Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

DIA DO FARMACÊUTICO SERÁ COMEMORADO NA ZONA NORTE DO RECIFE
16:50 Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2012

Por Victor Ferreira

No dia 20 de janeiro é celebrado o Dia do Farmacêutico. A data será comemorada nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do Recife. Das 9h às 11h30, ocorrerá uma mobilização na Policlínica Salomão Kelner (Estrada Velha de Água Fria, s/n, Água Fria). A iniciativa será repetida na Farmácia da Família do bairro de Ponto de Parada (av. Beberibe, 419, Ponto de Parada), das 14h às 16h30.

A programação conta com palestras ministradas por farmacêuticos, que falarão sobre os medicamentos utilizados na rede municipal de saúde, apresentando-os ao público presente. Além disso, haverá discussões sobre as funções desenvolvidas por esses profissionais, buscando mostrar a importância do seu trabalho para a sociedade.

A população ainda poderá receber orientações e esclarecer dúvidas a respeito de medicamentos que estejam utilizando, aferir a pressão arterial e medir a taxa de glicose no sangue. Caso seja apontado algum problema na glicemia ou indicativo de hipertensão sanguínea, a pessoa será encaminhada para especialistas da policlínica.

Haverá ainda distribuição de material educativo e uma apresentação teatral. A encenação foi preparada pelos próprios farmacêuticos da rede municipal como forma de interagir didaticamente com quem comparecer ao local.

Outra orientação importante que será passada para a população é a respeito do descarte de medicamentos. “É interessante saber o que fazer com aquele remédio que não é mais necessário para você. Muita gente joga no lixo, mas explicaremos quais os procedimentos corretos”, disse o farmacêutico e organizador do evento, Flávio Lago.

“Queremos passar para a comunidade a relação da segurança do uso racional do medicamento, mostrando que o farmacêutico é um aliado. Vamos comemorar esta data, mostrando que eles são profissionais que precisam nos dar o suporte de orientação na hora de utilizar um medicamento”, ressaltou a gerente interina do Distrito Sanitário II, Simone Leal.

Data – No Brasil, o Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro desde 1942, como alusão à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos, ocorrida no Rio Janeiro em 1916. A instituição é uma das mais antigas entidades de representação profissional em atividade no País. A data foi oficializada em 2007, com a publicação da Resolução Nº 460 por parte do Conselho Federal de Farmácia.

A atividade foi regulamentada em 11 de novembro de 1960, com a publicação da Lei Nº 3.820, sancionada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Um farmacêutico pode atuar nas mais variadas áreas, como administração hospitalar, análises clínicas, cosmetologia, vigilância sanitária e virologia clínica.

Mais conhecidos por outras carreiras, também eram farmacêuticos o escritor e poeta Carlos Drummond de Andrade e o escritor, orador e abolicionista José do Patrocínio. Também tinham graduação em Farmácia o desenvolvedor da fórmula da Pepsi, Caleb Bradham; o criador da Coca-Cola, John Pemberton; e Henri Nestlé, fundador da multinacional suíça do ramo de alimentos que leva o seu sobrenome.

 

Matérias Relacionadas
- Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde do Recife recebem novos participantes
- Programas de estágio da Secretaria de Saúde recebem novos estudantes
- USF Sítio Grande recebe ação de saúde da mulher
- Saúde lembra o Dia Mundial do Braille
- Serviços da Prefeitura do Recife
- Secretaria de Saúde orienta sobre como lidar com a depressão de fim de ano
- Academia da Cidade promove Aulão de Reveião
- Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para a ceia de diabéticos e hipertensos
- Saúde inicia atendimentos na Policlínica Salomão Kelner
- Vigilância Sanitária do Recife orienta a população para a compra de produtos das ceias de fim de ano
- Usuários da Academia da Cidade presenteiam crianças de creche municipal
- Orla recifense passa por desratização
- Saúde comemora a implantação da 20ª residência terapêutica do Recife
- Papai Noel do Samu Recife faz a alegria de mais de 150 crianças
- Papai Noel do Samu Recife entregará presentes para a criançada nesta terça-feira
- Prefeito João da Costa e ministro Alexandre Padilha inauguram a primeira Academia da Saúde do Brasil
- Academia da Cidade realiza encontro para avaliar o programa
- Saúde promove evento para comemorar dez anos de Samu Recife
- João da Costa e ministro Alexandre Padilha inauguram Academia da Saúde e nova policlínica


Enviar    Imprimir