Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras

PREFEITURA RETIRA BARRACAS DO PERCURSO DO GALO DA MADRUGADA
16:19 Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

A Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), iniciou na tarde deste sábado (19), a ação de retirada de equipamentos na Avenida Dantas Barreto, que estão no percurso do desfile do Galo da Madrugada. O objetivo é deixar livre o espaço para a montagem dos camarotes e arquibancadas e garantir a segurança dos milhares de foliões que irão acompanhar a agremiação. A ação contou com o apoio da CTTU, EMLURB, CSURB, Celpe e Polícia Militar. Os equipamentos retirados da via estão sendo levados para o depósito da Dircon ou para o endereço que o comerciante escolher. Ao todo serão removidos cerca de 90 equipamentos.
 
De acordo com a diretora da Dircon, Maria José de Biase, a prioridade neste primeiro momento foi para a retirada das barracas do canteiro central, nas proximidades da praça da Independência. “Nós começamos pelo canteiro central em virtude do início da montagem dos camarotes e na próxima segunda-feira (21) continuaremos ao longo da via, completando o percurso do desfile”, afirmou. Do local serão retiradas 41 equipamentos, entre fiteiros, barracas de côco, e barracas de lanche.
 
A retirada dos equipamentos foi acordada na última quinta-feira (17), em uma reunião entre o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, e representantes da categoria. O secretário apresentou a proposta do município e recebeu o apoio da categoria.
 
A PCR vai permitir que os comerciantes retirados da avenida e devidamente cadastrados possam comercializar durante o carnaval. Eles ocuparão espaços previamente escolhidos pela Prefeitura e trabalharão devidamente uniformizados. Os comerciantes poderão comercializar apenas latinhas e embalagens plásticas. Não será permitida a venda de comida.
 
Também foi acordado que os comerciantes removidos poderão retornar à avenida a partir do dia 14 de março, seguindo os critérios estabelecidos para o ordenamento do comércio informal, conforme já realizado nas ruas Sete de Setembro e Hospício. Eles poderão ocupar, quando possível, o local de origem, desde que garantam as condições de acessibilidade e mobilidade para a população, cumprindo os critérios de padronização e as normas estabelecidas pela Prefeitura.
 
A Prefeitura do Recife ainda fará um cadastramento de todos os comerciantes informais, autorizados e não autorizados, que servirá para o processo de ordenamento da área. Até o dia 30 de março, a Secretaria de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras apresentará para a categoria um estudo de viabilidade da implantação de uma praça de alimentação na área após o 6º módulo do Calçadão dos Mascates.

Matérias Relacionadas
- Prefeito João da Costa participa do Baile dos Artistas
- Ao som do frevo são eleitos Rei e Rainha do 10º Baile Municipal da Pessoa Idosa
- Prefeito João da Costa recebe o ministro Aloizio Mercadante
- João da Costa preside mesa da comissão julgadora do 63º Bal Masqué
- Secretária visita Casa de Passagem ao lado de embaixadora norte-americana
- João da Costa prestigia aniversário de Cláudio Duarte
- João da Costa recebe Aloizio Mercadante
- PCR retira equipamentos no percurso do desfile do Galo da Madrugada
- Prefeitura apresenta ao MPPE os serviços oferecidos no enfrentamento à violência contra a mulher
- Recife será uma das principais capitais contempladas com o PAC Mobilidade
- Motoristas da PCR doam mais uma cadeira de rodas
- Prefeitura apresenta Plano de Mobilidade Urbana aos vereadores do Recife
- Prefeito e Governador vistoriam obras do OP em Nova Descoberta
- Vigilância Sanitária capacita empreendedores de alimentos e bebidas
- Artesãos cadastrados no Prodarte participam de oficina de artigos carnavalescos
- Secretaria da Mulher presta contas ao Ministério Público de Pernambuco
- Empreendedores que atuarão no Carnaval Multicultural do Recife vão participar de encontro
- João da Costa e Eduardo Campos visitam obras em Nova Descoberta
- Artesãos ligados ao Prodarte participam de oficina de produção de artigos carnavalescos
- Plenária discute a 5ª Conferência da Mulher


Enviar    Imprimir