Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Saúde

ESTUDANTES MUNICIPAIS E TÉCNICOS DA SAÚDE SE UNEM CONTRA A DENGUE NA VÁRZEA


O combate à dengue não tem idade. E um excelente exemplo disso foi dado na manhã desta sexta-feira (09) por parte de alunos da Escola Municipal Professor João Batista Lippo Neto, na Várzea. Depois de uma semana preparando faixas e cartazes alusivos ao tema, eles se juntaram aos técnicos da Secretaria de Saúde do Recife, que promoveram uma grande mobilização pelas ruas da comunidade Cosme e Damião. O grupo foi acompanhado pelo Maracatu +Vida, formado por usuários e ex-usuários de álcool e outras drogas.

Nem o tempo nublado tirou a animação do pessoal, que seguiu embalado pelas batidas do maracatu. Um carro de som deu suporte à caminhada, alternando a divulgação de dicas de saúde e do cordel criado pelo artista Alan Carlos sobre formas de prevenção à dengue. A autônoma Neusa Pereira foi uma das moradoras da área abordadas durante a ação. "É importante que todos participem. Eu e meu esposo fazemos questão de manter tudo limpo, até o local onde as galinhas bebem água no quintal", exemplificou.

Aluno do segundo ciclo do ensino fundamental, Paulo César Barbosa, 10 anos, produziu um cartaz para participar do mutirão. "Aprendi muita coisa na sala de aula e sempre digo em casa como podemos evitar focos de dengue", contou. Assim como seus coleguinhas, o garoto ainda vestia uma camiseta com um aplique pintado na classe como parte da campanha de combate à dengue.

Ao fim do dia, a expectativa é que 1,2 mil imóveis tenham sido visitados pelos agentes de saúde ambiental e comunitários de saúde. A equipe médica do PSF local também esteve presente na mobilização. "Todos devem se engajar no combate e na prevenção à dengue. E contar com a colaboração das crianças é fundamental, já que elas aprendem a evitar a doença e ainda repassam o conhecimento para a família", comentou Adelaide Cabral, diretora do Distrito Sanitário IV.
Matérias Relacionadas
- Projeto da Saúde tem reconhecimento internacional
- Agentes comunitários são capacitados sobre aleitamento materno
- Leite materno fortalece imunidade do bebê
- Lixo mal descartado pode virar foco de dengue
- Mobilização contra a dengue movimenta comunidade da Várzea


Enviar    Imprimir