Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

INSTITUTO PELÓPIDAS SILVEIRA PARTICIPA DO FÓRUM MOBILIDADE URBANA E QUALIDADE DE VIDA
09:21 Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2010

Debates acontecem no dia 7 de dezembro, às 14h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado

O Observatório do Recife (ODR), em parceria com a Urbana PE, promove o Fórum Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida. A ideia é mobilizar parte da sociedade, para promover a reflexão a respeito desse tema que afeta a vida de todo o mundo. O evento acontece nesta terça-feira (07), das 14h30 às 17h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O TCE fica na Rua da Aurora, 885, no bairro da Boa Vista, no Recife.

A frota de veículos no Brasil está estimada em cerca de 36 milhões, incluindo automóveis, veículos comerciais leves, ônibus, caminhões e motocicletas. O dado é do 1º Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários, lançado em março na Agência Nacional de Petróleo, no Rio de Janeiro. Além disso, uma pesquisa lançada este ano pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) mostra que, em 2030, a estimativa é de que o consumo total de combustível pelo transporte rodoviário triplique em relação ao que é hoje. Em 2005, o montante era da ordem de 50 milhões de toneladas equivalentes de petróleo por ano. Daqui a 20 anos, esse número deve chegar a 150 milhões. Para daqui a duas décadas, é esperado um incremento de 53% no número de viagens no País, a maioria de automóveis.

Segundo o coordenador do Instituto da Cidade, Milton Botler, a Região Metropolitana do Recife conta com 372 linhas de ônibus, das quais 190 trafegam na avenida Conde da Boa Vista. Além disso, cerca de 800 mil pessoas residem em áreas de morros do Recife, por isso têm dificuldade de deslocamento. “Tendo estes dados como base, a Prefeitura do Recife, por meio do Instituto Pelópidas Silveira, está desenvolvendo um estudo para um plano de Mobilidade Urbana que visa a alimentar os corredores de transporte do Recife, à criação de ciclovias, integrações, reorganização do comércio informal, com vistas a dar mais acessibilidade ao pedestre e propiciar mais qualidade de vida para as pessoas, melhorando o acesso aos benefícios urbanos através dos meios de transportes públicos que tenham qualidade e eficiência”, conclui.

Para o consultor em transporte urbano Germano Travassos, que debaterá sobre a Sustentabilidade da Mobilidade Urbana, o fórum será importante para levantar questões cruciais sobre o tema. “Não é só para questionar, por exemplo, se a (avenida) Agamenon Magalhães vive engarrafada. É procurar saber o porquê e buscar saídas para isso”, aponta Travassos.

Segundo ele, no Recife, o deslocar natural das pessoas ainda está restrito. “Pensar essa questão antes que atinjamos o nível de cidades como São Paulo é urgente”, afirma. Além de Germano Travassos, a discussão terá ainda como debatedora a integrante da ANTP, Valeska Peres Pinto, falando sobre Soluções para Mobilidade Urbana.

Matérias Relacionadas
- Instituto Pelópidas Silveira discute Sustentabilidade Urbana
- Barcelona e Real irão decidir o Futebol Participativo 2010
- Comerciantes populares que atuam na Festa do Morro poderão formalizar-se
- 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife
- PCR realiza Semana de Direitos Humanos
- Entrega de medalhas, troféus e festa marcam o encerramento dos 5º Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência
- Prefeitura do Recife discute implantação do Fórum para Microempreendedores
- Prefeitura inutiliza lambe lambes fixados na cidade
- Recifenses ganham o Circuito Recife iluminado
- Comitê Gestor do plano Recife! Nosso Centro realiza primeira reunião
- Guarda Municipal forma nova turma de batedores
- João da Costa chega ao Recife
- PCR realiza palestras sobre manifestações culturais no Ciclo Natalino
- Guardas Municipais recebem certificado do curso de batedor
- Secretária discute em Belo Horizonte o Orçamento Sensível ao Gênero
- Comerciantes autorizados voltam à Sete de Setembro nesta quarta-feira
- CMGE se reúne para encerrar o Censo Demográfico 2010
- Pernambuco Bom para o seu Negócio divulga o Estado para o mercado corporativo
- Milton Coelho prestigia lançamento do livro Sociedade Pernambucana
- CPTRA realiza exposição de peças de arte produzidas pela equipe


Enviar    Imprimir