Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO JOÃO PAULO ENTREGA AS 28 NOVAS PARADAS DE ÔNIBUS NA CAXANGÁ

Em um dos seus últimos atos à frente da gestão municipal, o prefeito João Paulo entregou à população do Recife, na manhã desta quarta-feira (31), as 28 novas plataformas de passageiros da avenida Caxangá, na zona Oeste da cidade. Estiveram presentes à ocasião os secretários de Serviços Públicos, Amaro João, e de Planejamento Participativo, Amir Schvartz; a presidente da URB, Ana Cláudia; o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Dílson Peixoto e demais secretários executivos.

As mais de 500 mil pessoas que utilizam diariamente o corredor viário da Caxangá terão mais conforto enquanto aguardam os coletivos. As estações estão mais modernas e padronizadas, no mesmo estilo das existentes na avenida Conde da Boa Vista. Cada equipamento contará com um abrigo coberto à base de aço, com oito assentos e para a segurança dos usuários, as estações também receberam iluminação interna. A obra é uma realização da Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Serviços Públicos, como parte do Corredor Leste-Oeste e teve um investimento de R$ 2,4 milhões.

O prefeito João Paulo citou as melhorias de trânsito promovidas durantes os últimos anos na cidade, como a inversão em Boa Viagem, alargamento da Herculano Bandeira, da rua Benfica e Dom Bosco e a construção da paralela da Caxangá. “Foram obras que viabilizam o tráfego no Recife e melhoraram a vida de quem precisa utilizar o transporte público”, comentou o prefeito, aproveitando o momento para agradecer à equipe envolvida no projeto e a parceria com o governador do Estado, Eduardo Campos.

O secretário de Serviços Públicos, Amaro João, lembrou que o processo de mudança no trânsito teve início na primeira gestão de João Paulo, época em que Dílson Peixoto estava à frente da pasta. “Atualmente, o trânsito é um dos grandes desafios de qualquer administração. O prefeito João Paulo tomou decisões ousadas e corajosas”, lembrou o secretário. A engenharia de trânsito utilizada para viabilizar a ultrapassagem de um ônibus nas paradas e, assim reduzir o tempo das viagens, foi pontuada pelo presidente do Consórcio Metropolitano, Dílson Peixoto, como uma referência para todo o Brasil.  Ele comentou que a cidade de Curitiba, no Paraná, enviou alguns técnicos ao Recife para que estes pudessem conhecer como foi viabilizada a obra sem a necessidade de diminuir uma faixa destinada ao fluxo de carros. “A gestão comandada por João Paulo mudou a cidade. Acompanhamos as melhorias realizadas desde o início da Conde da Boa Vista até o final da Caxangá. Essas obras mudaram a vida e o cotidiano da cidade”, disse Dílson.

As novas plataformas também respeitam os critérios determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cada parada de ônibus apresenta piso e rampa para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Além disso, os equipamentos possuem uma elevação de 30 cm para facilitar o embarque e desembarque de todos os usuários, inclusive cadeirantes. Apesar das mudanças, as obras não alteraram a largura das faixas de rolamento da avenida Caxangá. A prefeitura ainda revitalizou os totens que explicam a história dos engenhos, que existiam na área até o século passado. Devido ao trabalho de pesquisa histórica para a produção dos textos, eles serão instalados posteriormente na avenida.

A construção das estações está inserida no Corredor Leste-Oeste e se soma às melhorias no trânsito da rua Benfica e Conde da Boa Vista, que garantiram mais velocidade no tempo de viagem dos coletivos (cerca de 8 minutos de ganho). Além disso, foram executadas reformas estruturais nas duas vias e no Terminal de Passageiros situado no final da avenida Caxangá. O projeto tem um investimento total da prefeitura superior a R$ 16 milhões.
Matérias Relacionadas
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- Praça Faria Neves recebe do prefeito escultura de Burle Marx
- João Paulo inaugura novas paradas de ônibus da Av. Caxangá
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores
- João Paulo prestigia confraternização e lançamento da pedra fundamental do novo prédio da CPHR


Enviar    Imprimir