Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OS FUZIS DA SENHORA CARRAR ENGRANDECE NOITE DO HERMILO BORBA FILHO
09:11 Segunda-feira, 22 de Novembro de 2010

/
Por 60 minutos, a peça, que é ambientada durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), envolve o público em uma apresentação quase intimista
 
Por Kellen Lima

O XIII Festival Recife do Teatro Nacional, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, continua movimentando o espaço cênico da Cidade. Não foi diferente na noite deste domingo (21), quando o Teatro Hermilo Borba Filho recebeu a montagem pernambucana de “Os Fuzis da Senhora Carrar”, cujo texto original é do alemão Bertoldo Brecht.

Por 60 minutos, a peça - ambientada durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) - que traz Stella Maris Saldanha no papel da protagonista Teresa Carrar, envolve o público em uma apresentação quase intimista. Intensamente interpretada, Teresa Carrar leva os presentes à reflexão, enquanto o que ela pretende, com sua neutralidade, é apenas deixar seus filhos longe do sangue e da morte trazidos pela guerra. Neste contexto, enquanto o drama familiar é desenrolado, surgem personagens aturdidos pela barbaridade da luta, mesclando sofrimentos pessoais e grupais.

Sob a direção de João Denys, a peça manifesta uma das maiores preocupações de Brecht: o conflito coletivo. Logo, a montagem fala sobre a necessidade da tomada de posicionamento em situações conflituosas, uma vez que, os que não se posicionam aquiescem, involuntariamente, aos mais diversos tipos de fascismo. “Eu não conhecia esse texto, mas achei muito interessante a proposta. Afinal, são nas situações de conflito, de guerras, que nos deparamos com nossos maiores medos e percebemos que esses medos não são só nossos. Vale a pena refletir sobre isso”, disse a professora Simone Oliveira, que prestigiou a encenação.

A obra de Brecht, datada de 1937, considerada uma das mais dramáticas do seu repertório, foi encenada no THBF ao final da década de 70, enquanto a atual montagem - do grupo Companhia Página 21 -, é o resultado da pesquisa cultural “Transgressão em Três Atos”, dos jornalistas Cláudio Bezerra, Alexandre Figueirôa e Stella Maris Saldanha. Com os objetivos de resgate e contextualização da história dos três grupos cênicos do Recife: Teatro Popular do Nordeste, Teatro Hermilo Borba Filho e Vivencial Diversiones, os pesquisadores intencionaram unificá-los utilizando o fator “transgressão” como fio condutor, já que, às suas épocas, cada um deles rompeu com os padrões ideológicos, estéticos e de costumes da arte cênica pernambucana.

No elenco: Stella Maris Saldanha, João Denys, José Ramos, Socorro Albino, Roger Bravo, Eduardo Diógenes, Ailton Brito, Evandro Antonio, Karina Falcão, Alfredo Borba e Antonio Marinho. “Os Fuzis da Senhora Carrar”, faz nova apresentação nesta segunda-feira (22), às 21h, no Teatro Hermilo Borba Filho, que fica na Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife.

Matérias Relacionadas
- Semana de Fotografia e La Greca Jazz e Etc despedem-se do público
- Um grande Rebú marca o domingo no Barreto Júnior
- Milton Coelho anuncia programação do Ciclo Natalino 2010
- Drama, suspense e comédia no Cinema do Parque
- Dia da Conciência Negra é celebrado pelo MAP
- Domingo é Dia de Teatro no Sítio Trindade
- Drama circense provoca misto de emoções no público
- IV Semana da Fotografia do Recife promove palestra no Espaço Cultural dos Correios
- Dia da Consciência Negra é festejado com Visita Afropedagógica
- MAP encerra ciclo de Diálogos com palestra de Raul Lody
- Prefeitura abre o XIII Festival Recife de Teatro Nacional
- Começa 4ªSemana de Fotografia do Recife
- A IV Semana de Fotografia do Recife é composta por:
- Coleção é tema de pesquisa apresentada no Mamam
- IV Semana da Fotografia tem oficina de máquinas de papel
- Exposição artística marca comemorações ao Mês da Consciência Negra
- Lua Cambará em exibição do Teatro Barreto Júnior
- XIII Festival Recife do Teatro Nacional movimenta semana na Cidade
- Sítio Trindade inscreve alunos para oficinas natalinas
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País


Enviar    Imprimir