Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

PROJETO DA SAÚDE TEM RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi reconhecida pelo trabalho desenvolvido pelo projeto Ambientes Livres do Fumo e pela assistência aos usuários nos serviços de saúde. A coordenadora de Controle do Tabagismo, Maristela Menezes, foi selecionada para participar do curso Programa de Formação de Líderes Globais para o Controle do Tabagismo, oferecido pelo Instituto Johns Hopkins de Saúde Pública, um dos mais conceituados organismos internacionais na área.

O evento acontece entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, em Baltimore, nos Estados Unidos, e pretende potencializar as informações, desenvolver estratégias de luta contra o tabagismo, além de criar uma rede de apoio internacional. Participarão do curso 50 representantes de países considerados de média e baixa renda, selecionados a partir da análise dos projetos e currículos enviados à comissão do programa.

“Estamos trabalhando desde 2001 na Política de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer para conscientizar a população sobre os riscos da fumaça do cigarro e outros produtos derivados do tabaco, além de promover espaços cada vez mais saudáveis no Recife. O convite do Instituto John Hopkins representa um reconhecimento de todo um trabalho que fazemos de promoção, prevenção e assistência à saúde”, destaca a secretária Municipal de Saúde, Tereza Campos.

A Prefeitura foi pioneira no tratamento integrado de álcool, fumo e outras drogas. “A política de controle atua na lógica do SUS. Desde então, atividades de sensibilização sobre o tabagismo, tabagismo passivo, dependência e abordagem do fumante são realizadas em instituições públicas e privadas”, diz Tereza Campos.

Resultados –
Todas as unidades de saúde e repartições públicas municipais da administração direta e indireta foram beneficiadas com o projeto. A Secretaria de Saúde conseguiu estender suas ações para a iniciativa privada, ao ser desenvolvido nos shoppings da cidade, bares, restaurantes e hotéis, totalizando 7.772 ambientes livres do fumo. Para manter esse resultado, 1.201 comissões executivas atuam como multiplicadoras da informação, sendo capacitadas por técnicos da Coordenação de Controle de Tabagismo da Prefeitura.

“Nós chegamos ao ambiente, sensibilizamos gestores e trabalhadores e os capacitamos para que eles sejam os multiplicadores das informações na instituição”, conclui Maristela. Ela acredita que o curso oferecido pelo Instituto Johns Hopkins vai auxiliar no trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, ao possibilitar uma ampliação e aprofundamento em termos de conhecimento sobre tabagismo, troca de experiências e articulação com outras entidades de outros países para fortalecimento de política. A indicação de Maristela partiu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde nas Américas.
Matérias Relacionadas
- Estudantes municipais e técnicos da Saúde se unem contra a dengue na Várzea
- Agentes comunitários são capacitados sobre aleitamento materno
- Leite materno fortalece imunidade do bebê
- Lixo mal descartado pode virar foco de dengue
- Mobilização contra a dengue movimenta comunidade da Várzea


Enviar    Imprimir