Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SHOWS ABREM FESTEJOS NATALINOS DO MARCO ZERO
00:00 Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2011

Josildo Sá, Nando Cordel e Santanna animaram o público com arrasta-pé na noite de domingo (11), numa grande homenagem a Luiz Gonzaga

A programação artística do Ciclo Natalino do Recife foi iniciada ao som de muito forró na noite deste domingo (11), no Marco Zero, Bairro do Recife. Devido à proximidade do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga (1912-1989), a Prefeitura do Recife antecipou os festejos em homenagem ao Rei do Baião. Sendo assim, o “Natal no Coração”, tema do Ciclo Natalino do Recife este ano, contou com shows de autênticos representantes da música nordestina – Josildo Sá, Nando Cordel e Santanna. Os shows foram acompanhados por um grande público, que participou ativamente da festa, cantando e dançando sem parar. A estimativa é que 3.000 pessoas tenham passado pelo local.

A convite da Prefeitura do Recife, o cineasta Breno Silveira aproveitou o palco do Marco Zero para gravar cenas para o filme Gonzaga, de pai para filho, com Chambinho do Acordeon, interpretando Luiz Gonzaga. Por volta das 17h30, foram iniciadas as filmagens com a participação de figurantes e do público presente. Chambinho chamou a atenção pela semelhança com Luiz Gonzaga quando jovem. Muito simpático, o sanfoneiro paulista conversou com a plateia durante as gravações, explicando que a cena que estava sendo gravada simulava show de Gonzagão nos anos 50. Acompanhado por mais dois músicos no pífano e na zambumba, Chambinho cantou e tocou na sanfona clássicos como “Que nem Jiló”, “A morte do Vaqueiro” e “Asa Branca”, já esquentando o clima para os shows seguintes.

A abertura da festa, propriamente dita, aconteceu às 18h, quando Josildo Sá subiu ao palco, vestido com gibão de couro branco, numa clara alusão ao mestre Luiz Gonzaga, que usava a tradicional indumentária do vaqueiro como forma de marcar a identidade nordestina e sertaneja. Com repertório afiado, Josildo Sá colocou o público para remexer ao som de serenata, samba de latada, xote e até frevo. “O fole roncou”, “A morte do Vaqueiro” e “Quer ir mais eu?” foram algumas músicas de Luiz Gonzaga que ganharam bela interpretação de Josildo Sá. Mostrando seu talento também como compositor, Josildo apresentou “Tem frevo de latada”, composição de sua autoria em parceria com Diomedes Mariano e Beto Hortis.

Em seguida, Nando Cordel subiu ao palco para receber homenagem da Prefeitura do Recife pelo seu trabalho artístico, que evoca o amor, a paz e a solidariedade, valores fundamentais do espírito natalino. A placa de homenageado do Ciclo Natalino do Recife 2011 foi entregue ao artista pela presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, e o secretário de Cultura, Renato L, em nome do Prefeito João da Costa. “Receber esta homenagem é muito importante para mim e para toda a minha família. É maravilhoso! Agradeço muito a Prefeitura do Recife e a todos vocês. Recife está no caminho certo”, afirmou Nando, que se apresenta ao lado dos filhos músicos e conta com sua esposa como produtora.

Esbanjando alegria, Nando Cordel fez um ótimo show, entoando muitos hits de sua carreira, e, assim, fazendo o público cantar em coro músicas como Hoje é Dia de Folia (famosa na voz de Xuxa), De Volta pro meu aconchego (gravada por Elba Ramalho, tema da novela Roque Santeiro), Gostoso Demais (música feita para Maria Bethânia). Nas músicas românticas, muitos casais aproveitaram para dançar agarradinhos. A festa continuou animada pelo forrozeiro Santanna.

Confira a programação do Ciclo Natalino aqui.

Matérias Relacionadas
- Bairro do Recife Iluminado para o natal
- Vice-cônsul canadense visita a Prefeitura do Recife
- Prefeitura acende iluminação natalina do Bairro do Recife nesta sexta
- Secretária Especial da Mulher participa de Conferência em Brasília
- CTTU instala semáforo de pedestres na Avenida Cruz Cabugá
- Ações da PCR contribuem para a tranquilidade na Festa do Morro
- Marco Zero e praia do Pina recebem visita da equipe da FIFA
- Procon-Recife recomenda precaução em compras pela internet
- Política de gênero do Recife recebe maior avaliação da Rede Mercocidades
- Prefeitura do Recife divulga abre e fecha do feriado de Nossa Senhora da Conceição
- Ação do Procon-Recife orienta comerciantes do Morro da Conceição sobre abusos contra o consumidor
- Mulheres do OP participam de oficina de capacitação orçamentária
- Meu País continua em cartaz no Cinema Apolo
- Prefeito participa do encerramento do Game Show Recife te Quer 2011
- João da Costa faz última revisão médica do ano
- Prefeito visita obras em três bairros da zona oeste
- João da Costa entrega Prêmio Sinduscon de Jornalismo
- João da Costa lança selo da operação Meu Posto é Legal
- João da Costa anuncia maior agilidade para aprovação de projetos da construção civil
- Mulheres da RPA 2 debatem Orçamento Público em Gênero


Enviar    Imprimir