Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

FÓRUM: JOÃO DA COSTA PRESTA HOMENAGEM ÀS ESCOLAS DESTAQUES NO IDEB
00:00 Segunda-feira, 26 de Julho de 2010

Trinta e duas escolas receberão computador portátil e equipamento de datashow

Por Otávio Dias

As 32 escolas da rede municipal de ensino que atingiram ou superaram a média nacional de 4,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2009) serão homenageadas, nesta terça-feira (27), pelo prefeito do Recife, João da Costa. O evento acontece a partir das 16h, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, durante o encerramento do 2º e último dia do “Fórum de Educação Municipal do Recife – IDEB: seus resultados e os impactos na organização escolar”.

Na ocasião, os dirigentes das 32 unidades receberão um certificado destacando o feito, além de um kit tecnológico contendo um computador portátil e um equipamento de datashow para uso da escola. Os computadores serão entregues durante a solenidade, enquanto os outros equipamentos serão enviados diretamente para as unidades de ensino.

No certificado, intitulado “Homenagem”, o prefeito se dirige a todos os que integram a comunidade escolar (dirigentes, professores, coordenadores pedagógicos, funcionários, pais e mães de alunos), destacando o trabalho “sério e comprometido com a formação de cidadãos (ãs) críticos e atuantes”. O texto da homenagem ressalta, ainda, que o “desempenho deve servir de exemplo a todas as unidades educacionais para que a cidade do Recife possa elevar, ainda mais, o seu padrão de qualidade na educação, preparando cidadãos (ãs) melhores para nossa sociedade”.

Debates – Realizado por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, o Fórum é um grande encontro de reflexão e debate sobre os resultados e os impactos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB 2009) na rede municipal de ensino. O evento teve início nesta segunda-feira (26) e conta com a participação de cerca de 600 pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos, técnicos e dirigentes de todas as 223 escolas municipais.

Na abertura do Fórum, o secretário de educação, Cláudio Duarte, revelou que a ideia é construir um plano de intervenção para atuar, durante cerca de um ano, nas unidades de ensino que não tiveram um desempenho satisfatório no último IDEB. “Estamos contratando a UFPE para nos ajudar na implementação e no monitoramento desse plano. Devemos agora, a partir desse Fórum, aproveitar o plano de intervenção para dar um salto de qualidade, para não sermos surpreendidos no futuro”, argumentou.

O segundo e último dia do Fórum será aberto às 8h, com apresentações culturais. Em seguida, das 8h30 às 10h30, haverá a exposição dialogada do tema “Fundamentos para uma política e práticas educativas de maior impacto para o sucesso da rede”, com a apresentação das pesquisas “Rede de aprendizagem” e “Caminhos do direito de aprender”, ambas da Unicef.

A exposição, seguida de debates, será comandada pela professora Ana Luiza Oliva Buratto, da ONG Avante (Educação e Mobilização Social). Ela é coordenadora da pesquisa “Rede de aprendizagens: boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender”, também da Unicef.

Entre 14h e 15h, a socialização de experiências terá como palestrante a professora Marilene de Araújo, da Secretaria de Educação da Rede Municipal de Teresina (PI). A capital do Piauí atingiu a média de 5,2 no IDEB 2009, conquistando a primeira colocação entre as nove capitais do Nordeste. O Recife ficou em 3º lugar, com média de 4,1.

Após a apresentação da piauiense, haverá debates com todos os participantes. O Fórum de Educação Municipal do Recife será encerrado às 16h, com a solenidade em homenagem às 32 escolas municipais do Recife que se destacaram no IDEB 2009.

Matérias Relacionadas
- Quadra Euller Bentes recebe reunião de Comissão de Usuários
- Beneficiários do Bolsa Escola e Bolsa Família concluem cursos profissionalizantes
- Fórum de Educação Municipal do Recife é aberto
- Fórum de educação municipal debate resultados do IDEB
- Secretarias de Educação e de Administração capacitam servidores da PCR
- CSU Bido Krause em festa no Festival de Futsal e Futebol dos Círculos Populares
- Curso de Cuidador de Idoso realiza formatura
- Festival dos Círculos Populares agita o CSU Bido Krause
- Prefeito visita escola campeã do IDEB
- Parceria leva cursos da Escola de Gestão ao Centro de Formação de Professores
- Escola Municipal participa do Projeto um computador por aluno
- Shows encerram maratona cultural no Pátio de São Pedro
- Conexão 17 é aberta no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para mais de 5 mil educadores
- Biblioteca de Afogados comemora Dia Nacional do Futebol
- PCR inicia 8º Encontro de Formação Continuada em Esporte e Lazer
- PCR abre 3.401 vagas para cursos básicos de informática
- Alunos da rede participam de colônia de férias
- Germano Coelho apresenta projeto de livro
- Rede municipal do Recife supera meta nacional para anos iniciais do ensino fundamental


Enviar    Imprimir