meningites.

Matérias Relacionadas
- CPTRA comemora 20 anos de existência com festa junina
- Saúde firma parceria com os Correios e intensifica o combate à dengue
- Samu Recife reforça equipes de resgate à desabrigados na Zona da Mata Sul
- Saúde capacita pastores da I Igreja Batista do Recife
- Saúde monitora presença do Aedes aegypti com instalação de armadilhas
- Saúde e Igreja dos Santos dos Últimos Dias combatem a dengue no Recife
- Igreja Católica recebe informações sobre cuidado com a dengue
- Academia da Cidade promove arraial no Coque
- Técnicos da Secretaria de Saúde caminham para combater a dengue
- Saúde realiza caminhada de combate à dengue na Imbiribeira e Ipsep
- Festa junina agita Academia da Cidade do Coque
- Cúria Metropolitana recebe orientações sobre cuidados com a dengue
- Combate à dengue incluído em conteúdo de disciplina acadêmica no Recife
- Saúde vacina criançada contra a poliomielite no Recife
- Moradores dos Coelhos recebem agentes de Saúde em mutirão contra a dengue
- Saúde promove caminhada contra a Tuberculose em Santo Amaro
- Enfermeiros municipais fecham acordo com Secretaria de Saúde e retornam ao trabalho
- Combate à dengue agita mercados públicos do Recife
- PCR inicia campanha nacional de vacinação contra a polio neste sábado
- Comunidade no Totó é contemplada com ações da Saúde


Enviar    Imprimir