Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

MORADORES DOS COELHOS RECEBEM AGENTES DE SAÚDE EM MUTIRÃO CONTRA A DENGUE
18:11 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

A ação deste final de semana vai vistoriar 800 imóveis, levar informações sobre a enfermidade e aplicar larvicida em focos da doença

Por Mhatteus Sampaio

A Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário I realiza, neste final de semana (sábado 12 e domingo 13), um mutirão contra a dengue no bairro dos Coelhos, área central do Recife. O grupo, formado por um supervisor e mais sete agentes de Saúde Ambiental (ASA) percorrerá os quarteirões da localidade e visitará cerca de 800 imóveis.

Aqueles que estiverem fechados, mas habitados, serão visitados novamente durante a próxima semana. Já os que estão abandonados e os não-habitados, serão abertos por um chaveiro, com a presença de inspetores da Vigilância Sanitária, para que seja feito o tratamento no local e fechados novamente.

“O bairro dos Coelhos apresenta um dos menores índices de casos notificados da Cidade – 8 ocorrências. Durante nossas ações na localidade, somos sempre muito bem recebidos pela população, que nos permite entrar nas residências, vistoriar os imóveis e realizar o tratamento dos focos, quando encontrados. Essa consciência dos moradores se reflete nos números da enfermidade desse bairro”, avalia Aparecida Lima, diretora da Vigilância Ambiental do Distrito Sanitário I.

Combate – O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti atua em depósitos onde exista água parada e sem proteção, como baldes e caixas d’água e até lixo. Por isso, é importante que a população cuide, principalmente, dos depósitos de água para consumo e procure colaborar com os horários de coleta do lixo na região onde mora. Se a pessoa tiver febre, vômito, encontrar machas vermelhas pelo corpo ou sentir dores nas articulações e no abdômen, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa o quanto antes.

Cuidados – A Secretaria de Saúde do Recife alerta a população para a necessidade da hidratação oral – ingestão aproximada, diária, de 4 litros de água para que, em caso de suspeita da enfermidade, seja possível diminuir o risco de complicações e evolução da dengue clássica para o estágio hemorrágico.

A doença provoca uma desidratação muito rápida, por isso é imprescindível que as pessoas bebam muito líquido até a urina ficar transparente como água. Os mais indicados são água, soro caseiro, leite, sucos de frutas, água de coco, chás e sopas. Assim, a Secretaria de Saúde do Recife alerta para a necessidade do envolvimento de todos, autoridades e população, no combate à doença, além de articulações com diversos órgãos e entidades parceiras.

A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza o telefone da direção do Distrito Sanitário I (3232.1550) e da Ouvidoria Municipal da Saúde (0800.281.1520) para esclarecimento de dúvidas sobre a doença, bem como solicitar uma visita dos agentes de Vigilância Ambiental às residências.

Serviço:

O quê: Moradores dos Coelhos recebem agentes de Saúde em mutirão contra a dengue

Matérias Relacionadas
- Saúde promove caminhada contra a Tuberculose em Santo Amaro
- Enfermeiros municipais fecham acordo com Secretaria de Saúde e retornam ao trabalho
- Combate à dengue agita mercados públicos do Recife
- PCR inicia campanha nacional de vacinação contra a polio neste sábado
- Comunidade no Totó é contemplada com ações da Saúde
- Saúde combate a dengue em mercados públicos do Recife
- Saúde promove caminhada contra a tuberculose em Santo Amaro
- Saúde promove feira de serviços no Totó
- Usuários da Academia da Cidade comemoram São João no Sítio Trindade
- Saúde reúne idosos para falar sobre tuberculose
- PCR intensifica combate ao mosquito da dengue
- Infectologista atualiza profissionais de saúde sobre dengue
- Moradores de Sítio do Céu receberão orientações sobre tuberculose
- Profissionais de saúde do Aníbal Bruno são sensibilizados sobre hanseníase
- Coleta de lixo reforça combate à dengue no Arruda
- Saúde orienta moradores de Santo Amaro sobre transmissão tuberculose
- Saúde promove mutirão da dengue em Dois Unidos e Água Fria
- DENGUE - Saúde capacita profissionais da rede contra a doença
- Saúde da Família ganha reforço com programa pioneiro de Atenção Básica
- Profissionais de saúde do Aníbal Bruno passam por sensibilização sobre hanseníase


Enviar    Imprimir