Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO DO RECIFE RECEBE COMENDA NO PIAUÍ

O prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, esteve no Piauí neste domingo (19) para receber das mãos do governador Wellington Dias, a Medalha do Mérito Renascença do Piauí – a mais importante comenda daquele estado. Segundo o governador que também é do Partido dos Trabalhadores, a homenagem ao prefeito do Recife foi pela sua liderança nacional, sua gestão exitosa e, principalmente, em reconhecimento à sua recomendação a um grupo de investidores a realizarem no Piauí, o maior plantio de frutas orgânicas do mundo.

O projeto Anapurna, que consiste no desenvolvimento da agricultura védica (apicultura e agricultura sem o uso de agrotóxicos) foi implantado no Piauí, após uma sondagem ao prefeito João Paulo, de instalá-lo aqui. Pelas proporções do projeto, não teria área agrícola disponível em Pernambuco e, como Wellington Dias tinha acabado de ser eleito governador do Piauí pelo PT, o prefeito recifense contatou com ele e o projeto foi aceito com o apoio institucional do governador.

Durante a noite do domingo, no palácio de Karnak, sede do governo do Piauí, onde João Paulo foi homenageado juntamente com outras pessoas de diversos segmentos que atuaram em benefício do estado e da população, o prefeito disse que para implantar o projeto foi preciso fazer alguns acertos com o governo do estado e uma interlocução com o governo federal. “Essa é uma entre outras parcerias que podem haver entre a iniciativa privada, o governo estadual e o governo federal para que o piauiense tenha melhor qualidade de vida”, afirmou. E declarou estar muito satisfeito com o sucesso do projeto e de ter contribuído com a consolidação do empreendimento. Para ele, foi uma grande satisfação pessoal ter sido homenageado com a maior comenda dada a personalidades brasileiras, no Piauí.

Produção orgânica e meditação transcendental

O Anapurna é um empreendimento internacional, idealizado por Maharishi Maheshi Iogi, o guru indiano que se destacou na década de 60, fazendo orientação espiritual para os Beatles. Através da empresa Anna Purna Ltda. O grupo lançou sua base produtiva no Piauí, em 44 mil hectares, na cidade de Guadalupe e mais de cinco mil hectares, nas regiões de Colônia do Gurguéia e Cristino Castro. Nestes locais, os agricultores praticam a meditação transcendental, como parte integrante dos ensinamentos de Maharishi.

O objetivo é produzir organicamente frutas e mel - o Piauí se destaca no exterior pela qualidade do mel produzido, considerado o mais puro do planeta - aproveitando maciçamente a mão-de-obra das comunidades adjacentes e disseminando preceitos filosóficos de preservação da natureza. “O alimento com agrotóxico é prejudicial ao indivíduo. Precisamos acordar para proteger a terra e não danificá-la ainda mais devido ao mau uso“, alertou a instrutora de meditação Adriane Brasileiro, que esteve envolvida durante três anos, com o projeto Anapurna.

A produção abastece o mercado local e fornece produtos para exportação, gerando emprego e renda naquele estado. A agricultura védica orgânica tem a finalidade de levar ao Brasil e ao Piauí mais especificamente, uma tradição milenar, trabalhada na Índia e experimentada por outros lugares do mundo. Além do plantio, o projeto pretende implantar uma universidade voltada para a área védica da agricultura orgânica com a formação que congrega grades curriculares similares às universidades convencionais e ensinamentos védicos, sobretudo em relação aos cuidados ambientais. “A previsão é de que vamos ter ali cerca de três mil alunos que vão passar a ser uma referência não só para o Brasil, mas para o mundo, nesta área”, afirmou o governador piauiense, Wellington Dias.

Medalha – A medalha do Mérito Renascença do Piauí é destinada a agraciar personalidades e entidades nacionais e estrangeiras pelos serviços prestados ao Estado do Piauí. É concedida nos graus Grande Polar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Matérias Relacionadas
- Prefeito entrega Jardim Botânico nesta terça-feira
- Prefeitura requalifica barcos que levam ao Parque das Esculturas
- Prefeito participa de Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene
- Mercados públicos abrem nesta segunda-feira
- Equipe de transição se encontra para definir metas
- Prefeitura comemora Dia Mundial da Alimentação
- João Paulo participa de premiação de Futebol Participativo
- João Paulo e Niemeyer combinam detalhes sobre o Parque Dona Lindu
- Comitiva do Timor-Leste visita sede do Reciprev
- Prefeito recebe comitiva do Timor-Leste
- Prefeito João Paulo inicia instalação da equipe de transição
- Queima de fogos abre festividades do Mês do Servidor
- Prefeito prestigia café-da-manhã em homenagem às secretárias
- Prefeitura comemora Mês do Servidor
- Prefeito encontra presidente da Biblioteca Brasileira de Nova Iorque
- Prefeito recebe presidente da Federação Israelita de Pernambuco
- 9ª parcela do IPTU vence nesta sexta
- Passeio antecipa comemorações do Dia das Crianças
- Prefeito participa do lançamento do Dia Nacional de Combate a Cartéis
- Prefeito determina recolhimento de carros oficiais


Enviar    Imprimir