Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

SAÚDE MONTA ESQUEMA ESPECIAL PARA O DESFILE DO GALO DA MADRUGADA
16:15 Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2012

Cerca de 500 profissionais trabalharão diretamente nos focos da folia

Maior clube de máscaras do mundo, o Galo da Madrugada contará com um suporte à altura por parte da Secretaria de Saúde do Recife no Carnaval Multicultural 2012. No Sábado de Zé Pereira (18), quando 1,5 milhão de pessoas deverão ganhar as ruas do Centro da Cidade, cerca de 500 profissionais trabalharão diretamente nos focos da folia para garantir a melhor assistência à multidão, tanto em atendimento clínico como nas ações de prevenção e promoção da saúde.

A iniciativa servirá como teste para o que será disponibilizado pela Administração Municipal visando, principalmente, a realização da Copa do Mundo de 2014. No dia do 35º cortejo da agremiação, representantes do Governo Federal e das cidades e Estados que sediarão jogos do campeonato internacional de futebol estarão na capital pernambucana para observar o funcionamento dos serviços de saúde em um grande evento de massa.

Somente da Vigilância à Saúde, que inclui as vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária, serão aproximadamente 200 técnicos trabalhando. Eles atuarão, em sua maioria, nas barreiras sanitárias instaladas a partir das 22h desta sexta-feira (17) e em fiscalizações antes e durante a saída do clube. Nas equipes volantes, o destaque do trabalho será junto a camarotes, cozinhas industriais, módulos sanitários e trios elétricos, entre outros.

Já nos bloqueios sanitários, haverá abordagens restringindo a circulação de alimentos em nove áreas de acesso ao desfile do Galo. A medida pretende minimizar a ocorrência de situações que possam oferecer risco à saúde do público. Em cada parada estarão técnicos das três esferas da Vigilância Sanitária – municipal, estadual (Apevisa) e federal (Anvisa) –; Ministério da Saúde; Diretoria de Controle Urbano (Dircon); Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU); Guarda Municipal; e Polícia Militar.

Nesse processo, os inspetores recifenses testarão um sistema importado chamado Risk Manager, já utilizado pela Anvisa, que automatiza os processos de gestão de riscos. Ele permite monitoramento contínuo a partir da inserção de variáveis como identificação de infrações sanitárias, medidas adotadas nesses casos e ocorrência de desastres naturais, a exemplo de erupções vulcânicas. Com isso, possibilita a quantificação e qualificação dos riscos, ajudando na tomada de decisões e na priorização das ações.

As barreiras serão instaladas nasavenidas Sul (próximo ao pontilhão e à sede do Grande Recife Consórcio de Transporte) e Nossa Senhora do Carmo; e nas ruas Imperial, 1o de Março e Floriano Peixoto (na altura da Casa da Cultura). Também haverá interceptações nas pontes da Boa Vista, Duarte Coelho e Princesa Izabel.

Prevenção –Quem também estará trabalhando à toda no Galo da Madrugada são as equipes da Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais. Entre 6h e 16h, cerca de 35 técnicos ficarão em pontos estratégicos nos bairros de Santo Antônio e São José, como a Estação Central do Metrô e a Praça Sérgio Loreto. Eles darão orientações de prevenção e distribuirão material educativo, porta-celulares, bandanas, preservativos, porta-camisinhas e sachês de gel lubrificante.

Quem for curtir o desfile do clube de máscaras ainda poderá se deparar com o trabalho dos agentes do Mais Vida – programa municipal de redução de danos pelo uso de álcool, fumo e outras drogas. Quase 40 técnicos trabalharão antes mesmo de cortejo da agremiação ter início: das 6h às 17h. Em pontos como as barreiras sanitárias da Vigilância, as equipes farão entrega de peças, entre abanadores, informativos, camisinhas, amostras de gel lubrificante e muito mais. O pessoal também promoverá a troca de garrafas de vidro por outras de plástico.

Urgência – Exclusivamente no dia do Galo, a Secretaria de Saúde do Recife vai disponibilizar cinco unidades avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192): na Praça Sérgio Loreto; no Pátio do Carmo (em frente à Basílica); na Rua 1o de Março, 70 (nas instalações da Policlínica Centro); no cruzamento das ruas Matias de Albuquerque e do Sol; e na Avenida Dantas Barreto, 1186 (em frente ao Edifício San Rafael). Elas funcionarão das 7h às 19h.

Todos esses postos terão suporte de uma ambulância básica. Na Praça Sérgio Loreto, duas delas estarão de prontidão, sendo uma equipada com UTI móvel. O esquema contará com o reforço dos dois helicópteros da frota, para resgate aeromédico. Uma aeronave ficará na base da Estação Central do Metrô, em São José, e a outra, no Aeroclube, no bairro do Pina.

A população também poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192. A frota do Samu Recife compreende 22 ambulâncias, sendo quatro com UTI móvel; uma viatura de Apoio Rápido; três motolâncias; e dois helicópteros com 300 quilômetros de autonomia de vôo.Somente para o Carnaval, outras seis ambulâncias básicas estarão à disposição.

Graças a uma parceria com a Prefeitura do Recife, as equipes terão o apoio de 25 voluntários da Salva Mais. Eles atuarão junto ao Samu nas unidades físicas instaladas para o desfile do Galo. O grupo é formado por pessoas que fizeram o curso de primeiros-socorros na empresa.

Nos cinco postos, a população poderá ter acesso à contracepção de emergência. O objetivo é garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres que tiverem relação sexual desprotegida, seja por falha ou ausência do método anticoncepcional ou em decorrência de violência sexual.

Matérias Relacionadas
- Representantes da Vigilância Sanitária ajustam detalhes da atuação nas barreiras sanitárias
- Gustavo Couto inspeciona postos da Saúde no Carnaval Multicultural Recife 2012
- Carnaval é mote para ação de saúde na Bomba do Hemetério
- Saúde chama a atenção sobre tipos de alimentos proibidos além das barreiras sanitárias
- Secretaria de Saúde terá o reforço do Exército no combate a dengue
- Vigilância Sanitária do Recife promove ações em diversas frentes na véspera do Carnaval
- Igrejas evangélicas aderem mais uma vez ao combate à dengue no Recife
- Técnicos do Recife discutem detalhes sobre a instalação de barreiras sanitárias com o Governo Federal
- Funcionários do Centro de Vigilância Ambiental do Recife vão entrar no ritmo do frevo
- Ação de saúde da mulher chega na comunidade do Pina
- Samu Recife orienta foliões para cuidados antes e durante a maratona carnavalesca
- Moradores da Várzea e comunidades vizinhas receberão feira preventiva de saúde nesta quinta-feira (16)
- Secretário de Saúde do Recife busca parceria com denominações religiosas para combater a dengue
- Combate à dengue no Recife deverá contar com apoio do Exército novamente
- Usuários do CAPS AD René Ribeiro tomarão as ruas de Afogados com bloco de carnaval
- Saúde do Recife alerta sobre a proibição do uso da espuma em spray no Carnaval
- Prefeitura do Recife divulga serviços da Saúde para o Carnaval Multicultural 2012
- Academia da Cidade bota o bloco na rua
- Secretaria de Saúde do Recife divulga ações para o Carnaval Multicultural 2012
- Academia da Cidade tem sua prévia de Carnaval


Enviar    Imprimir