Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REC-BEAT 2009: UMA JANELA PARA A MÚSICA DO MUNDO

Promovendo uma ponte entre o Carnaval Multicultural do Recife e a música do mundo, o festival Rec-Beat chega à sua 14ª edição cada vez mais antenado. Um leque de opções de ritmos e estilos se abre neste festival, que cresce de tamanho e importância a cada ano. Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, o Pólo Mangue no Cais da Alfândega, nas margens do Rio Capibaribe, Recife Antigo, novamente será palco do evento, atraindo a atenção de mais de 20 mil pessoas por noite para prestigiar as apresentações.

O Rec-Beat, evento criado e idealizado pelo jornalista e produtor cultural Antônio Gutierrez (Gutie), com patrocínio da Prefeitura do Recife, tem mantido ao longo dos anos a tradição de revelar novas atrações e de apresentar um belo quadro da música mundial aos foliões que chegam ao Recife nesta época festiva. Com atrações vindas de sete países diferentes, sendo cinco da América do Sul, o festival Rec-Beat reforça seus laços com a música latino-americana e com uma nova cena musical que está prestes a ser descoberta pelo público brasileiro.

Desorden Publico (Venezuela), Bomba Estereo (Colômbia), Original Hamster (Chile), Nuages (Equador) e a cantora Giovanna (Uruguai) chegam ao Recife para shows no mesmo palco em que foliões já aplaudiram de maneira bem intensa as apresentações de estilos tão diferentes quanto tango e carimbó. Também embarcando para a folia pernambucana estão o músico norte-americano Clay Ross (EUA), trazendo jazz-fusion e ritmos nordestinos na bagagem, acompanhado de três dos melhores músicos da moderna cena jazzística de New York, e Wyza (Angola) que retrata a diversidade e a riqueza da música africana em uma apresentação atual e versátil.

Headliners - Encerrando cada uma das noites, o festival reservou shows especiais privilegiando atrações internacionais e grandes nomes do Recife. Na primeira noite, consagrada como o sábado do Galo da Madrugada, o Rec-Beat terá a honra de receber um dos maiores nomes da música negra mundial: Afrika Bambaataa. Um dos fundadores do movimento hip hop e influência inegável para o Miami Bass e Funk Carioca, Afrika Bambaataa vem pra sacudir o local reunindo soul, rap, funk e muito groove. Em sua música, o DJ e produtor se utiliza de samples de diferentes tipos de música para criar batidas que servem de base para seus raps, a exemplo do mega-hit Planet Rock, que possui o balanço de James Brown e os teclados do Kraftwerk.

Na segunda noite de shows, os olindenses da Eddie promovem o lançamento do disco Carnaval no Inferno, o quarto de sua trajetória, com um envolvente balanço que é característico de suas apresentações e que já conquistou platéias pela Europa e pelo Brasil. O ska envenenado do Desorden Público (Venezuela), fecha a noite da segunda-feira. O grupo é pioneiro do ska naquele país e é considerado um dos principais nomes no rock latino da atualidade.

Para fechar com chave de ouro o Rec-Beat deste ano, o festival realiza uma homenagem a uma de suas atrações mais especiais. O Cordel do Fogo Encantado teve sua estréia ao vivo no palco do evento há dez anos, tendo sido a maior revelação do evento naquela edição. Para o show de encerramento do festival neste ano, o grupo fará um show especial para marcar uma nova fase de sua carreira, nas vésperas de lançar um novo disco ainda em 2009. As apresentações da banda surpreendem a todos não somente pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos como pela harmonia do violão raiz somado aos versos declamados por Lirinha.

Novidades - Entre as novidades da rica cena pernambucana, o festival Rec-Beat leva ao palco três boas surpresas da cidade: Catarina Dee Jah, João do Morro e Ska Maria Pastora. A cantora, DJ e artista plástica Catarina Dee Jah lançou-se nos palcos no ano passado mostrando em suas músicas, uma divertida mistura de dub, disco music, ritmos eletrônicos, gafieira e brega, mostrando ao público um show que traz a irreverência desta cantora de Olinda e a força da música da periferia. Também da periferia vem João do Morro, um sambista sem precedentes na música pernambucana que traz com um humor afiado e muito swing uma crônica viva dos subúrbios recifenses e seus costumes e deboches. E revitalizando o centenário frevo, a Ska Maria Pastora propõe releituras do ritmo ao melhor estilo jamaicano com uma pegada mais acelerada, inspirada em grupos como Skatalites.

O Rec-Beat deste ano ainda dá destaque à música instrumental apresentando três atrações para o palco do Cais da Alfândega. Dois desses nomes pertencem ao cenário independente nordestino: Burro Morto (PB) com seu som psicodélico que mistura jazz, funk, entre outros ritmos, e a Camarones Orquestra Guitarrística (RN) que passeia pelo rock'n'roll e pela surf music, tocando até temas de desenhos animados. O terceiro representante da música instrumental é o Vitor Araújo Trio, executando, sem medo e com bastante ousadia, uma nova roupagem para obras de compositores como Villa-Lobos, Luiz Gonzaga e Chico Buarque. Para o show no festival, o jovem pianista Vítor Araújo recruta alguns músicos para acompanhá-lo em uma apresentação diferente do que o público tem visto, com interessantes sessões de improviso musical.

