Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO PRESTIGIA CRAVAÇÃO DA 1ª ESTACA DO RIOMAR SHOPPING
00:00 Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Localizado em um ponto estratégico da Cidade, o empreendimento será beneficiado por um importante projeto da PCR, a Via Mangue

Por Marcela Sotero

O prefeito do Recife, João da Costa, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (2), a solenidade que marcou o início da construção do RioMar Shopping, com a cravação da sua 1ª estaca. Também estiveram no evento, que aconteceu no terreno onde será erguido o empreendimento, onde funcionava a fábrica da Bacardi, no Pina, o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça; o governador Eduardo Campos; e o secretariado municipal. A previsão é de que o estabelecimento comercial seja inaugurado entre outubro e novembro de 2012.

O centro de varejo será fundamental para o crescimento estrutural e econômico da Cidade, bem como a consolidação do Bairro de Boa Viagem. Agradeço à equipe municipal pela agilidade em aprovar esse projeto em um curto espaço de tempo e, hoje, data máxima para a resposta, já estamos aqui”, disse o prefeito João da Costa, que foi muito aplaudido pelos operários da obra. Para o governador Eduardo Campos “é uma grande ajuda para o crescimento da região, sobretudo na geração de emprego e renda. No período da construção foram criados três mil novos postos de trabalho e passará para nove mil quando o shopping começar a operar”.

Emocionado, João Carlos Paes Mendonça destacou que essa moderna experiência de centro de compras poderá ser usufruída por pessoas das mais distintas classes sociais. “Haverá os mais diversos tipos de estabelecimento, marcas mais conceituadas e 18 lojas âncoras”, explicou. Mas, para o presidente, o grande diferencial do projeto é a sustentabilidade: “Durante o dia será utilizada energia natural. A água da chuva será armazenada e filtrada para um sistema de cargas de sanitários. O sistema de esgoto a vácuo reduzirá em 90% a necessidade de água para descargas, o que vai representar uma economia de mais de seis milhões de litros. Dessa forma, será eliminado, na mesma proporção, o impacto de esgotamento sanitário do Recife”, explicou Paes Mendonça.

Os domos de vidros vão permitir o aproveitamento de 100% da iluminação natural, com fatores de controle dos raios infravermelhos e ultravioleta, o que reduz a irradiação de calor para dentro do ambiente e contabiliza uma redução de custos de energia para iluminação em até 70% entre as 10h e as 17h.

Localizado em um ponto estratégico da Cidade, o RioMar Shopping fica próximo aos polos Médico e Jurídico, na Ilha do Leite, e do Tecnológico, no Bairro do Recife. “E, com a Via Mangue, projeto da Prefeitura, o acesso será mais rápido, independente de onde o visitante esteja partindo”, completou Mendonça. Para o prefeito, o reconhecimento é uma das provas de que esse foi mais um passo acertado. “Afinal, outros estabelecimentos estão se firmando em volta dela”, observou João da Costa.

RioMar Shopping - Erguido em uma área total de terreno de 202.710 m², com área construída de 286.000 m² e de ABL, 98.777 m², é a maior área construída de uma só vez do setor comercial do Brasil. O projeto é dos arquitetos André Sá e Francisco Motta, responsáveis pela arquitetura do Salvador Shopping, na Bahia. O investimento foi de R$ 600 milhões e a previsão é de gerar, por ano, R$ 150 milhões de impostos federais, estaduais e municipais após a inauguração.

O equipamento terá 40 mil m² de área verde, com projeto paisagístico do arquiteto Luiz Vieira e contará com 476 lojas, sendo 18 âncoras, sete megalojas, 11 restaurantes, 437 lojas satélites, praça de alimentação, 14 salas de cinema (incluíndo salas VIPs), diversões eletrônicas, teatro com cerca de 500 lugares e 6.200 vagas de estacionamento.

Empresariais - Na área serão construídas, também, três torres empresariais, em parceria com a Moura Dubeaux, com 47.816 m² de área privativa, área total de 97.900 m² e 1.633 vagas de estacionamento, um total de 7.833 vagas para o empreendimento como um todo. A área total do complexo será de 383.900m².

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife promove Feira de Agricultura Familiar no Marco Zero
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife
- Prefeitura lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa nesta quarta-feira
- PCR apoia Mutirão de Cidadania realizado pela LBV
- PCR realiza eleição dos novos conselheiros municipais de Meio Ambiente
- PCR promove licitação para restaurantes e prestadoras de serviços que atuarão no mezanino do edifício-sede
- Feiras das Mulheres e do Prodarte serão realizadas conjuntamente
- Programa Lição de Vida beneficia servidores municipais através de curso
- PCR apresenta nova área de alimentação e serviços do edifício-sede
- Gasto público para as mulheres é discutido durante seminário em Brasília
- Prefeitura realiza ações para comemorar o Mês da Visibilidade Lésbica e Bissexual
- Quintas Técnicas da Emprel debate testes em softwares
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife


Enviar    Imprimir