Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA SÃO COMEMORADOS NO GERALDÃO

A comunidade japonesa de Pernambuco, 2ª maior do Nordeste, promoveu, neste sábado (30), no ginásio municipal do Geraldão, na Imbiribeira, diversas atividades esportivas e culturais para comemorar os 100 anos da chegada ao Brasil. A 2ª etapa da Copa Centenário da Imigração reuniu, durante todo o dia, cerca de 2 mil pessoas, e teve como ponto forte a realização de torneios de artes marciais, a exemplo do judô e karatê, além de exposições e apresentações artísticas ligadas à cultura do Japão.

O evento contou com o apoio da Prefeitura do Recife, através da cessão do ginásio e intermediação de patrocínio, o que possibilitou o financiamento das premiações e apoio logístico. Principal referência do judô pernambucano, o professor Nagai elogiou a parceria. A Prefeitura está de parabéns, pois tem nos apoiado sempre, especialmente com o incentivo a prática das artes marciais, ressaltou. De acordo com o diretor-presidente da autarquia Geraldão, Eduardo Granja, este incentivo é fruto de uma política séria desenvolvida pela gestão do prefeito João Paulo nas áreas de esporte e lazer.

Há três anos que nós promovemos, com sucesso, um festival de artes marciais aqui no ginásio, congregando diversas academias e entidades públicas e privadas. O resultado foi a transformação do Geraldão no maior centro de prática de artes marciais de Pernambuco, explicou, lembrando que as escolinhas gratuitas de judô, karatê (inter-estilos e tradicional) e kickboxing congregam hoje cerca de 1,2 mil alunos, nas diversas faixas de idade.

Além dos torneios e distribuição de medalhas, a organização da Copa Centenário homenageou, com um belo troféu, o ex-atleta de voleibol Newton Victor, de 70 anos, único pernambucano a participar das Olimpíadas de 1964, realizada em Tóquio, capital do Japão.  Duas das atletas mirins que disputaram e ganharam ouro durante as competições de judô realizadas na tarde de sábado, Lorena Sales, de 8 anos, e Kelly Rebeca, de 9, elogiaram o evento. Foi muito legal, acho que poderiam promover mais torneios como este, frisou Lorena.

Já Rebeca, que ganhou sua primeira medalha de judô neste sábado, é uma das maiores promessas das artes marciais do estado, pois é a mais jovem faixa preta mirim (1º Dam) do Brasil na modalidade taekwondo. Também gostei muito de participar dessa Copa, os japoneses são legais e o pessoal do Geraldão também, disse, com ar de veterana, a medalha de bronze no brasileiro infantil de taekwondo, disputado em julho no Paraná.

Matérias Relacionadas
- Aulas da escolinha de hóquei da Prefeitura começam segunda-feira
- Orquestra encerra comemorações de aniversário da Escola João Pernambuco
- PCR encerra intercâmbio de bandas das escolas
- Teatro das Sombras é encenado por alunos surdos
- Emoção e entusiasmo marcaram entrega de certificados do ProJovem
- Creche Estrela da Manhã celebra cultura popular
- Jogos Municipais da Pessoa Idosa são encerrados com uma grande festa
- Matrículas do ProJovem Urbano se encerram nesta sexta
- 17 anos da Escola de Artes João Pernambuco inicia nesta quinta
- Educação expõe trabalhos de alunos no 6ª Festival Recifense de Literatura
- Alunos da rede municipal participam de passeio ecológico
- Creche municipal promove festa em homenagem ao folclore
- Crianças de creche homenageiam os pais
- Estudantes da rede passam por tratamento oftalmológico
- Creche Albérico Dornelas Câmara presta homenagem aos pais
- Estudantes da rede municipal realizam exames oftalmológicos
- Novas famílias do Bolsa-Escola participam de reunião
- Bandas da rede municipal se preparam para o desfile do dia 7
- Prefeitura promove intercâmbio de bandas de escolas municipais
- Bolsa-Escola recebe novos beneficiários


Enviar    Imprimir