Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

FÓRUM DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL DO RECIFE É ABERTO
16:56 Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

O evento teve como destaque a presença da Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire

Por Otávio Dias

O “Fórum de Educação Municipal do Recife” está contando com a participação de cerca de 600 educadores, entre dirigentes e vice-dirigentes, coordenadores pedagógicos e técnicos, da rede municipal. O evento foi aberto às 9h desta segunda-feira (26), no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, pelo secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, e teve como destaque a presença da Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire. Cada participante teve direito a uma camisa, bolsa e folder alusivos ao evento.

Na saudação aos educadores, o secretário Cláudio Duarte ressaltou que o Fórum é a primeira iniciativa tomada pela Secretaria de Educação no sentido de refletir números e dados recentemente publicados pelo Ministério da Educação em relação ao IDEB 2009. “São números que não refletem toda a complexidade do ensino público brasileiro, mas nos dão um indicativo importante visando à adoção de medidas de enfrentamento aos pontos de estrangulamento de nossa rede”, frisou.

Cláudio Duarte revelou que a ideia é construir um plano de intervenção para atuar, durante cerca de um ano, nas unidades de ensino que não tiveram um desempenho satisfatório no último IDEB. “Estamos contratando a UFPE para nos ajudar na implementação e no monitoramento desse plano”, explicou. O secretário disse, ainda, que as 32 escolas que tiveram bons resultados estão de parabéns, mas que as demais não devem ser criticadas. “As outras unidades de ensino também tentaram o melhor, mas enfrentaram dificuldades. Devemos agora, a partir desse Fórum, aproveitar o plano de intervenção para dar um salto de qualidade, para não sermos surpreendidos no futuro”, argumentou.

A educadora Nita Freire, que foi saudada com entusiasmo pelo secretário Cláudio Duarte e todos os educadores presentes, elogiou a realização do Fórum e a política educacional da gestão João da Costa. Ela também teceu elogios à estrutura do Centro que leva o nome de seu ex-marido. “Este centro, que é bonito e funcional, mas com simplicidade, é a cara de Paulo Freire, mas para funcionar precisa estar sempre ocupado por vocês, educadores, como agora”, frisou. Ela também aproveitou para pedir uma salva de palmas para o amigo e padrinho Alcides Tedesco, que faleceu na semana passada.

Tentando resumir o sentimento dos participantes, a dirigente da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho (Pina), Ana Lúcia Rego Ferreira, elogiou a promoção do Fórum. “Este evento é muito importante para toda comunidade escolar, porque nos dá oportunidade de refletir sobre nossos erros e tentar corrigi-los. Acho que isso mostra que existe uma política séria voltada, para o crescimento da educação municipal”, argumentou.

A abertura do Fórum também contou com pronunciamentos da diretora geral de Acompanhamento e Avaliação Educacionais, Ivone Caetano de Oliveira, e da representante do sindicado dos professores (Simpere), Socorro Barreto Campello. Já a parte cultural foi comandada por um grupo de jazz da Escola Municipal de Artes João Pernambuco (Várzea).

Matérias Relacionadas
- Fórum de educação municipal debate resultados do IDEB
- Secretarias de Educação e de Administração capacitam servidores da PCR
- CSU Bido Krause em festa no Festival de Futsal e Futebol dos Círculos Populares
- Curso de Cuidador de Idoso realiza formatura
- Festival dos Círculos Populares agita o CSU Bido Krause
- Prefeito visita escola campeã do IDEB
- Parceria leva cursos da Escola de Gestão ao Centro de Formação de Professores
- Escola Municipal participa do Projeto um computador por aluno
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 é aberta no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental
- Ideb do Recife é destaque entre as capitais do Nordeste
- LISTA DAS ESCOLAS
- PCR abre 12 mil vagas para educação profissionalizante


Enviar    Imprimir