Sílvia Machete, cantora carioca, chega pela primeira vez ao Recife para apresentar as músicas de seu disco Bomb of Love, num divertido show com todo o seu talento de cantora-malabarista. Em suas apresentações ela consegue misturar o que mais gosta de fazer: divertir o público, dançar com bambolês, e, claro, cantar composições próprias (e impróprias), com um pé no romantismo e outro no humor.

Histórico - Desde 1995, o Carnaval em Pernambuco não é mais o mesmo. Foi neste ano que surgiu o Festival Rec-Beat, hoje um dos maiores eventos do calendário musical pernambucano e integra a ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais Independentes e também a ADIMI – Asociacion para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana. O que parecia improvável naquela época logo se revelou ser um imenso sucesso: reunir grupos de diferentes estilos, não-necessariamente carnavalescos, para tocar no berço do frevo. O festival, que começou em Olinda, onde boa parte das clássicas bandas do movimento manguebeat surgiu, migrou alguns anos depois para o Recife. E hoje é realizado com sucesso no Cais da Alfândega, com palco instalado ao ar livre, às margens de um dos mais belos cartões postais da cidade, com capacidade de receber até 20 mil pessoas por noite.
Já passaram pelo festival, em edições anteriores, importantes nomes da música nacional como Seu Jorge, Pinduca, Replicantes, Riachão, Tom Zé, Trio Mocotó, Fellini e ainda uma nova geração de bandas da cena independente como Pato Fu, Vanguart, Curumim, Móveis Coloniais de Acaju, Montage e Bonde do Rolê. Os maiores nomes da atual cena pernambucana também já passaram pelo palco do Rec-Beat e deram prova do imenso prestígio que o evento carrega, a exemplo de Lenine, Nação Zumbi, Mundo Livre S/A, Otto, Mombojó e Silvério Pessoa.

FESTIVAL REC-BEAT 2009 – PROGRAMAÇÃO
RECIFE – Cais da Alfândega

SAB 21/02
20:00-  Catarina Dee Jah
21:00 - Camarones Orquestra Guitarrística (RN)
22:00 - Original Hamster (Chile)
23:10 - DJ Dolores e banda (PE)
00:30 - Afrika Bambaataa (EUA)

DOM - 22/02
20:00 - River Raid (PE)
21:00 - Clay Ross (EUA)
22:00 - Vitor Araujo Trio (PE)
23:10 – Wysa (Angola)
00:30 - Eddie (PE)


SEG 23/02
17:00 – RecBitinho e Dixie Square Band (SP)
20:00 -  João do Morro (PE)
21:00 – Nuages (Equador)
22:00 - Ska Maria Pastora (PE)
23:10 - Silvia Machete (RJ)
00:30 - Desorden Publico (Venezuela)

TER 24/02
20:00 - Burro Morto (PB)
21:00 -  Junio Barreto (PE)
22:00 - Giovanna (Uruguai)
23:10 - Bomba Estereo (Colombia)
00:30 - Cordel do Fogo Encantado (PE)


Serviço:
FESTIVAL REC-BEAT 2009
Quando: 21 a 24 de fevereiro (Sábado a Terça de Carnaval)
Onde: Cais da Alfândega (às margens do Rio Capibaribe) - Recife Antigo - Recife/PE
Capacidade do local: 20 mil pessoas
Aberto ao público
Mais informações: www.recbeat.com | www.myspace.com/recbeat

Matérias Relacionadas
- Pólos comunitários se preparam para o Carnaval Multicultural 2009
- Rei Momo e Rainha do Carnaval participam de campanha no Hemope
- Músicas carnavalescas entre as mais acessadas do Portal Música Recife
- Credenciamento Carnaval 2009 termina nesta terça
- Recife dá parabéns ao frevo
- Encontro de Blocos Líricos anima rua da Aurora
- Dose dupla de frevo arrasta foliões ao Pátio de São Pedro
- Prefeitura monitora trânsito para Guaiamum Treloso
- Votação popular do concurso de Rei e Rainha chega ao bairro da Madalena
- PCR capacita barraqueiros para a coleta seletiva no Carnaval
- Locutores recebem capacitação para o Carnaval
- Barraqueiros recebem capacitação sobre coleta seletiva
- Infra-estrutura e alimentos em foco na capacitação dos comerciantes
- Prefeitura patrocina CD em tributo a Enéas Freire
- Camarotes para o Galo da Madrugada à venda
- Pátio tem gravação de DVD, bloco lírico e Retratando o Carnaval
- Comerciantes recebem dicas de gestão financeira para o Carnaval
- Prefeito divulga programação do Carnaval 2009
- Terça Negra em clima de noites pré-carnavalescas
- Eliminatória do Rei e Rainha do Municipal chega ao Mercado da Encruzilhada


Enviar    Imprimir